Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEATC

Texto Crítico

Código: MEATC     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Artísticos

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos de Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEA 9 Plano de Estudos do MEA 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar instrumentos técnicos e conceptuais susceptíveis de permitir uma abordagem consciente e rigorosa da prática da mediação crítica lógico-verbal.

Compreender de um modo prático e autónomo que o texto crítico deve ser entendido como um diálogo entre duas linguagens.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Produzir textos de recepção crítica que se entendam como parte do processo de produção da própria obra enquanto realidade semântica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A — A não neutralidade da mediação crítica: problematização

B — A relação entre a imagem e o discurso verbal : problematização.

C — Critérios de qualidade na mediação crítica: Rigor, informação, profundidade.

D — Os quatro momentos da recepção crítica: exercícios aplicados:
- Contextualizar 
- Descrever 
- Interpretar 
- Avaliar

Bibliografia Obrigatória

Barrett Terry; Criticizing art. ISBN: 0-07-115034-X
- BARRET, Terry,; Making Art: Form and Meaning,, McGraw-Hill, , 2011
Danto Arthur C.; Beyond the brillo box. ISBN: 0-520-21674-1
Benjamin Walter; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770
Benjamin Walter; Imagens de pensamento. ISBN: 972-37-0972-4
Williams, Gilda; How to Write About Contemporary Art, Thames and Hudson, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminário.
Cada estudante terá de corresponder a diferentes propostas de trabalho: investigação de fontes e elaboração de textos de cariz crítico, em distintos registos e formulações.
Será efectuado um planeamento rigoroso da apresentação por parte dos estudantes dos diferentes módulos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Frequência das aulas 10,00
Total: 15,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica a presença  aum mínimo de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Participação e apresentação oral - 25%

- Trabalho escrito - 75%

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 16:41:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias