Código: | MEACAC | Sigla: | CAC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Artísticos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos de Arte |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEA | 13 | Plano de Estudos do MEA | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Abordar as questões deontológicas e metodológicas levantadas por qualquer atuação no âmbito da conservação da arte contemporânea no contexto geral e na especificidade dos vários tipos de produção artística contemporânea. Desenvolver um entendimento das estratégias de conservação da arte contemporânea incluindo definição do conceito autoral da obra, a linguagem dos materiais e técnicas, os modelos colaborativos de resolução de problemas de conservação. Equipar as/os estudantes com as ferramentas teóricas e práticas indispensáveis ao exercício de funções de conservação de obras de arte contemporânea em museus e instituições afins.
- Interpretar, explicar e carcacterizar a problemática associada às obras de arte contemporâneas;
- Verificar e analisar os fatores de degradação que interferem no estado de conservação da obra;
- Articular os critérios e princípios fundamentais associados aos conceitos de autenticidade e autoria no contexto da conservação;
- Conhecer o papel da/o artista na conservação das suas obras
- Avaliar o estado de conservação de determinada obra e compilar uma ficha de inventário, documentar o processo de avaliação; e justificar as opções tomadas.
-- Definir medidas de conservação preventiva perante o caso de estudo.
1. Introdução à conservação
1.1. Conceitos fundamentais
1.2. A necessidade de conservar e a evolução da atividade
2. A conservação de arte contemporânea
2.1. Problemática associada às criações contemporâneas
2.2. Teoria versus prática: autenticidade e originalidade
2.3. O papel da/o artistas: entrevista e documentação
2.4. Técnicas e materiais
2.5. Patologias e fatores de degradação
3. Soluções de conservação e medidas preventivas
3.1. A avaliação do estado de conservação
3.2. Ficha de inventário
3.3. Na prática: exposição, armazenagem e transporte
- Aulas teóricas, leitura de artigos e documentos técnicos, realização de exercícios específicos garantindo a aquisição de conhecimentos de conceitos e práticas fundamentais;
- Estudo de casos, através do estudo de obra real com o intuito de aplicar o conhecimento adquirido e garantir a aproximação ao objeto de estudo;
- Entrevista com um/a artista em torno de uma obra concreta.
- Resolução de problemas, análise e apresentação de fichas de inventário e avaliação do estado de conservação, com o objetivo de desenvolver a capacidade de reflexão, de crítica e de avaliação;
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 19,00 |
Estudo autónomo | 117,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Trabalho de campo | 0,00 |
Total: | 162,00 |
Participação no mínimo de 75% das aulas. Apresentações orais dos trabalhos nas aulas. Entrega dos trabalhos escritos. Participação no trabalho de grupo
Participação ativa nas aulas -20%
Produção de uma ficha de inventário com relatório de conservação de uma obra da coleção da FBAUP - 20%
Participação na entrevista da/o artista selecionada/o e produção de relatório sobre a mesma - 20%
Trabalho de grupo: organização, apresentação e comunicação de exposição do caso de estudo - 40%
Disciplina coordenada por Lucia Almeida Matos com ciclo de conferências por Joana Teixeira e convidados para apresentação e discussão de alguns dos tópicos.