Código: | VI01 | Sigla: | VI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DC | 71 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Iniciação à teoria e prática dos media audiovisuais na perspetiva da conceção e realização. Aprendizagem técnica e tecnológica da vídeo-cinematografia percorrendo as diferentes fases que caracterizam a conceção, realização audiovisuais: pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação à história e análise dos media no cinema e vídeo, convenções e gramática, géneros e estruturas narrativas. Procura-se obter do estudante uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da cinematografia. Tendo como princípio de que o vídeo é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção video-cinematográfica: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.
Além de aulas de carácter expositivo serão desenvolvidos exercícios e projetos práticos de modo a que o estudante tome contacto e experimente aspetos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual como arte. 1. Concepção e realização. Iniciação à escrita cinematográfica, do guião à planificação. Organização da pré-produção, edição, produção e pós-produção. 2. Aspetos técnicos e tecnológicos. Câmara, luminância e crominância. Escala de planos, movimentos: espaço e ópticos. Registo e tratamento sonoro. Sistemas de edição vídeo e audio. Edição como técnica narrativa fílmica. 3. Análise do vídeo e do cinema. Plano e sequência. Dramaturgia da luz e da cor. Mise-en-scéne (espaço\tempo). Montagem, continuidade, campo e contra-campo. Narrativa em mosaico e paralela. Narrativa linear e narrativa não-linear. Narrativa sincrónica e assincrónica. 4. História do vídeo e do cinema. Documentário e ficção. Do cinema clássico às vanguardas vídeo-cinematográficas. Cinema e vídeo de autor. Motion Graphics.
Aulas expositivas de introdução à gramática e história fílmica. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de filmagem, edição, escrita fílmica, realização e produção.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 50,00 |
Frequência das aulas | 62,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.
Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.