Código: | FE01 | Sigla: | FE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Artes |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 14 | Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 | 2 | - | 6 | 45 | 162 |
3 | |||||||
4 | |||||||
DC | 11 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 3 | - | 6 | 45 | 162 |
4 |
A UC de Fotografia e Edição tem como principais objetivos possibilitar aos estudantes adquirir saberes e aptidões concetuais e necessários para:
— Caracterizar a especificidade de um projeto editorial na área da fotografia;
— Identificar formatos de publicação fotográfica ao nível da seleção, sequência, circulação e divulgação, no contexto nacional e no contexto internacional.
— Compreender o livro como meio de montagem: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, seleção, sequência e encadernação
— Perceber o contributo da História das publicações para a historiografia do meio fotográfico.
Os resultados de aprendizagem e as competências são verificadas no decorrer do semestre pela análise da aplicabilidade projetual, de acordo com os seguintes parâmetros:
• Adequação das metodologias de projeto às temáticas e processos propostos para desenvolvimento em aula;
• Estimular a discussão e contribuir para a visibilidade das problemáticas abordadas em coerência com o plano de investigação inerente a cada projeto;
• Articulação entre uma abordagem teórica e prática em contexto laboratorial e equivalente reflexão crítica;
• Definição de cronograma de investigação e produção
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
• Badger, Gerry (2007). The Genius of Photography: How Photography has Changed our Lives. Quadrille Publishing, ISBN: 978-1-84400-363-1
• Curtis, Verna Posever (2011). Photographic Memory: The Album in the Age of Photography.
• Debat, Michelle (2003). La photographie et le livre. Trans Photographic Press.
• Di Bello, Patrizia; Wilson, Colette & Zamir, Shamoon (2011). The Photobook: From Talbot to Ruscha and Beyond.
• Ribalta, Jorge (2008). Espacios Fotográficos Publicos, exposiciones de propaganda, de Pressa a The Family of Man (1928-1955). Museu d’Art Contemporani de Barcelona.
• Roth, Andrew (2001). The Book of 101 Books: Seminal photographic books of the twentieth century, PPP Editions, Roth Horowitz LLC.
PPP Editions, Roth Horowitz LLC.
• Roubert, Paul-Louis & Mauro, Alessandra (2014). Photoshow: Landmark Exhibitions That Defined the History of Photography, Thames & Hudson.
Bibliografia COMPLEMENTAR será entregue e discutida no âmbito das aulas.
São abordados distintos modelos de desenvolvimento e produção fotográfica que objetivam e enquadram a fotografia numa perspetiva autoral, histórica, teórica e prática.
As aulas expositivas permitem conhecer e debater a concetualização, metodologias e o respetivo percurso individual na obra de fotógrafos contemporâneos.
Os projetos fotográficos são apresentados no final do semestre no formato de um livro, para ensaiar e conferir uma dimensão pública à proposta.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 12,00 |
Elaboração de projeto | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é sistemática e contínua, realizada com base na apreciação dos trabalhos de componente prática. Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:
1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.
2.Curiosidade científica e tecnológica.
3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.
4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.
5.Assiduidade.
Avaliação distribuída sem exame final. Desenvolvimento de um livro de fotografia — 70% [14/20 valores] e um portfolio fotográfico — 30% [6/20 valores]
Robert Adams (2004), Beauty in photography: essays in defence of tradicional values. Aperture
Mike Brodie (2013), A period of Juvenile Prosperity. Twin Palm Publishers.
Gérard Castello-Lopes (2004), Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim.
William Eggleston (1977), William Eggleston’s Guide. (MoMA, 2004)
William M. Ivins Jr. (1969) Prints and Visual Communication,
Horacio Hernandez (1999), Fotografia pública, 1919-1939. Museo Nacional Del Prado.
Nathan Lyons (1967), Photographers on Photography. Prentice Hall.
Alessandra Mauro (2014), Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography. Thames& Hudson.
Stephen McLaren (2014), Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson.
Laszlo Moholy-Nagy (1925), Malerei, Fotografie, Film (Mit Press, 1969)
Beaumont Newhall (1982), The History of Photography, MoMA.
Beaumont Newhall (1980) Photography: essays and images. MoMA.
Victor Palla e Costa Martins (1958/59), Lisboa, cidade triste e alegre, Circulo do Livro.
António Sena (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora.
Stephen Shore (2007), The Nature of Photography, Phaidon Press.
Carlos Spottorno (2013), The Pigs. RM Verlag.
GeorgeSteidl (2007), How to make a book with steidl. Steidl.
Larry Sultan, Mike Mandel (1977), Evidence, Distributed Art Publishers.
William H. F. Talbot (1844), The Pencil of Nature. (Da capo press, 1969)