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Metodologias de Investigação I

Código: MEAMII     Sigla: MII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Artísticos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos de Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEA 11 Plano de Estudos do MEA 1 - 3 23 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Fornecer uma compreensão básica sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte;
2. Familiarizar os alunos com conceitos, problemas centrais, teorias e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação e à lógica da investigação empírica;
3. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na identificação de uma ideia e formulação de um problema, numa argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa e organização da informação e na comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objectivos, métodos, resultados e fontes utilizadas;
4. Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico sobre artes.
5. Ensianr os estudantes a redigir texgtos académicos.

Resultados de aprendizagem e competências



  1. Transformar um tema num tópico de investigação exequível;

  2. Utilizar ferramentas informáticas de referenciação bibliográfica;

  3. Identificar fontes credíveis e navegar eficientemente nas bases de dados e bibliotecas;

  4. Elaborar fichas literárias e bibliográficas;

  5. Realizar a recolha de fontes primárias a partir de técnicas específicas;

  6. Enquadrar teórica e metodologicamente a investigação;

  7. Proceder à análise das fontes primárias;

  8. Efetuar a recolha e análise crítica de fontes secundárias;

  9. Estruturar de forma adequada um texto académico;

  10. Redigir um resumo claro e conciso;

  11. Escrever um texto académico eficaz e convincente;

  12. Estruturar o texto de forma coerente, favorecendo a leitura;

  13. Adquirir competências de edição de texto.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aula 1 - Apresentação do programa, objetivos de aprendizagem e modos de avaliação

Aula 2 - Mente estendida

Aula 3 - Do tema ao tópico e do tópico ao subtópico

Aula 4 - Ângulo de abordagem

Aula 5 - Que fontes usar?

Aula 6 - Recolha das fontes primárias

Aula 7 - Análise das fontes primárias

Aula 8 - Recolha e análise crítica das fontes secundárias

Aula 9 - Construção do argumento

Aula 10 - Estruturas de escrita

Aula 11 - Redação do resumo

Aula 12 - Escrita, edição e revisão do texto

Aula 13 - Estudo de caso

 

 

 

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Barnet, Sylvan; A Short Guide to Writing about Art, Boston: Pearson,, 2011
Belcher, Wendy Laura; Writing Your Journal Article in 12 Weeks, Thousand Oaks, California: Sage, 2009
Clark Irene L.; Writing the successful thesis and dissertation. ISBN: 0-13-173533-0
Hancock Dawson R.; Doing case study research. ISBN: 978-0-8077-5813-7
Turabian Kate L.; A^Manual for writers of research papers, theses, and dissertations. ISBN: 978-0-226-81638-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na condução das aulas, promove-se a ligação entre teoria e prática, assim como a autonomia dos estudantes. Para tanto, cada aula está estruturada em três partes principais.

Há uma fase expositiva, onde são abordados os conceitos-chave, incluindo aspetos de natureza teórica e práticas relevantes para o tema da semana. O objetivo desta etapa é desenvolver a compreensão crítica acerca do conteúdo temático e garantir o enquadramento necessário para a atividade subsequente.

De seguida, passa-se para uma etapa fundamentalmente prática, na qual se apresentam estudos de caso que demonstram como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados em situações concretas. Esta abordagem, centrada no concreto, facilita a consolidação dos conceitos e proporciona a oportunidade de explorar a aplicabilidade da dimensão teórica, aprofundando a reflexão.

Para finalizar cada aula, propõe-se um exercício que os estudantes deverão desenvolver autonomamente ao longo da semana, até à aula seguinte. Este trabalho, de carácter prático e/ou teórico, visa complementar a aprendizagem ocorrida na sala de aula, incentivando a investigação independente e a aplicação ativa do que foi abordado.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho escrito 18,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Em termos de avaliação, o sistema, integrado, reflete as competências que os estudantes deverão ter adquirido na unidade curricular.

Em primeiro lugar, solicita-se aos estudantes a elaboração de um relatório de investigação centrado nas seguintes cinco perguntas fundamentais:

 

Qual é o tópico de investigação?

Qual é o ângulo de abordagem escolhido?

Quais são as fontes primárias utilizadas?

Qual o método adotado para a análise das fontes primárias?

Quais são as fontes secundárias principais?

 

Este relatório permitirá avaliar a compreensão do estudante, bem como a sua capacidade de síntese e a profundidade da sua análise crítica. Esta componente representará 25% da avaliação final.

Subsequentemente, realiza-se uma discussão aprofundada acerca do relatório que tem por objetivo avaliar a compreensão do estudante sobre o tema, bem como a capacidade de defender as suas ideias e conclusões. Esta componente da avaliação corresponde a 25% da nota final.

Finalmente, cada estudante deve entregar um texto escrito que será o produto final deste processo, o qual permitirá avaliar a capacidade de sintetizar e articular a informação de uma forma coerente e fundamentada, bem como a capacidade de redigir um texto académico. Esta parte representa 50% da avaliação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório - 25%
Discussão do relatório - 25%
Trabalho final - 50%

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação, nas condições previstas nos artigos 10º e 11º do  Regulamento Geral para Avaliação dos discentes da UP, é permitida mediante avaliação nos mesmos moldes da avaliação distribuída. Assim, os estudantes que desejem efectuar melhoria de classificação terão de se sujeitar ao mesmo tipo de avaliação dos restantes estudantes, já descrita acima, sendo a avaliação final o resultado do somatório das três componentes obrigatórias acima indicadas.

No caso de melhoria de classificação, estas três provas serão realizadas e entregues em data única, sujeita a marcação do docente, durante o prazo previsto para as avaliações finais.
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