Código: | MEATC | Sigla: | TC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Artísticos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos de Arte |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEA | 9 | Plano de Estudos do MEA | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Proporcionar instrumentos técnicos e conceptuais susceptíveis de permitir uma abordagem consciente e rigorosa da prática da mediação crítica lógico-verbal.
Compreender de um modo prático e autónomo que o texto crítico deve ser entendido como um diálogo entre duas linguagens.
Produzir textos de recepção crítica que se entendam como parte do processo de produção da própria obra enquanto realidade semântica.
A — A não neutralidade da mediação crítica: problematização
B — A relação entre a imagem e o discurso verbal : problematização.
C — Critérios de qualidade na mediação crítica: Rigor, informação, profundidade.
D — Os quatro momentos da recepção crítica: exercícios aplicados:
- Contextualizar
- Descrever
- Interpretar
- Avaliar
Seminário.
Cada estudante terá de corresponder a diferentes propostas de trabalho: investigação de fontes e elaboração de textos de cariz crítico, em distintos registos e formulações.
Será efectuado um planeamento rigoroso da apresentação por parte dos estudantes dos diferentes módulos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Frequência das aulas | 10,00 |
Total: | 15,00 |
- Participação e apresentação oral - 25%
- Trabalho escrito - 75%