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História da Arte I

Código: HA101     Sigla: HAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 82 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 1 - 3 30 81
DC 63 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 30
Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 1 - 3 30 81
LD 24 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

INTRODUÇÃO: Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes. A disciplina cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão. A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. 

OBJECTIVOS: 
Distinguir e identificar as realizações artísticas da Idade Média e os seus antecedentes. Conhecer as suas características estético-formais. Caracterizar o contexto socio-económico, político, religioso, cultural e mental do surgimento e desenvolvimento de cada um dos estilos artísticos deste período. Identificar e caracterizar algumas das obras de arte exemplificadoras de cada estilo artístico. Aprofundar o conhecimento através de leituras especializadas.

Conhecer os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Desenvolver o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios. Desenvolver as capacidades de entendimento das imagens; obter competências para observar e interpretar o objecto artístico.

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar e descrever os usos políticos, religiosos, económicos e sociais da arte ocidental na Idade Média. Identificar um conjunto de obras de arte e de artistas. Conhecer o papel da arte e dos artistas no Ocidente europeu neste período. Analisar a arte do período de acordo com métodos objetivos. Relacionar diferentes tipos de arte com as atitudes e valores do período.

Desenvolver o espírito crítico e as capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico. Dominar uma linguagem crítica própria da área da História da Arte. Dominar o vocabulário técnico, os conceitos e os conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da História da Arte, com especial incidência no  contexto histórico e cultural e na análise formal. Compreender melhor  certas práticas contemporâneas através do conhecimento do passado artístico.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

           

  1. Breve introdução à disciplina da História da Arte. A “invenção” da arte.

 

  1. A Europa medieval. Arte e cultura visual entre 900 e 1400.

 

2.1. Os mundos da arte. A sociedade medieval. A prática artística.

 

2.2. Arte e poder. Comunicação visual. A palavra e o gesto. O mosteiro. As ordens religiosas medievais: vontade de ascetismo e  vontade de ostentação.  As peregrinações e o culto das relíquias.

 

2.3. Vida e morte: as representações do Paraíso e do Inferno.

 

2.4. As práticas devocionais entre 1200 e 1400. As catedrais como foco da devoção pública. O sentido do espaço. A cor e a luz celestial. A representação da natureza. As novas representações do sagrado: o culto mariano; o corpo de Cristo.

 

2.5. A esfera da morte.  A arte funerária e a preservação da memória. A consciência da morte individual. Os temas macabros.

 

2.6. A esfera do profano. Paródia e humor: as obscenidades e a arte “marginal”.

 

2.7. Artes decorativas e cultura material. Os fenómenos de gosto e a recepção das obras de arte: laicização e vulgarização da arte nos finais da Idade Média. Os espaços profanos.

Bibliografia Obrigatória

Duby Georges; O tempo das catedrais
Gombrich E. H.; A história da arte
Hartt Frederick; Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Honour Hugh; Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Kemp, Martin ; História da Arte no Ocidente, Verbo, 2006
Kemp Martin 340; The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
Le Goff, Jacques e Truong, Nicholas; Uma história do corpo na Idade Média, Teorema, 2005
Shiner Larry; The^invention of art. ISBN: 0-226-75343-3
Stokstad Marilyn; Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Gowing Lawrence 340; A^History of art. ISBN: 1-85627-758-5
Sekules Veronica; Medieval art. ISBN: 978-0-19-284241-1
Duby Georges; A Idade Média. ISBN: 972-564-284-8

Bibliografia Complementar

Camille, Michael; The Gothic Idol – Ideology and Image-Making in Medieval Art, Cambridge University Press, 1989
Camille Michael; Image on the edge. ISBN: 0-948462-28-0
Camille, Michael; The Medieval Art of Love, Calmann and King, 1998
Farago, France; A arte, Porto Editora, 2002
Harris, Jonathan; Art History: The Key Concepts, Routledge, 2006
Lucie-Smith Edward; L. érotisme dans l.art occidental
Frontisi Claude 300; Historia visual del arte. ISBN: 84-8332-644-2
D.Alleva Anne; Look!. ISBN: 0-13-174505-0
Camille, Michael; Gothic Art: Visions and Revelations of the Medieval World, Calmann and King, 1996
D’Alleva, Anne; Methods and Theories of Art History, Lawrence King, 2005
Williams Robert; Art theory. ISBN: 1-4051-0707-3 35.68
Weir Anthony; Images of lust. ISBN: 0-415-151-56-2
Pointon, Marcia; History of Art. A Student’s Handbook, Routledge, 1997
Lucie-Smith, Edward; Sexuality in Western Art, Thames & Hudson, 1991
Onians John; Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3

Observações Bibliográficas

Algumas referências não se encontram por ordem alfafabética por terem sido acrescentadas posteriormente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > História > História da arte

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.

Provas e trabalhos especiais

Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.

Observações

 

ATENÇÃO:

O EXAME FINAL SERÁ NÃO PRESENCIAL, CONSTANDO DE UMA PROVA A REALIZAR EXCLUSIVAMENTE ONLINE, ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE (TRABALHO FINAL COM TURNITIN), EM DATA A ANUNCIAR NO CALENDÁRIO DE EXAMES

Horário de atendimento: 3ª feira, das 11h00 às 13h00; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.

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