Gestão em Design
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e a empresa Everythink, esta Unidade Curricular tem como objetivos gerais dotar os estudantes de competências base para a gestão de projetos integrados em equipas alargadas e multidisciplinares considerando a análise financeira.
Outros objetivos da Unidade Curricular, passam por sensibilizar os estudantes para a criação de projetos próprios, apresentando ferramentas de apoio ao desenho de modelos e estratégias de negócio (respetivamente, da introdução ao "Business Model Canvas", à propriedade intelectual), culminando em técnicas e ferramentas de comunicação empresarial e apresentação em público.
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificar e analisar diferentes modelos de negócio;
- Compreender os mecanismos relacionados com a propriedade intelectual, incluindo as opções de licenciamento aberto (como Creative Commons);
- Conhecer ferramentas de suporte ao planeamento projetual, gestão de equipas e análise financeira;
- Compreender e implementar mecanismos eficazes de comunicação e divulgação junto de clientes e parceiros.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Em parceria com a UPTEC, esta Unidade Curricular sistematiza-se em três blocos principais cujas temáticas se complementam e a aquisição de competências se avalia formativamente:
Slot 1
- Kick-off
Apresentação de problemas reais de empresas UPTEC; constituição das equipas e selecção do problema / solução a trabalhar por cada uma;
- Modelo de Negócio
Apresentação do Business Model Canvas enquanto ferramenta de apoio ao desenho do modelo de negócio;
- Mentoria
Sessão de trabalho laboratorial / preparação para a primeira apresentação.
Tópicos a desenvolver: Quem somos?; Que problema estamos a tentar resolver?; Quem é (são) o(s) nosso(s) público(s)-alvo?; Quem são os nossos concorrentes?; O que sabemos sobre isso?; Qual a nossa proposta de valor?; Qual é o nosso modelo de negócio?
- Apresentação
De acordo com os parâmetros elencados na mentoria.
Slot 2
- Propriedade Intelectual
Sessão de introdução à propriedade intelectual enquanto ferramenta estratégica do negócio, com especial atenção aos direitos de autor e licenças abertas alternativas;
- Gestão de Projeto: Planeamento; Equipa; Finanças
Breve introdução à gestão de projecto, abordando questões de planeamento, gestão de equipas e controlo de orçamento;
- Programa Europeu: 'New European Bauhaus'
- Mentoria
Sessão de trabalho laboratorial / preparação para a segunda apresentação.
Tópicos a desenvolver: Quem somos / equipa?; Que problema(s) estamos a tentar resolver / mercado?; Qual a proposta de valor?; Qual a estratégia de Propriedade Intelectual?; Qual o modelo de negócio?; O que foi realizado até então?; Qual o plano para os próximos seis meses?
- Apresentação
De acordo com os parâmetros elencados na mentoria.
Slot 3
- Comunicação e Pitch
Apresentação e discussão de algumas técnicas e ferramentas de comunicação empresarial bem como de formatos e competências de apresentação em público;
- Mentoria
Sessão de trabalho laboratorial / preparação para a terceira apresentação.
Tópicos a desenvolver: Abertura; História / Equipa; Problema / Mercado; Solução; Missão; Visão; Modelo de Negócio; O que foi realizado?; Road Map; Próximos passos;
- Apresentação
De acordo com os parâmetros elencados na mentoria.
Bibliografia Obrigatória
Osterwalder, A.; Pigneur, Y.; Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, Alta Books, 2013
Maurya, A.; Running Lean: Iterate from Plan A to a Plan That Works, O'Reilly, 2012
Blank, S.; The Four Steps to the Epiphany, K&S Ranch, 2013
Bibliografia Complementar
Kim, Chan W.; Mauborgne, R.; Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant, Harvard Business Review Press, 2015
Best, K.; Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation, AVA Publishing, 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas terão uma componente expositiva e laboratorial, numa abordagem essencialmente operativa, analisando os conteúdos técnico-científicos expostos e consolidando sensibilidades e competências por via da realização de exercícios em aula e respetivas apresentações preparadas em sessões laboratoriais com mentoria.Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de recursos
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
36,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
- Trabalho laboratorial e expositivo: 100%
- Avaliação distribuída em três momentos expositivos;
- Obrigatória a participação presencial em, pelo menos, 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída em três momentos expositivos:
- 1ª Apresentação: 25%
- 2ª Apresentação: 25%
- 3ª Apresentação: 50%
A avaliação, nos seus três momentos, considera também a apreciação qualitativa dos representantes da UPTEC, relativamente aos parâmetros específicos da avaliação.
Obs.: Obrigatória a participação presencial em, pelo menos, 75% das aulas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Considerando a metodologia de avaliação distribuída sem exame final, num contexto de parceria com a UPTEC, esta unidade curricular não é passível de avaliação em momento único. Consequentemente, o estudante que usufrua de um regime especial de frequência deve, impreterivelmente, combinar com o docente a abordagem mais adequada para o acompanhamento dos trabalhos e validação das competências adquiras. A desconformidade com esta condição, resulta na impossibilidade de certificar conhecimentos, culminando na reprovação do estudante.
Melhoria de classificação
Considerando a metodologia de avaliação distribuída sem exame final, num contexto de parceria com a UPTEC, esta unidade curricular não é passível de avaliação em momento único, condicionando a melhoria da classificação para um novo ano letivo.