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A Exposição: Teorias e Práticas II

Código: MEATPII     Sigla: TPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Artísticos

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://curadoriainvestigativa.home.blog/
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos de Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEA 11 Plano de Estudos do MEA 1 - 9 60 243

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal objectivo da disciplina "A Exposição II - Teorias e Práticas" é, numa perspectiva contemporânea,
experimentar e problematizar as possibilidades da curadoria de exposições e de eventos culturais, com enfoque nos processos de investigação e de implementação de projecto(s) prático(s).

O plano de trabalho desta disciplina visa abordar três aspectos fundamentais à concepção de um projecto curatorial: sentido crítico e diálogo com a contemporaneidade; criatividade e inventividade de formatos; capacidade de organização/estruturação de um projecto.

Resultados de aprendizagem e competências

O plano de trabalho visa desenvolver competências relativas às componentes teórica e prática implicadas na concepção de um projecto curatorial, abarcando aspectos da concepção do projecto ao plano de produção cultural, da sistematização da investigação à disseminação do evento público.

Nos resultados objectivos, os estudantes devem ser capazes de elaborar uma proposta de exposição que integre as suas capacidades especificas em duas componentes de um projecto: desenvolvimento de um conceito curatorial (individual ou em grupo) e aprofundamento de tarefa(s) espefífica(s) dentro de uma hipotética equipa de produção, de acordo com o perfil individual de cada estudante. As duas componentes referem-se a fases de trabalho em grupo e a fases de contributo individual para um projecto colectivo.



Modo de trabalho

Presencial

Programa


1. Desenvolvimento de um projecto curatorial
O que é a prática curatorial?
Introdução aos tipos de formatos expositivos, espaços expositivos e plataformas

Programação pública (conversas de artistas, performances, educação)

Estratégias de desenvolvimento de um projeto.

Visitas de estudo a exposições e instituições


2: Realização de Exposições I – Artistas, Colaboradores e Competências Práticas
Seleção de obras
Contato com artistas e ou instituições: convites, encomendas
empréstimo de obras
Trabalhar com colaboradores (espaços expositivos, instituições)
Contratos e procedimentos

Propor projectos a uma entidade independente ou institucional

3: Realização de Exposições II – Orçamentos e Financiamento; Instalação e calendário

Diferentes tipos de captação de recursos (públicos e privados)
Criar um orçamento (incluindo formas de calcular os honorários de artistas e curadores)
Gerenciamento de tempo calendário
Criação de uma lista de verificação de trabalhos com detalhes de exibição (checklist)
Instalar/montar (trabalhar com técnicos, artistas e considerar embalagem e acesso)
O que considerar ao organizar o transporte (seguro, alfândega, custos)
Desinstalar e devolver



4: Exposição de obras de arte, cenografia, narração
Formas de exibição de obras de arte (desde trabalhos em vídeo, esculturas, obras 2D até arte performativa)
DEsenvolvimento da cenografia e dos diálogos entre as obras
Criação de uma narrativa na exposição
Iluminação e som
Comunicação no espaço expositivo (folhas de sala, tabelas; visitas guiadas)


5: Comunicação
Desenvolvimento de um kit de imprensa (escrever um comunicado de imprensa, imagens de imprensa)
Comunicação da exposição (cartões de convite, newsletters, convites)
Como abordar a imprensa e os jornalistas
Documentação (vistas de exposição, fotografias das obras, videos, para site, arquivo, catálogo)


6:Públicos

Programação pública (conversas com artistas, performances)

Mediação de públicos (visitas e atividades educativas)

Bibliografia Obrigatória

Rugg Judith 340; Issues in curating contemporary art and performance. ISBN: 978-1-84150-162-8
Macdonald Sharon 340; Exhibition experiments. ISBN: 978-1-4051-3077-6
Staniszewski Mary Anne; The power of display. ISBN: 0-262-19402-3
Maria Piacente; Manual of museum exhibitions. ISBN: 978-1-5381-5281-2
Carmen Morsch; Contemporary curating and museum education. ISBN: 978-3-8376-3080-0
Biljana Ciric; From a history of exhibitions towards a future of exhibition-making. ISBN: 978-3-956794-58-2
Alison Green; When artists curate. ISBN: 978-1-78023-933-0
Wiebke Gronemeyer; The^Curatorial complex. ISBN: 978-3-7705-6312-8

Bibliografia Complementar

Altshuler Bruce 080; Salon to Biennial - exhibitions that made art history. ISBN: 978-0-7148-4405-3
Brenson Michael; Acts of engagement. ISBN: 0-7425-2982-7
O.Neill Paul 340; Curating research. ISBN: 978-0-949004-03-1
Hoffmann Jens 340; The^Exhibitionist. ISBN: 978-1-942884-12-5

Observações Bibliográficas

Será fornecida bibliografia na sala de aula ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Contemplam-se três modos de ensino:
Aulas teóricas com debate com os estudantes;
Conferências por especialistas convidados para um ciclo de aulas abertas e debate com estudantes;
Aulas práticas com desenvolvimento de projecto prático na sala de aulas.
Aos estudantes serão pedidas tarefas semanais, a desenvolver fora da sala de aula, que contribuem para a evolução do seu projecto.

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 11,00
Estudo autónomo 183,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

O estudante obterá a frequência pela conjugação de três componentes:
- participação activa nas aulas;
- desenvolvimento progressivo de exercícios e tarefas ao longo do semestre (trabalho laboratorial);
- entrega de projecto expositivo desenvolvido em grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada do seguinte modo:
- 20% para presença e participação nas aulas;
- 30% para exercícios e tarefas ao longo do semestre (trabalho laboratorial);
- 50% para projecto expositivo. 

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