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Teoria da Comunicação

Código: TCO500     Sigla: TCO

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 5 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 3 -
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Como disciplina optativa para os anos terminais (3º e 4º) de ambos os cursos da FBAUP, a disciplina parece vocacionada para corresponder a desejos particulares ("opções" enquanto actos reflectindo vontade de ligação a determinado campo) de focagem temática. Sendo assim parece descabido mantê-la numa vertente genérica, mesmo que se revele útil introduzir elementos que permitam compreender a generalidade do campo comummente designado por Teoria da Comunicação. O essencial do seu esforço colocar-se-á, então, na detecção e elaboração das questões decisivas que os processos de comunicação levantam a artistas e designers, tais como a (in)comunicabilidade da Arte, a globalização e a interculturalidade, a indústria cultural, a fronteira entre a realidade e a ficção, a relação entre design e consumo, a relação entre arte e espectáculo, ou os problemas da autoria e da propriedade, para citar apenas alguns dos mais presentes na actualidade.

Programa

1. O corpo na comunicação.
2. Meios de comunicação e cultura de massas.
3. Arte e comunicação. A (in)comunicabilidade da Arte.
4. O material e o imaterial na Arte.
5. O problema dos Públicos e da Recepção.
6. A sociedade de informação.

Bibliografia básica:
J.FISKE: Introdução ao estudo da comunicação; Ed.Asa.
M.JOLY: Introdução à análise da imagem; Edições 70.
A.MATTELART: História das teorias da comunicação; Ed.Campo das Letras.
A.D.RODRIGUES: As técnicas da comunicação e da informação; Ed.Presença.
Flora DAVIS: A comunicação não-verbal; Ed.Summus (Brasil).
J.P.WARNIER: A mundialização da cultura; Ed.Notícias.
Lucien SFEZ: A comunicação; Ed.Instituto Piaget.
R.DEBRAY: Introdução à mediologia; Ed.Horizonte.

Bibliografia complementar:
D.ABRAM: A magia do sensível; Ed.Gulbenkian.
T.W.ADORNO: Experiência e criação artística; Edições 70. (3)
T.W.ADORNO: Sobre a indústria da cultura; Ed.Angelus Novus.
M.AUGÉ: Não lugares; 90 graus Editora.
(Autores vários): A indústria da cultura; Ed.Meridiano.
R.BARTHES: Mitologias; Edições 70.
J.BAUDRILLARD: A sociedade de consumo; Edições 70. (2)
W.BENJAMIN: Sobre arte, técnica, linguagem e política; Ed.Relógio d'Água.
P.BOURDIEU: Razões práticas; Ed.Celta. (5)
P.BRETON / S.PROULX: A explosão da comunicação; Ed.Bizâncio. (6)
J.BRUN: A mão e o espírito; Edições 70. (1)
P.BÜRGER: Teoria da vanguarda; Ed.Vega.
P.CHARAUDEAU / R.GHIGLIONE: A palavra confiscada; Ed.Piaget.
M.DUFRENNE (dir.): A estética e as ciências da Arte; Ed.Bertrand.
J.P.ESQUENAZI: Sociologia dos públicos; Porto Editora. (5)
E.GEADA (antologia): Estéticas do cinema; Ed.Dom Quixote.
C.GIANNETTI (dir.): Ars telematica; Ed.Relógio d'Água.
E.GOFFMAN: Os momentos e os seus homens; Ed.Relógio d'Água. (1)
R.GOLDBERG: A arte da performance; Ed.Orfeu Negro. (4)
R.HOGGART: As utilizações da cultura; Ed.Presença. (5)
J.HUIZINGA: Homo ludens; Edições 70.
C.LAFONTAINE: O império cibernético; Ed.Piaget. (6)
A.LEROI-GOURHAN: O gesto e a palavra; Edições 70.
L.Costa LIMA (antologia): Teoria da cultura de massas; Ed.Saga (Brasil).
E.MANZINI: A matéria da invenção; Ed.Centro Português de Design. (4)
A.MATTERLART: História da sociedade de informação; Ed.Bizâncio. (6)
M.McLUHAN: Compreender os meios de comunicação; Ed.Relógio d'Água. (2)
P.M.MENGER: Retrato do artista enquanto trabalhador; Roma Editora. (3)
M.MERLEAU-PONTY: O olho e o espírito; Ed.Vega.
Paula NEVES: Mixed Media. América Latina conceptual (tese de mestrado consultável na biblioteca da FBAUP). (4)
M.PERNIOLA: A estética do século XX; Ed.Estampa. (3)
M.PERNIOLA: Do sentir; Ed.Presença.
Ag.RIBEIRO: O corpo que somos; Ed.Notícias. (1)
S.SONTAG: Olhando o sofrimento dos outros; Ed.Gótica. (2)
J.TANIZAKI: O elogio da sombra; Ed.Relógio d'Água.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os temas a aprofundar sendo o resultado dos interesses dos alunos, estes serão também convidados a elaborá-los e apresentá-los oralmente nas aulas e/ou em trabalhos escritos. Haverá por isso dois ciclos de trabalho nesta disciplina, um primeiro em que os temas serão vistos (expostos pelo professor e conversados com os alunos) na sua generalidade, um segundo em que todos esses temas serão revistos à luz das elaborações particulares e das focagens específicas dos alunos que serão apresentadas e debatidas nas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Observações

O ATENDIMENTO dos alunos será feita às 3ªfs das 16h às 18h e às 5ªfs das 14h às 15h no gabinete de Ciências da Arte (Sala 11 do Pavilhão Sul).
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