Introdução às Ferramentas Digitais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer um enquadramento histórico e sociocultural das ferramentas digitais na atual prática do Design de Comunicação (gráfico e digital media);
Adquirir competências teórico-práticas sobre autoria gráfica digital que alicercem uma compreensão científica e técnica dos princípios fundamentais e promovam a prática do Design de Comunicação;
Criar, promover e refinar metodologias de trabalho para conceção e produção de projetos de design sustentados por ferramentas digitais.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão:
- Dominar os fundamentos operativos das ferramentas digitais de edição bitmap, vetorial e de paginação;
- Compreender dos princípios técnicos inerentes à imagem digital e os respetivos media (suporte);
- Desenvolver de uma prática e metodologia de trabalho autónomo.
- Enquadrar a utilização de ferramentas digitais no processo e no pensamento em Design.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
A Unidade Curricular (UC) de Introdução às Ferramentas Digitais (IFD) fará uma introdução ao papel dos media e ferramentas digitais—o computador—na prática do Design de Comunicação, nas suas vertentes técnica e científica, prática e teórica, operacionalizados em três módulos temáticos, suportados pela operacionalização baseados no software de Desktop Publishing (DTP).Em cada módulo será explorado um conjunto de ferramentas digitais dedicadas à edição gráfica assistida por computador, de modo a introduzir os estudantes na sua prática e facilitar a assimilação dos principais conceitos.
No primeiro módulo são abordados os princípios fundamentais da edição e composição de imagem digital bitmap. No segundo módulo são abordados os princípios de criação de imagem vetorial e manipulação de texto.
A exploração teórico prática tem um foco exploratório da vertente técnica, mas será complementado com o estudo exploratório da gramática e linguagem gráfica contemporânea—dos elementos basilares como ponto, linha, plano e cor à exploração de dinâmicas mais complexas como ritmo, modularidade, padrões, grelhas, aleatoriedade.
Bibliografia Obrigatória
Smith, Christopher; AGI CreativeTeam; InDesign CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63964-1
Smith, Christopher; AGI CreativeTeam; Adobe Illustrator CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63971-9
Smith, Christopher; AGI CreativeTeam; Adobe Photoshop CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63956-6
Lupton, Ellen; The New Basics, Princeton Architectural Press, 2008. ISBN: 978-1-56898-702-6
Bibliografia Complementar
Ceruzzi, Paul; Computing: A concise history, The MIT Press, 2012. ISBN: 978-0-262-51767-6
Lupton, Ellen; Graphic design thinking. ISBN: 978-1-56898-979-2
Observações Bibliográficas
Recursos pedagógicos serão disponibilizados no Moodle da UC.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho. A sala de aula será organizada segundo uma estrutura laboratorial de desenvolvimento de projetos de design. Deste modo, será colocada em prática a ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, onde os discentes, de forma individual e coletiva, desenvolverão projetos de carácter prático e teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
26,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade;
Participação;
Apresentação de trabalho;
Desenvolvimento de exercícios e projetos;
Domínio tecnológico;
Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial, 20%;
Trabalho laboratorial, 30%;
Trabalho prático ou de projeto, 50%;
Total: 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Não se aplica.
Observações
Não serão tidos em consideração, para avaliação, propostas de trabalho de avaliação continua cujo conteúdo não tenha sido discutido e acompanhado regularmente pelo docente da disciplina. Serão estipuladas datas para a entrega dos trabalhos. Salvo as excepções previstas regulamentarmente, o não cumprimento dos prazos de entrega de trabalhos, determinados pelo professor, ver-se-á reflectido na avaliação. Todos os trabalhos deverão ser entregues em formato digital e estar devidamente identificados. Todos os trabalhos devem ser publicados nas datas previstas, na plataforma Moodle.
Os alunos devem ter acesso à conta de email da UP (SIGARRA) e consultá-lo com regularidade, como meio preferencial de comunicação usado pelos docentes.