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Estudos Tecnológicos em Escultura

Código: ETEN1     Sigla: ETEN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Escultura

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAP 16 Plano de Estudos do MAP_Publicação em DR de 31 de agosto de 2020 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos desta UC, Estudos Tecnológicos em Escultura, correspondem a ambientes processuais onde as matérias serão conformadas por técnicas especificas. Os estudantes participam em abordagens práticas oficinais consolidadas na vocação escultórica da FBAUP, enquanto processo de questionamento das suas práticas individuais e processos criativos ancorados no saber fazer oficinal. Promovem-se núcleos temáticos e de participação em workshops de investigação sobre modelação, moldagem, talhe, fundição e em matérias como a pedra, madeiras, metais, ceras, gessos e barros. O estudante aprofunda conhecimentos sobre técnicas e processos relacionados com estes territórios de atuação da Escultura; sedimenta competências de funcionamento em coletivo; amplia aptidões metodológicas enquanto investigador em Escultura; exercita a improvisação, como exercício da liberdade, característica exclusiva do campo artístico.

Resultados de aprendizagem e competências

Sendo que os territórios de atuação desta UC, consolidam  o perfil de formação da FBAUP, são ativados  situações específicas desenhadas por autores ou instituições em parceria com o docente, que em alguns momentos se desenvolvem através de workshops temáticos (na forma, no meio, ferramenta ou matéria), cruzando e perspetivando possibilidades de produção contemporânea com prática oficinal sedimentada. Estes modos particulares de estar na oficina, de estruturar a produção, processar as matérias, que são ativamente partilhados com os estudantes, Pretende deste modo criar  resultados de aprendisagem  dentro de um espaço de reflexão e debate académico desenvolvendo competências de consciencialização da evolução  individual, a partir do confronto com a sua prática oficinal e tecnológica.
Pretende-se criar competências na caracterização de cada ambiente processual, na capacidade de  apresentação geral de autor ou instituição em aproximação de trabalho, desenvolver capacidades de  enquadramento especifico da prática oficinal enquadrado no desenvolvimento dos diversos  workshops orientados;
Criar competências dentro dos enquadramentos específicos de continuação de investigação;
Promover as competências necessárias e fundamentais para a produção de relatórios  de âmbito tecnológico com  investigação sistematizada  onde será importante que seja cruzado o projeto de Investigação do estudante e o desenvolvimento da UC.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os pré-requisitos desta UC, Estudos Tecnológicos em Escultura, estão em consonância com aqueles que estão definidos no regulamento do 2º Cilo de Estudos; MAP.

Programa

O programa define um continuado acompanhamento pelo docente no desenvolvimento das ações de investigação nos ambientes tecnológicos.
O presente programa define-se no apoio ao desenvolvimento prático, no enquadramento deste no âmbito da investigação académica dos estudantes e no cruzamentos com práticas e autores contemporâneos, em ações individualizadas ou em grupo. A participação diligente do estudante e implicação nas ações é primordial para o sucesso da metodologia de ensino garantindo o enriquecimento da experiência coletiva.
O estudante deverá  desenvolver um trabalho escrito de reflexão cruzando o seu projeto Investigação com o desenvolvimento da UC, focando um ou o cruzamento de informação de diversos workshops e as implicações destes na sua investigação.
Para a avaliação serão valorizadas as aulas temáticas de caracter ferramental e tecnológico nos espaços oficinais e participação nos workshops e os relatórios escritos.

A. Madeiras e seus derivados.
  1. Classificação.
  2. Propriedades gerais.
  3. Processos de transformação, cuidados de manuseamento e proteção.

                                   3.1. Máquinas e ferramentas.

                                   3.2. Adição e subtração.

  1. Acabamentos e preservação.
B. Metais ferrosos e não ferrosos.
  1. Classificação.
  2. Propriedades gerais.
  3. Processos de transformação, cuidados de manuseamento e proteção.

                                   3.1. Máquinas e ferramentas.

                                   3.2. Estruturas, massas e volumes.

                                   3.3. Fundição.

  1. Acabamentos e preservação.
C. Pedra.
  1. Classificação.
  2. Propriedades gerais.
  3. Processos de transformação, cuidados de manuseamento e proteção.

                                   3.1. Máquinas e ferramentas.

                                   3.2. Estruturas, massas e volumes.

  1. Acabamentos.
D. Barro e Gessos.
  1. Modelação.
  2. Moldagem.

                                   2.1. Produção de moldes.

                                   2.2.  Enchimento dos moldes (tiragem positivo)

Bibliografia Obrigatória

Ashby Mike; Materials and design. ISBN: 978-0-08-098205-2
Bryden Douglas; CAD and rapid prototyping for product design. ISBN: 978-1-78067-342-4
Kunstmuseum Wolfsburg ; Art & textiles: fabric as material and concept in modern art, Ostfildern: Hatje Cantz., 2013
Serralves, Fundação de ; Alberto Carneiro: arte vida/vida arte, Fundação de Serralves, 2013
Paquette Andrew; An^introduction to computer graphics for artists. ISBN: 978-1-4471-5099-2
Silva, Lucas Filipe Martins da ; Materiais de construção, Publindústria, 2013
Wells Rachel; Scale in Contemporary sculpture. ISBN: 978-1-4094-3194-7
Chaigneau Jean-François; In the studio. ISBN: 978-3-283-01215-1
Comar Philippe 300; Figures du corps. ISBN: 978-2-84056-323-5
Hoffmann Jens 340; The^Studio. ISBN: 978-0-85488-197-0
Hudson Jennifer; Process. ISBN: 978-1-85669-725-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

UC baseia a metodologia de ensino no acompanhamento personalizado do estudante, colocado perante o terreno de produção, perante a possibilidade efetiva de conquistar competências específicas a expressar. Elege primordial, também, bases estáveis para o encontro dos indivíduos e partilha dos saberes.
O modelo de funcionamento será dividido entre sessões com o docente e outras partilhadas com convidados através de workshops permite dinâmicas coletivas com os participantes, troca e partilha de experiências. A proposição destes workshops através da prática especifica de um autor ou instituição permite garantir possibilidades de resultados e a aprendizagem facilitada das especificidades processuais de cada ambiente processual. A UC cria espaço de partilha de saberes e óbvio encontro entre indivíduos, lugar de ensaios, verificações, provocações, discursos, exposições, investigações dos conceitos que dinamizam os projetos individuais de investigação de cada estudante e dos territórios escultóricos que se refletem e questionam.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 17,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é contínua, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados;
Segundo nível: avaliação da progressão do estudante ao longo do semestre, também constantes do dossier que o próprio compila, através da qual é possível reconstituir uma visão de conjunto evolutiva.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial 40%

Desenvolvimento das propostas de trabalho e apresentação 40%

Entrega de relatórios 20%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Frequência na UC no ano seguinte.
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