Código: | ACCV01 | Sigla: | ACCV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Belas-artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MADEP | 13 | Plano de Estudos do MADEP_Publicação em DR de 19/10/2017 | 1 | - | 9 | 72 | 243 |
A unidade curricular pretende tecer cruzamentos entre os campos de operatividade da arte e do design, da comunicação e da cultura visual, ancorada no estudo do pensamento crítico da contemporaneidade a partir do final do séc. XX e tendo em conta as contaminações mútuas entre todos aqueles campos. Suportada pela ideia de que não existe território de visualidade fora do cultural e do político, a unidade curricular pretende-se como instigadora de uma pesquisa interdisciplinar no entendimento da cultura contemporânea de forma multifacetada e dinâmica. Os estudantes serão incentivados a investigar temas e a delimitar o seu campo de pesquisa, desenvolvendo conteúdos (artigo/ensaio/capítulo) de acordo com os seus interesses de investigação.
Desenvolver conhecimentos no campo da reflexão teórica sobre arte contemporânea. Promover o pensamento sobre as questões de comunicação em arte e design. Produzir conexões entre a perspectiva criativa e o conhecimento dos processos perceptivos e comunicacionais em arte e design contemporâneo. Desenvolvimento de ferramentas críticas e analíticas de textos seminais na área da cultura visual e dos estudos culturais.
Através de um conjunto de módulos procura-se problematizar a noção de espaço público, interrogando-a do ponto de vista histórico, económico, social, estético, comunicacional.
– a forma como a emergência do espaço e opinião públicos esteve ligada à reestruturação social, linguística e perceptiva que decorreu da transição das sociedades orais para as sociedades letradas, acelerando-se este processo com a invenção da imprensa e dos meios de comunicação audiovisual.
– através da história paralela da economia e da legislação de direitos de autor enquadra-se a modificação de carácter da esfera pública com o advento do capitalismo, que a tornaria numa forma de defender interesses e propriedades privados. Procura-se compreender a forma como estes interesses afectam a expressão intelectual.
– através da critica histórica de várias tentativas de alcançar e impor uma linguagem universal, procura-se compreender os usos narrativos e políticos da tradução, particularmente quando recorre a um discurso gráfico.
– procura-se entender o uso de espaço como metáfora e estrutura narrativa, bem como as novas geografias e teorias do espaço (Henri Lefebvre, Michel de Certeau, Edward Soja)
- são abordadas as questões basilares dos chamados Estudos culturais e da Cultura Visual, bem como a questão da representação e o Pós-feminismo para os discursos culturais contemporâneos.
- através do entendimento da importância do Pós-moderno será traçada uma Crítica da visão tida como crucial na contemporaneidade.
Aulas de exposição e discussão dos temas apresentados.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 15,00 |
Trabalho escrito | 45,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 0,00 |
Estudo autónomo | 0,00 |
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho de investigação | 0,00 |
Trabalho escrito | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Debate de Bibliografia Obrigatória e Participação nas Aulas 15%
Apresentação de trabalho de pesquisa 40%
Trabalho Escrito Original 45%