Design Multimédia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Estudar os múltiplos media em que o design de comunicação contemporâneo atua;
- Estudar e explorar a complementaridade e os cruzamentos de media, os media híbridos, a transparência, a hipermediação e a remediação;
- Estudar o papel dos diferentes media na cultura de convergência;
- Estudar as tecnologias de distribuição, os seus media, e os seus contextos de acesso e utilização;
- Estudar as estruturas e as influências temporais e espaciais dos media;
- Estudar as estruturas de informação não-lineares e os diversos regimes de processamento que os media computacionais possibilitam;
- Estudar como as affordances dos media computacionais contribuem para o desenvolvimento de experiências estéticas singulares;
- Desenvolver uma cultura de projecto para o design dos novos media.
Resultados de aprendizagem e competências
Ser capaz de problematizar os media e os sistemas de media contemporâneos e de os explorar no desenvolvimento de projetos de design. Ser capaz de projetar e desenvolver trabalhos multimodais, multidimensionais e interativos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A unidade curricular de Design Multimédia desenvolve-se através da realização de projectos teórico-práticos. São estudados vários media, tentando-se explorar a sua expressividade e potencial comunicativo, em particular a forma como cada medium reconfigura o seu texto, o autor, a escrita e as narrativas em si criadas. Os estudantes são incentivados a descobrir e experimentar novas tecnologias de criação e manipulação de media em prol dos projetos em desenvolvimento e a articular competências no seio de grupos de trabalho. Através dos projetos desenvolvidos, os media são estudados como objetos, como processos ou como sistemas de objetos e processos, e é estudada a sua influência sobre a comunicação e sobre as mensagens por eles veiculadas ou criadas.
Bibliografia Obrigatória
Bolter, Jay David; Grusin, Richard; Remediation: Understanding new media., The MIT Press, 2002. ISBN: 0-262-52279-9
Fuller, Matthew; Media Ecologies: Materialist Energies in Art and Technoculture, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-06247-X
McLuhan, Marshall; Understanding Media: The Extensions of Man, Routledge Classics, 1964. ISBN: 978-0-415-25397-0
Bibliografia Complementar
Aarseth, Espen; Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature, The Johns Hopkins University Press, 1997. ISBN: 0-8018-5579-0
Carvalhais, Miguel; Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design, U. Porto Edições, 2016. ISBN: 978-989-746-092-0
Denning, Peter J.; Tedre, Matti; Computational Thinking, The MIT Press, 2019. ISBN: 9780262536561
Hayles, N. Katherine; How We Think: Digital Media and Contemporary Technogenesis, The University of Chicago Press, 2012. ISBN: 978-0-226-32142-4
Fuller, Matthew, ed.; Software Studies: A Lexicon, The MIT Press, 2008. ISBN: 978-0-262-06274-9
N. Katherine Hayles;
How we become posthuman. ISBN: 0-226-32146-0
Jenkins, Henry; Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York University Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4295-2
Lévy, Pierre; Collective Intelligence. Mankind's Emerging World in Cyberspace, Perseus Books, 1997. ISBN: 0-7382-0261-4
Ludovico, Alessandro; Post-Digital Print: The Mutation of Publishing Since 1894, Onomatopee, 2012. ISBN: 978-90-78454-87-8
Maeda, John; How to Speak Machine: Laws of Design for a Digital Age, 2019. ISBN: 978-0-241-42214-4
Manovich Lev;
The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Manovich, Lev; Software Takes Command: Extending the Language of New Media, Bloomsbury Academic, 2013. ISBN: 978-1-6235-6261-8
McLuhan, Marshall; Eric McLuhan; Laws Of The Media: The New Science, University of Toronto Press, 1988. ISBN: 0-8020-7715-3
Miguel Carvalhais;
Art and computation. ISBN: 978-90-828935-5-7
Murray, Janet H.; Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice, The MIT Press, 2012. ISBN: 978-0-262-01614-8
Upton, Brian; The Aesthetic of Play, The MIT Press, 2015
Wardrip-Fruin Noah 340;
The^new media reader
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que inclui aulas expositivas, espaços de discussão colectiva e o desenvolvimento de projetos. Os projetos são desenvolvidos por grupos de trabalho de dimensão variável, o que pretende amadurecer metodologias de projecto e de trabalho em equipa, e explorar as múltiplas valências desenvolvidas pelos estudantes. Os conhecimentos previamente adquiridos no curso são articulados com a aprendizagem desenvolvida, sendo também fomentada a capacidade crítica da turma, através da análise e discussão colectiva do trabalho em desenvolvimento.
Caso o número de estudantes de mobilidade o justifique, a aula da tarde será leccionada em inglês.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
45,00 |
Estudo autónomo |
22,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação média positiva nos projectos desenvolvidos e nos restantes parâmetros da avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
São avaliados:
- Os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela aplicação aos projectos desenvolvidos;
- A componente conceptual, a capacidade de realização projectual e de adequação e aquisição de conhecimentos à eficaz resolução de problemas de design;
- A capacidade de comunicar o projecto, através das apresentações orais a desenvolver nas aulas e da documentação teórica entregue;
- A capacidade crítica face aos próprios projectos e aos dos colegas;
- A assiduidade, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento dos prazos e especificações a estes associados.
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da disciplina.