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Conservação da Arte Contemporânea

Código: MEACAC     Sigla: CAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Artísticos

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos de Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEA 13 Plano de Estudos do MEA 1 - 6 45 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-05-23.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordar as questões deontológicas e metodológicas levantadas por qualquer atuação no âmbito da conservação da arte contemporânea no contexto geral e na especificidade dos vários tipos de produção artística contemporânea. Desenvolver um entendimento das estratégias de conservação da arte contemporânea incluindo definição do conceito autoral da obra, a linguagem dos materiais e técnicas, os modelos colaborativos de resolução de problemas de conservação. Equipar as/os estudantes com as ferramentas teóricas e práticas indispensáveis ao exercício de funções de conservação de obras de arte contemporânea em museus e instituições afins.

Resultados de aprendizagem e competências

- Interpretar, explicar e carcacterizar a problemática associada às obras de arte contemporâneas;

- Verificar e analisar os fatores de degradação que interferem no estado de conservação da obra;

- Articular os critérios e princípios fundamentais associados aos conceitos de autenticidade e autoria no contexto da conservação;

- Conhecer o papel da/o artista na conservação das suas obras

- Avaliar o estado de conservação de determinada obra  e compilar uma ficha de inventário,  documentar o processo de avaliação; e justificar as opções tomadas.

-- Definir medidas de conservação preventiva perante o caso de estudo.

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.       Introdução à conservação

1.1.  Conceitos fundamentais

1.2.   A necessidade de conservar e a evolução da atividade

 

2.       A conservação de arte contemporânea

2.1.  Problemática associada às criações contemporâneas

2.2.   Teoria versus prática: autenticidade e originalidade

2.3.  O papel da/o artistas: entrevista e documentação

2.4.  Técnicas e materiais

2.5.  Patologias e fatores de degradação

 

3.       Soluções de conservação e medidas preventivas

3.1.   A avaliação do estado de conservação

3.2.  Ficha de inventário

3.3.  Na prática: exposição, armazenagem e transporte

 

Bibliografia Obrigatória

Ijsbrand Hummelen 340; Modern art. ISBN: 1-904982-02-6
Altshuler Bruce 340; Collecting the new. ISBN: 0-691-11940-6 36.80
Buskirk Martha; The^contingent object of contemporary art. ISBN: 0-262-52442-2
Crow Thomas; The^rise of the sixties. ISBN: 0-8109-2731-4
Clavir Miriam; Preserving what is valued. ISBN: 0-7748-0861-6 32.00
Hermens Erma 4340; Authenticity in transition. ISBN: 978-1-909492-36-3
Gordon Rebecca 340; Authenticity and replication. ISBN: 978-1-904982-99-9
Magalhães Andreia; A^Imagem em movimento em Colecções de arte. ISBN: 978-972-27-2111-0
Noordegraaf Julia 340; Preserving and exhibiting media art. ISBN: 978-90-8964-291-2
Beerkens Lydia 340; The^artist interview. ISBN: 978-94-90322-32-8
Munoz Vinas Salvador; Contemporary theory of conservation. ISBN: 0-7506-6224-7
Camacho Clara 340; Plano de conservação preventiva. ISBN: 978-972-776-322-1
Scholte Tatja 340; Inside installations. ISBN: 978-90-8964-288-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas, leitura de artigos e documentos técnicos, realização de exercícios específicos garantindo a aquisição de conhecimentos de conceitos e práticas fundamentais;

- Estudo de casos, através do estudo de obra real com o intuito de aplicar o conhecimento adquirido e garantir a aproximação ao objeto de estudo;

- Entrevista com um/a artista em torno de uma obra concreta.

- Resolução de problemas, análise e apresentação de fichas de inventário e avaliação do estado de conservação, com o objetivo de desenvolver a capacidade de reflexão, de crítica e de avaliação;

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 19,00
Estudo autónomo 117,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho de campo 0,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação no mínimo de 75% das aulas. Apresentações orais dos trabalhos nas aulas. Entrega dos trabalhos escritos. Participação no trabalho de grupo

Fórmula de cálculo da classificação final


Participação ativa nas aulas -20%

Produção de uma ficha de inventário com relatório de conservação de uma obra da coleção da FBAUP - 20%

Participação na entrevista da/o artista selecionada/o e produção de relatório sobre a mesma - 20%

Trabalho de grupo: organização, apresentação  e comunicação de exposição do caso de estudo - 40%

Observações

Disciplina coordenada por Lucia Almeida Matos com ciclo de conferências por Joana Teixeira e convidados para apresentação e discussão de alguns dos tópicos.



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