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História da Arte II

Código: HA102     Sigla: HAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 77 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 1 - 3 30 81
DC 62 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 30 81
Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 1 - 3 30 81
LD 23 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução: Esta unidade curricular destina-se a fornecer aos estudantes dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da UC será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre estudantes com experiências e motivações muito diferentes. A unidade curricular cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental.

A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos estudantes os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte do Renascimento, tanto no seu contexto socio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos estudantes utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada um tecer a sua própria base de reflexão. A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os estudantes de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas.

 

 

Objectivos: Distinguir e identificar as realizações artísticas do Renascimento e os seus antecedentes. Conhecer as suas características estético-formais. Caracterizar o contexto socio-económico, político, religioso, cultural e mental do surgimento e desenvolvimento deste estilo artístico. Identificar e caracterizar algumas das obras de arte exemplificadoras do Renascimento nas suas várias fases. Aprofundar o conhecimento através de leituras especializadas.

Conhecer os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte do Renascimento, tanto no seu contexto socio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Desenvolver o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios. Desenvolver as capacidades de entendimento das imagens; obter competências para observar e interpretar o objecto artístico.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar e descrever os usos políticos, religiosos, económicos e sociais da arte ocidental nos sécs. XIV a XVI. Identificar um conjunto de obras de arte e de artistas. Conhecer o papel da arte e dos artistas no Ocidente europeu neste período. Analisar a arte do período de acordo com métodos objetivos. Relacionar diferentes tipos de arte com as atitudes e valores do período.

Desenvolver o espírito crítico e as capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico. Dominar uma linguagem crítica própria da área da História da Arte. Dominar o vocabulário técnico, os conceitos e os conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da História da Arte, com especial incidência no  contexto histórico e cultural e na análise formal. Compreender melhor  certas práticas contemporâneas através do conhecimento do passado artístico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa


  1. A arte do primeiro Renascimento: o Quattrocento.


 


1.1. Introdução: arte, cultura e política nos séculos XIV e XV. A Itália renascentista. 


 


1.2. A “Arte” no Renascimento italiano. Os diversos usos da obra de arte: religião, magia, política e fruição estética. Arte, artistas e mecenas: os fenómenos de gosto e as escolhas estéticas.


 


1.3. O “fazer” da arte na Europa do Renascimento: a organização das artes. O desenvolvimento da individualidade do artista: a ideia de progresso, a competição e a emulação, o novo estatuto social do artista.


 


1.4. O desafio da natureza e a recuperação da Antiguidade Clássica. O Humanismo.  Renascimento e globalização.


 


1.5.  O renascer do realismo na Itália de finais da Idade Média: Giotto e a nova linguagem pictórica.


 


1.6. O retrato e o advento do “Homem do Renascimento”. O Renascimento no Norte da Europa: a nova classe burguesa e o realismo flamengo.


 


1.7. A pintura italiana do Quattrocento: entre o sagrado e o profano.


 


1.8. A escultura e as novas necessidades de representação.


 


1.9. O espaço sagrado: a arquitectura dos locais de devoção. A arte de bem governar: arte e urbanismo nas cidades italianas.


  



  1. O Alto Renascimento


 


            2.1. O novo século. O Alto Renascimento em Roma: a deslocação da cena cultural de Florença para Roma. A Renovatio Romae e o mecenato papal. Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael Sanzio de Urbino.


 









Bibliografia Obrigatória

Huyghe René; A arte e a alma
Johnson Geraldine A.; Renaissance Art. ISBN: 0-19-280354-9
Johnson, P.; The Renaissance, 2000
Kemp, Martin; História da Arte no Ocidente, Verbo, 2006
Kemp Martin 340; The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
King Margaret L.; The^renaissance in Europe. ISBN: 1-85669-374-0 26.00
Nieto Alcaide Victor; El Renacimiento. ISBN: 84-7090-108-7
Stokstad Marilyn; Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Welch Evelyn; Art in Renaissance. ISBN: 0-19-284279-X
Welch Evelyn; Art and society in Italy. ISBN: 0-19-284203-X

