Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAE

Estética

Código: MEAE     Sigla: E

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Artísticos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos de Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEA 7 Plano de Estudos do MEA 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos dos instrumentos conceptuais capazes de permitir o exercício e de reflexão crítica da criação e recepção das obras de arte. O contacto com um percurso temático que percorre alguns dos principais agentes de reflexão estética contemporâneos deverá potenciar a autonomia crítica e a interiorização da intrínseca interdependência entre a dimensão de produção e recepção artísticas e o discurso conceptual.

Resultados de aprendizagem e competências

Assumindo o carácter constitutivamente problemático das relações de produção e de recepção de obras de arte, procuraremos apresentar a Estética como uma abordagem capaz de fornecer os um instrumentos conceptuais susceptíveis de, por um movimento de duplicação reflexiva dessa relação, permitir um aprofundamento da experiência da obra de arte.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 


 

Programa

 

 

A)  I.  Kant:

1 — A Estética kantiana como paradigma da modernidade crítica: O real como representação. A arte como constituição representacional do não cognoscível.

 

B) F. Nietzsche — A Arte como modelo da relação entre o homem e o real: relativismo e perspectivismo.

.

C)  T. Adorno — A arte como transformação do real; Arte e comunicação; A exigência de radicalidade da investigação artística.

 

D)  J.-F. Lyotard e J. Derrida — A crítica ao logocentrismo

    a)    J.-F. Lyotard — A experimentação como modo privilegiado de acção criativa na pós-modernidade.

  b)   J. Derrida: A Desconstrução: O discurso nos limites da representação.

 

  E) Arthur C. Danto — O devir-conceito da obra de arte:

      a) A noção de mundo da Arte — problematização.

 

Bibliografia Obrigatória

Derrida Jacques; Margens da filosofia
Lyotard Jean-François; Discours, figure
Lyotard Jean-François; O pós-moderno explicado às crianças
Danto Arthur C.; The transfiguration of the commonplace. ISBN: 0-674-90346-3
Adorno Theodor W.; Teoria estética
Kant Immanuel; Critica da faculdade do juizo. ISBN: 972-27-0506-7
Platão 428?-347? a.C.; A^República. ISBN: 972-31-0509-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminário: Apresentação, análise e comentário de textos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 5,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 25,00

Obtenção de frequência

A existência de assiduidade implica a presença a 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

GrA componente distribuída (ou contínua) da avaliação é fornecida pela participação do aluno nas aulas; neste sentido, obtenção de aprovação nesta cadeira está sujeita ao cumprimento do pré-requisito de assiduidade; esta é definida como a presença a um mínimo 75% das aulas previstas.
A avaliação distribuída implica, para além da presença regular nos trabalhos do seminário, a apresentação de mínimo de 8 páginas e máximo de 15, subordinado a tema a acordar entre o discente e o docente, e sujeito a apresentação pública no decorrer do seminário.

Critérios de avaliação (interdependentes):
— Rigor científico e conceptual;
— Distanciamento crítico;
— Conhecimentos específicos demonstrados;
— Participação e interesse demonstrados.

Melhoria de classificação

Trabalho escrito.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 12:29:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias