Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEACMC

Conceitos de Museologia Contemporânea

Código: MEACMC     Sigla: CMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Artísticos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos de Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEA 13 Plano de Estudos do MEA 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes uma introdução à Museologia apresentando e explorando conceitos e problemáticas que fundamentam o pensamento crítico sobre o museu na contemporaneidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, espera-se que os estudantes tenham adquirido competências que melhor lhes permitam compreender, de forma reflexiva os contextos que envolvem a teoria e a prática museológica na contemporaneidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O conceito e a definição de museu.

  2. As práticas de colecionar e a história efetiva do museu: o studiolo; os gabinetes de curiosidades e os gabinetes do mundo; o museu clássico; a invenção do museu público.

  3. O Museu de Arte Contemporânea: modelos paradigmáticos ou casos inspiradores.

  4. O Museu de Arte e os seus públicos.

  5. O processo de musealização e a musealização da arte contemporânea.

  6. Políticas museológicas: o boom dos museus; a instrumentalização dos museus.

  7. A reinvenção do museu: o museu pós-moderno; as correntes do pensamento crítico museológico; a Crítica Institucional e o Novo Institucionalismo; a museologia pós-crítica.

  8. O museu na contemporaneidade: ativismo e decolonidade.

  9. Panorama museológico nacional.

Bibliografia Obrigatória

Andrew Dewdney; Post-critical museology. ISBN: 978-0-415-60601-1
Annie E. Coombes; Ruth B. Phillips; Museum Transformations: Decolonization and Democratization, Wiley-Blackwell, 2020
Brian O.Doherty; Inside the white cube. ISBN: 0-520-22040-4
Bruce Altshuler; Collecting the new. ISBN: 0-691-11940-6 36.80
Claire Bishop; Radical museology or, what.s "contemporary" in museums of contemporary art?. ISBN: 978-3-86335-364-3
Claire Bishop; Artificial hells. ISBN: 978-1-84467-690-3
Eilean Hooper-Greenhill; Museums and their visitors. ISBN: 0-415-06857-6
Eilean Hooper-Greenhill; Museums and the Shaping of Knowledge, Taylor & Francis, 2001
Elisa de Noronha Nascimento; Discursos e reflexividade
Janet Marstine; The^Routledge companion to museum ethics. ISBN: 978-0-415-56612-4
Jesús Pedro Lorente; The^Museums of contemporary art. ISBN: 978-1-138-35033-5
Mary Anne Staniszewski; The power of display. ISBN: 0-262-19402-3
Nicholas Serota; Experience or interpretation. ISBN: 0-500-28216-1 13.70
Pierre Bourdieu; L.amour de l.art. ISBN: 2-7073-0028-4
Robert R. Janes; Museum activism. ISBN: 978-0-8153-6997-4
Sharon Macdonald; A companion to museum studies, Blackwell, 2006
Sybil Gordon Kantor; Alfred H. Barr, Jr., and the intellectual origins of the Museum of Modern Art. ISBN: 0-262-11258-2 58.03

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas. Exposição e discussão de questões e conceitos com recurso a textos e material audiovisual. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 43,00
Trabalho de campo 27,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho escrito 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos devem garantir uma assiduidade de 75%, com exceção para os casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FBAUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Trabalho em grupo - 20%
- Trabalho escrito, individual - 80%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 16:44:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias