Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ECD101

Edição e Curadoria em Design

Código: ECD101     Sigla: ECD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 26 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 2 - 6 45 162
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

  • Investigar e organizar exposições.
  • Investigar e organizar publicações.
  • Concretização de projetos de investigação em design através de edição e curadoria.
  • Conhecimento operativo de  edição e curadoria contemporânea e das suas histórias.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deverá demonstrar competências na elaboração de exposições e publicações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O semestre é constituído por três etapas  sucessivas, ao longo das quais os alunos concebem, desenvolvem e concretizam um projeto de investigação usando métodos de  edição e curadoria.

  1. Definição de um tema de investigação (Primeira publicação individual).

 

  1. Publicação e exposição coletiva.

 

  1. Preparação de publicação/catálogo do percurso individual. Exposição coletiva

Bibliografia Obrigatória

Maria Fusco, Ian Hunt; Put About: A Critical Anthology on Independent Publishing, Book Works, 2004. ISBN: 978-1870699709
Francesca Bertolotti-Bailey,, Stuart Bertolotti-Bailey et al.; Bulletins of The Serving Library, Serving Library
Roger Willems, Mark Manders; Books Make Friends/Os Livros Fazem Amigos, Roma Publications, 2006
Paul O’Neill; The Culture of Curating and the Curating of Culture(s), Mit Press, 2012
Karsten Schubert; The Curator's Egg: The Evolution of the Museum Concept from the French Revolution to the Present Day, Ridinghouse, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O semestre é dividido em três propostas de complexidade crescente, que funcionam como etapas do percurso individual do estudante. Cada proposta terá um período de contextualização metodológica e histórica, seguida de um desenvolvimento acompanhado de tutorias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 117,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Média ponderada da avaliação positiva.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final, sendo as propostas ponderadas do seguinte modo:
Primeira proposta – 20%
Segunda proposta – 40%
Terceira proposta – 40%

 

Dentro de cada proposta, será avaliado o resultado final (60%), a apresentação (30%)  e o acompanhamento (30%).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:06:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias