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Pensamento e Prática da Arte Actual

Código: MEAPPAA     Sigla: PPAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Artísticos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos de Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEA 14 Plano de Estudos do MEA 1 - 6 45 162
MPAC 3 Plano Oficial 2011 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pensamento e Prática da Arte Atual é uma unidade teórica que dá relevo aos debates que envolvem a arte contemporânea tendo em vista o empoderamento das práticas artísticas individuais. É seu objetivo gerar novas possibilidades reflexivas acerca da cultura visual recente e da prática artística em específico, pretendendo-se incentivar os estudantes a analisar em detalhe conceitos críticos globais, tais como, modernismo/pós-modernismo, Conceptual/pós-conceptual e tecno-cultura. As sessões serão intercaladas entre aulas expositivas e de debate, visitas a exposições e discussão dos trabalhos teóricos dos estudantes inscritos.

Resultados de aprendizagem e competências

-Distinguir conceitos-chave que presidem aos debates atuais do pensamento e da prática da arte;

-Debater o desenvolvimento do pensamento e das práticas artísticas atuais a partir de obras de artistas contemporâneos;

-Identificar e discutir as relações dos artistas com as actuais questões sociais e culturais mais amplas;

-Refletir sobre a importância do pensamento e das práticas artísticas atuais se relacionarem com os seus contextos sociais e históricos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O tempo e espaço são as duas entidades a partir das quais se vão abordar as temáticas estruturadoras do pensamento e das práticas artísticas actuais, nomeadamente: 

Corpo, instalação, performance;

Arte e quotidiano;

Atravessar o espaço - o primado da imagem; ocularcentrismo;

Mutações - paisagem, arte e ambiente;

Arte e temporalidades contemporâneas;

Arte e curadoria.

Bibliografia Obrigatória

Foster, H, et altres; La posmodernidad, Editorial Kairós, S.A., 2002. ISBN: 84-7245-154-2
Bauman, Zygmunt et al.; Arte, Líquido?, Ediciones sequir, 2007. ISBN: 978-84-95363-36-7
Maderuelo, Javier,; La ideia de espacio en la arquitectura y el arte contemporáneos, 19601989, Akal, 2008. ISBN: 978-84-460-1261-0
Traquino, Marta; A construção do Lugar pela Arte contemporânea, Edições Húmus, 2010. ISBN: 978-989-8139-32-0

Bibliografia Complementar

Langue Berndt, Petra; Materiality, The MIT Press. ISBN: 978-0-262-52809-2
Beynon John 340; Globalization: the reader. ISBN: 0-485-00600-6
Lionnet Françoise 340; The^Creolization of theory. ISBN: 978-0-8223-4846-7
Esche Charles 080; Performing the institution(al). ISBN: 978-989-97141-2-0
Bourriaud Nicolas; Radicante. ISBN: 978-84-937140-6-2
Wardrip-Fruin Noah 340; The^new media reader. ISBN: 0-262-23227-8
Bauman, Zygmunt; O Mal-Estar da Pós-Modernidade, Jorge Zahar Editores, 1998. ISBN: 85-7110-464-6
Berman, Marshall; “Modernidade Ontem, Hoje e Amanhã” in Tudo o que é Sólido Dissolve-se no Ar. A Aventura da Modernidade., Lisboa: Edições 70., 1982 ( 15-40)
Han, Byung-Chul; A Salvação do Belo, relógio D'Água Editores, 2016. ISBN: 978-898-641-617-1
Foucault, Michel; O que é um autor?, Nova Vega, 2006. ISBN: 972-699-303-2
Carei, Francesco; O caminhar como prática estética, Editorial Gustavo Gili, Ltda, 2013. ISBN: 978-85-65985-16-1
Boomgard, Jeroen & Brom, Rogier (eds.); Being Public. How Art Creates Public, Astrid Vorstermans, 2017. ISBN: 978-94-92095-28-2

Observações Bibliográficas

Serão facultados aos estudantes outras referências bibliográficas de acordo com os conteúdos de cada aula e o trabalho específico de cada estudante.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões serão intercaladas entre aulas expositivas e de debate, visitas as exposições, acompanhamento da pesquisa individual, discussão e apresentação da investigação desenvolvida pelo/as estudantes inscrito/as.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 2,00
Total: 2,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas aulas               30%

paper                                      40%

Poster + Apresentação oral        30%

Observações

Para cada tema especifico será facultada aos estudantes bibliografia especifica.
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