Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FE01

Fotografia e Edição

Código: FE01     Sigla: FE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 14 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 2 - 6 45 162
3
4
DC 11 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 3 - 6 45 162
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC de Fotografia e Edição tem como principais objetivos possibilitar aos estudantes adquirir saberes e aptidões concetuais e necessários para:

— Caracterizar a especificidade de um projeto editorial na área da fotografia;
— Identificar formatos de publicação fotográfica  ao nível da seleção, sequência, circulação e divulgação, no contexto nacional e no contexto internacional.
— Compreender o livro como meio de montagem: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, seleção, sequência e encadernação
— Perceber o contributo da História das publicações para a historiografia do meio fotográfico.

Resultados de aprendizagem e competências


Os resultados de aprendizagem e as competências são verificadas no decorrer do semestre pela análise da aplicabilidade projetual, de acordo com os seguintes parâmetros:
• Adequação das metodologias de projeto às temáticas e processos propostos para desenvolvimento em aula;
• Estimular a discussão e contribuir para a visibilidade das problemáticas abordadas em coerência com o plano de investigação inerente a cada projeto;
• Articulação entre uma abordagem teórica e prática em contexto laboratorial e equivalente reflexão crítica;
• Definição de cronograma de investigação e produção


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

O programa de Fotografia e Edição estrutura-se em dois módulos complementares, nomeadamente:
I. PROJETO
1. Discussão de metodologias de projeco, calendarização e produção de portfólio fotográfico.
2. Investigação, registo e publicação (online) do processo de trabalho.
II. EDIÇÃO
1. Portfolio fotográfico: seleção, sequência, impressão, escala, maquetização.
2. Livro de fotografia vs. Livro de artista: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, seleção, sequência, paginação, encadernação, maquetização.

Bibliografia Obrigatória

Mike Brodie ; A period of Juvenile Prosperity, Twin Palm Publishers, 2013
Gérard Castello-Lopes; Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim, 2004
William M. Ivins Jr.; Prints and Visual Communication, 1969
Nathan Lyons; Photographers on Photography, Prentice Hall, 1967
Alessandra Mauro; Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography, Thames& Hudson, 2014
Laszlo Moholy-Nagy; Malerei, Fotografie, Film, Mit Press, 1969
Beaumont Newhall; The History of Photography, MoMA., 1982
Stephen Shore; The Nature of Photography, Phaidon Press., 2007
Georg Steidl; How to make a book with steidl, Steidl, 2007

Bibliografia Complementar

Robert Adams; Beauty in  photography: essays in defence of tradicional values, Aperture, 2004
William Eggleston; William Eggleston’s Guide, MoMA, 2004
Horacio Hernandez; Fotografia pública, 1919-1939, Museo Nacional Del Prado, 1999
Stephen McLaren; Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson., 2014
Beaumont Newhall; Photography: essays and images. , MoMA., 1980
António Sena,; História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora, 1998
Carlos Spottorno; The Pigs, RM Verlag, 2013
Larry Sultan, Mike Mandel; Evidence, Distributed Art Publishers, 1977
William Henry Fox Talbot; The Pencil of Nature, Da Capo Press, 1969

Observações Bibliográficas

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
• Badger, Gerry (2007). The Genius of Photography: How Photography has Changed our Lives. Quadrille Publishing, ISBN: 978-1-84400-363-1
• Curtis, Verna Posever (2011). Photographic Memory: The Album in the Age of Photography.
• Debat, Michelle (2003). La photographie et le livre. Trans Photographic Press.
• Di Bello, Patrizia; Wilson, Colette & Zamir, Shamoon (2011). The Photobook: From Talbot to Ruscha and Beyond.
• Ribalta, Jorge (2008). Espacios Fotográficos Publicos, exposiciones de propaganda, de Pressa a The Family of Man (1928-1955). Museu d’Art Contemporani de Barcelona.
• Roth, Andrew (2001). The Book of 101 Books: Seminal photographic books of the twentieth century, PPP Editions, Roth Horowitz LLC.
PPP Editions, Roth Horowitz LLC.
• Roubert, Paul-Louis & Mauro, Alessandra (2014). Photoshow: Landmark Exhibitions That Defined the History of Photography, Thames & Hudson.


Bibliografia COMPLEMENTAR será entregue e discutida no âmbito das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São abordados distintos modelos de desenvolvimento e produção fotográfica que objetivam e enquadram a fotografia numa perspetiva autoral, histórica, teórica e prática.

As aulas expositivas permitem conhecer e debater a concetualização, metodologias e o respetivo percurso individual na obra de fotógrafos contemporâneos.

Os projetos fotográficos são apresentados no final do semestre no formato de um livro, para ensaiar e conferir uma dimensão pública à proposta.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Elaboração de projeto 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Estudo autónomo 30,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é sistemática e contínua, realizada com base na apreciação dos trabalhos de componente prática. Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:

1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.

2.Curiosidade científica e tecnológica.

3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.

4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.

5.Assiduidade.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final. Desenvolvimento de um livro de fotografia — 70% [14/20 valores] e um portfolio fotográfico — 30% [6/20 valores]

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Robert Adams (2004), Beauty in  photography: essays in defence of tradicional values. Aperture

Mike Brodie (2013), A period of Juvenile Prosperity. Twin Palm Publishers.

Gérard Castello-Lopes (2004), Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim.

William Eggleston (1977), William Eggleston’s Guide. (MoMA, 2004)

William M. Ivins Jr. (1969) Prints and Visual Communication,

Horacio Hernandez (1999), Fotografia pública, 1919-1939. Museo Nacional Del Prado.

Nathan Lyons (1967), Photographers on Photography. Prentice Hall.

Alessandra Mauro (2014), Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography. Thames& Hudson.

Stephen McLaren (2014), Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson.

Laszlo Moholy-Nagy (1925), Malerei, Fotografie, Film (Mit Press, 1969)

Beaumont Newhall (1982), The History of Photography, MoMA.

Beaumont Newhall (1980) Photography: essays and images. MoMA.

Victor Palla e Costa Martins (1958/59), Lisboa, cidade triste e alegre, Circulo do Livro.

António Sena (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora.

Stephen Shore (2007), The Nature of Photography, Phaidon Press.

Carlos Spottorno (2013), The Pigs. RM Verlag.

GeorgeSteidl (2007), How to make a book with steidl. Steidl.

Larry Sultan, Mike Mandel (1977), Evidence, Distributed Art Publishers.

William H. F. Talbot (1844), The Pencil of Nature. (Da capo press, 1969)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:06:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias