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Arte e Tecnologia

Código: ATN1     Sigla: ATN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Multimédia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAP 10 Plano de Estudos do MAP_Publicação em DR de 31 de agosto de 2020 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Pedro de Abreu Tudela Almeida Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Aida Estela de Castro Monteiro da Costa 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular Arte e Tecnologia propõe mapear o espaço entre arte e técnica na cultura contemporânea. Mapeamento este que será elaborado em conjunto, tendo como pontos de partida a arte contemporânea no âmbito das suas articulações e o cruzamento de vários contextos teóricos e práticos. Se considerarmos que não há uma metodologia singular para “o fazer”, a viabilidade actual da articulação da arte com a técnica será problematizada a partir das relações de paixão e de decepção, assim como, através de uma variedade de práticas.

Neste sentido, o objectivo geral desta unidade curricular será a reinvenção e a imaginação das possíveis aproximações a esta articulação e a procura de respostas teórico-práticas.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Compreender a complexidade da articulação entre arte e tecnologia e detectar muitos dos paradoxos imersos na cultura.

  2. Testar o espaço de tensão que se abre entre arte e técnica, colocando nele objectos. Testar, ao invés, a viabilidade actual desta articulação (ambos no sentido prático e através de trabalhos práticos).

  3. Desenvolver uma crítica das problemáticas contemporâneas relacionadas com a arte e a tecnologia.

  4. Desenvolver capacidades teóricas e reflexivas que se manifestam na prática artística individual.

  5. Desenvolver metodologias artísticas que articulam teoria e prática. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa de Arte e Tecnologia desenvolve-se em torno de três grandes temas ou ESCALAS que definem a discussão e as propostas de trabalho. São também estes temas os indícios e as ferramentas para os vários mapeamentos.


ESCALA 3: Iniciando por uma abordagem directa e crítica à actualidade, será discutida a tensão instalada entre os dois termos fundamentais, arte e técnica, através dos objectos e os seus anúncios. Objectos artísticos certamente, mas também os objectos técnicos e teóricos (especulativos). A colocação dos objectos no centro — entre as mãos e os olhos — abre por si um espaço a testar. 

ESCALA 2: Incidiremos de seguida sobre a temática “arte e media”, para pensar as articulações e as mediações das práticas artísticas contemporâneas. Perguntaremos, que media? Pós-media? Ou arte sem media? Questões estas que se destinam à reflexão sobre os media da arte, ou do “fazer com .... alguma coisa”, que colocam o humano e o seu trabalho em questão. 

ESCALA 1: A terceira parte do programa incidirá antes sobre o “gestos e dispositivos". Se considerarmos que sempre “se fez com alguma coisa”, talvez na observação do gesto - seja este aparelhado ou despojado - se cruzem várias importâncias para os mapeamentos e para a compreensão das praticas artísticas. 

O programa desenvolve-se segundo um ajustamento de ESCALAS no âmbito temático e conceptual, da 3 para 1, iniciando numa percepção geral da actualidade que se encaminha para o mínimo gesto artístico. 

Bibliografia Obrigatória

Maria Teresa Cruz; Interactividades. ISBN: 972-97296-0-3
Boris Groys; In the flow. ISBN: 978-1-78478-351-8
Godofredo Pereira; Objetos selvagens. ISBN: 978-972-27-2069-4
Hermínio Martins; Hegel, Texas e outros ensaios de teoria social. ISBN: 972-8293-08-9

Observações Bibliográficas

Bibliografia Estrutural:

(2020), AAVV, Pós-Humano. Que Futuro? Antologia de textos teóricos. Bernardino, Lígia; Freitas, Marinela; Soeiro, Ricardo Gil, orgs. V. N. Famalicão: Edições Húmos.
(2022) Braidotti, Rosi; Jones, Emily; Klumbyte, Goda, More Posthuman Glossary, London: Bloomsbury Academic. 
(2006) Cruz, Maria Teresa; "Arte e Medi"a, in Arte e Comunicação, RCL 37, Lisboa: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e Relógio D’Água
(1999) Flusser, Vilém; Les Gestes, Paris: HC - D’Arts (Disponível também em ENG e ES)
(2020) Hui, Yuk. "Máquina e Ecologia", in TECNODIVERSIDADE.São Paulo: UBU Editora.
(2011) Martins, Hermínio; "O Deus dos Artefactos: o princípio de Vico e a tecnologia", in  Experimentum Humanum: Civilização Técnológica e Condição Humana. Relógio D’Água Editores.
(2023) Seu, Mindy, Cyberfeminism Index. Inventory Press.
(2010) Mondzain, Marie-José; "L'image entre provenance et destination", in Penser L'Image, Emmanuele Alloa (ed.), Les Press du réel. (disponível também em PT).
(2008) Simondon, Gilbert; “Introduction” e “Objet technique abstrait et objet technique concret”, in Du mode d’existence des objets techniques, Paris: Aubier-Montaigne (disponível também PT e ENG)
(2011) Zielinski, Siegfried; Thinking about art after the media: research as practised culture of experiment, The Routledge Companion to Research in the Arts, London e New York: Routledge.

Será acrescentado aos grupos temáticos objectos da literatura e objectos artísticos específicos que materializam operatividades exemplares para entender as complexidades contemporâneas das articulações entre arte e tecnologia.

O conjunto das referências são base de estudo, dispostas numa página própria da UC e apresentadas como um processo editorial do "universo de pesquisa" da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular, associada a um fazer próprio e a uma prática, adquire uma dimensão experimental das metodologias e das práticas, assim como da escrita. E desenvolve-se em formato de seminário com a intensa colaboração do conjunto de estudantes.

O estudo autónomo dos temas e dos conceitos próprios do programa será o alicerce e, sobretudo, o estímulo do cérebro e das mãos. Este estudo é obrigatório. 

A partir das discussões da bibliografia e da apresentação de objectos específicos nas aulas serão lançadas propostas de trabalho nas quais se pretende operar a ligação entre teoria e prática.

Todas as propostas serão acompanhadas, apresentadas e discutidas nas aulas presenciais.

Recurso a aulas de exposição, entendendo o estudo autónomo da bibliografia e dos objetos convocados para o desenvolvimento dos temas.

Desenvolvimento de uma plataforma digital de edição partilhada que constrói e apresenta o "universo de pesquisa" da UC (objetos teóricos e práticos em discussão), mas também das pesquisas individuais. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho prático ou de projeto 55,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 50,00
Trabalho de investigação 20,00
Estudo autónomo 20,00
Elaboração de projeto 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

a ) Apresentação e realização das 3 propostas de trabalho:

Duas coletivas inteiramente práticas e de resposta rápida (prática artística apresentada em aula que reage aos estudos teóricos e à discussão em aula).

Uma individual de aprofundamento teórico-prático (trabalho escrito articulado com o trabalho da prática artística individual). 

b ) Frequência e participação, interesse científico e respeito dos prazos de entrega.

Fórmula de cálculo da classificação final

Propostas práticas:  30% (são duas)

Proposta teórico-prática:  70% (35% trabalho teórico + 35% trabalho prático, individual)

Para a ponderação do valor a atribuir a cada uma das propostas de trabalho é considerado o seguinte:

Assiduidade,
Participação,
Cumprimento dos prazos de entrega. 


Melhoria de classificação

Sem exame.
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