Conceitos de Museologia Contemporânea
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Artísticos |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEA |
13 |
Plano de Estudos do MEA |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes uma introdução à Museologia apresentando e explorando conceitos e problemáticas que fundamentam o pensamento crítico sobre o museu na contemporaneidade.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular, espera-se que os estudantes tenham adquirido competências que melhor lhes permitam compreender, de forma reflexiva os contextos que envolvem a teoria e a prática museológica na contemporaneidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- O conceito e a definição de museu.
- As práticas de colecionar e a história efetiva do museu: o studiolo; os gabinetes de curiosidades e os gabinetes do mundo; o museu clássico; a invenção do museu público.
- O Museu de Arte Contemporânea: modelos paradigmáticos ou casos inspiradores.
- O Museu de Arte e os seus públicos.
- O processo de musealização e a musealização da arte contemporânea.
- Políticas museológicas: o boom dos museus; a instrumentalização dos museus.
- A reinvenção do museu: o museu pós-moderno; as correntes do pensamento crítico museológico; a Crítica Institucional e o Novo Institucionalismo; a museologia pós-crítica.
- O museu na contemporaneidade: ativismo e decolonidade.
- Panorama museológico nacional.
Bibliografia Obrigatória
Andrew Dewdney;
Post-critical museology. ISBN: 978-0-415-60601-1
Annie E. Coombes; Ruth B. Phillips; Museum Transformations: Decolonization and Democratization, Wiley-Blackwell, 2020
Brian O.Doherty;
Inside the white cube. ISBN: 0-520-22040-4
Bruce Altshuler;
Collecting the new. ISBN: 0-691-11940-6 36.80
Claire Bishop;
Radical museology or, what.s "contemporary" in museums of contemporary art?. ISBN: 978-3-86335-364-3
Claire Bishop;
Artificial hells. ISBN: 978-1-84467-690-3
Eilean Hooper-Greenhill;
Museums and their visitors. ISBN: 0-415-06857-6
Eilean Hooper-Greenhill; Museums and the Shaping of Knowledge, Taylor & Francis, 2001
Elisa de Noronha Nascimento;
Discursos e reflexividade
Janet Marstine;
The^Routledge companion to museum ethics. ISBN: 978-0-415-56612-4
Jesús Pedro Lorente;
The^Museums of contemporary art. ISBN: 978-1-138-35033-5
Mary Anne Staniszewski;
The power of display. ISBN: 0-262-19402-3
Nicholas Serota;
Experience or interpretation. ISBN: 0-500-28216-1 13.70
Pierre Bourdieu;
L.amour de l.art. ISBN: 2-7073-0028-4
Robert R. Janes;
Museum activism. ISBN: 978-0-8153-6997-4
Sharon Macdonald; A companion to museum studies, Blackwell, 2006
Sybil Gordon Kantor;
Alfred H. Barr, Jr., and the intellectual origins of the Museum of Modern Art. ISBN: 0-262-11258-2 58.03
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas. Exposição e discussão de questões e conceitos com recurso a textos e material audiovisual. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
80,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
43,00 |
Trabalho de campo |
27,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos devem garantir uma assiduidade de 75%, com exceção para os casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FBAUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Trabalho em grupo - 20%
- Trabalho escrito, individual - 80%