Bibliografia Complementar

Ames-Lewis, Frances; Concepts of Beauty in Renaissance Art, Ashgate Publishing, 1998
Ames-Lewis Frances; The^intellectual life of the Early Renaissance artist. ISBN: 0-300-08304-1 45.50
Baxandall Michael; Painting and experience in fifteenth-century Italy. ISBN: 0-19-282144-X
Black, C. F., Greengrass, Mark, et al.; História do Renascimento, Círculo de Leitores, 1996
Burckhardt Jacob; A^civilização do renascimento italiano
Davies, Glyn e Kennedy, Kirstin; Medieval and Renaissance Art: People and Possessions, Victoria & Albert Publishing, 2009
Delumeau Jean; La^civilisation de la renaissance
Frontisi Claude 300; Historia visual del arte. ISBN: 84-8332-644-2
Goldthwaite, Richard A.; Wealth and the Demand for Art in Italy, 1300-1600, Johns Hopkins University Press, 1995
Hale J.R. 300; Enciclopedia de renacimiento italiano. ISBN: 84-206-5219-9
Harbison Craig; Jan Van Eyck. ISBN: 0-948462-79-5
Woods, K. W.; Viewing Renaissance Art, Yale University Press, 2007
Woods, K. W.; Making Renaissance Art: Renaissance Art Reconsidered, Yale University Press, 2006
Welch, Evelyn; Shopping in the Renaissance: Consumer Cultures in Italy, 1400-1600, Yale University Press, 2005
Kristeller, Paul Oskar; Renaissance Thought and the Arts, Princeton University Press, 1990
Kemp Martin; Behind the picture. ISBN: 0-300-07195-7
Burke, Peter; The Italian Renaissance – Culture and Society in Italy, Princeton University Press, 1986
Harbison, Craig; The Mirror of the Artist – Northern Renaissance Art in its Historical Context, Prentice Hall, 1996
Olson Roberta J.M. 340; The^biography of the object in late medieval and renaissance Italy. ISBN: 978-1-4051-3955-7
Omalley, M.; The Business of Art: Contracts and the Commissioning Process in Renaissance Italy, Yale University Press, 2005
Richardson, Carol M.; Franklin, Michael W.; Woods, Kim ; Renaissance Art Reconsidered – An Anthology of Primary Sources, Blackwell Publishing, 2006
Smith, Jeffrey Chipps; The Northern Renaissance, Phaidon Press, 2004
Steer John; Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Tinagli, Paola; Women in Italian Renaissance Art - Gender, Representation, Identity, Manchester University Press, 1997
Vasari Giorgio; Las vidas de los más excelentes arquitectos, pintores y escultores italianos desde Cimabue a nuestr. ISBN: 84-309-3218-6
Vigarello, Georges; Historia del cuerpo, vol. I, Del Renacimiento al Siglo de las Luces, Taurus, 2005
Brown, Alison; The Renaissance, Longman, 1988
Gombrich E. H.; A história da arte
Gowing Lawrence 340; A^History of art. ISBN: 1-85627-758-5
Hartt Frederick; Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Hocney David; Secret knowledge. ISBN: 0-500-28638-8
Honour Hugh; Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Onians John; Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3

Observações Bibliográficas

As obras não estão por ordem alfabética devido às limitações do Sigarra.
Incluem-se as referências bibliográficas de forma extensiva, para além da bibliografia fundamental, indicada semanalmente nos sumários.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados.

Provas e trabalhos especiais

Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.

Observações

ATENÇÃO:

O EXAME FINAL SERÁ NÃO PRESENCIAL, CONSTANDO DE UMA PROVA A REALIZAR EXCLUSIVAMENTE ONLINE, ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE (TRABALHO FINAL COM TURNITIN), EM DATA A ANUNCIAR NO CALENDÁRIO DE EXAMES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS ALUNOS:  2as feiras, das 14h00 às 16h00, mediante marcação prévia, atendendo ao elevado número de estudantes.

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