Código: | MIADEP01 | Sigla: | MIADEP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Métodos de Investigação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MADEP | 11 | Plano de Estudos do MADEP_Publicação em DR de 19/10/2017 | 1 | - | 3 | 27 | 81 |
1. Fornecer uma compreensão básica sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte;
2. Familiarizar os alunos com conceitos, problemas centrais, teorias e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação e à lógica da investigação empírica;
3. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na identificação de uma ideia e formulação de um problema, numa argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa e organização da informação e na comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objectivos, métodos, resultados e fontes utilizadas;
4. Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico sobre artes.
5. Ensianr os estudantes a redigir texgtos académicos.
Aula 1 - Apresentação do programa, objetivos de aprendizagem e modos de avaliação
Aula 2 - Mente estendida
Aula 3 - Do tema ao tópico e do tópico ao subtópico
Aula 4 - Ângulo de abordagem
Aula 5 - Que fontes usar?
Aula 6 - Recolha das fontes primárias
Aula 7 - Análise das fontes primárias
Aula 8 - Recolha e análise crítica das fontes secundárias
Aula 9 - Construção do argumento
Aula 10 - Estruturas de escrita
Aula 11 - Redação do resumo
Aula 12 - Escrita, edição e revisão do texto
Aula 13 - Estudo de caso
Na condução das aulas, promove-se a ligação entre teoria e prática, assim como a autonomia dos estudantes. Para tanto, cada aula está estruturada em três partes principais.
Há uma fase expositiva, onde são abordados os conceitos-chave, incluindo aspetos de natureza teórica e práticas relevantes para o tema da semana. O objetivo desta etapa é desenvolver a compreensão crítica acerca do conteúdo temático e garantir o enquadramento necessário para a atividade subsequente.
De seguida, passa-se para uma etapa fundamentalmente prática, na qual se apresentam estudos de caso que demonstram como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados em situações concretas. Esta abordagem, centrada no concreto, facilita a consolidação dos conceitos e proporciona a oportunidade de explorar a aplicabilidade da dimensão teórica, aprofundando a reflexão.
Para finalizar cada aula, propõe-se um exercício que os estudantes deverão desenvolver autonomamente ao longo da semana, até à aula seguinte. Este trabalho, de carácter prático e/ou teórico, visa complementar a aprendizagem ocorrida na sala de aula, incentivando a investigação independente e a aplicação ativa do que foi abordado.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
Estudo autónomo | 36,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho escrito | 18,00 |
Total: | 81,00 |
Em termos de avaliação, o sistema, integrado, reflete as competências que os estudantes deverão ter adquirido na unidade curricular.
Em primeiro lugar, solicita-se aos estudantes a elaboração de um relatório de investigação centrado nas seguintes cinco perguntas fundamentais:
Qual é o tópico de investigação?
Qual é o ângulo de abordagem escolhido?
Quais são as fontes primárias utilizadas?
Qual o método adotado para a análise das fontes primárias?
Quais são as fontes secundárias principais?
Este relatório permitirá avaliar a compreensão do estudante, bem como a sua capacidade de síntese e a profundidade da sua análise crítica. Esta componente representará 25% da avaliação final.
Subsequentemente, realiza-se uma discussão aprofundada acerca do relatório que tem por objetivo avaliar a compreensão do estudante sobre o tema, bem como a capacidade de defender as suas ideias e conclusões. Esta componente da avaliação corresponde a 25% da nota final.
Finalmente, cada estudante deve entregar um texto escrito que será o produto final deste processo, o qual permitirá avaliar a capacidade de sintetizar e articular a informação de uma forma coerente e fundamentada, bem como a capacidade de redigir um texto académico. Esta parte representa 50% da avaliação final.
Relatório - 25%
Discussão do relatório - 25%
Trabalho final - 50%