Estudos de Design
Ocorrência: 2008/2009 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
– Desenvolvimento de teoria e metodologia críticas, quer como forma de orientar a prática profissional do design de comunicação, quer como forma de reflexão mais alargada sobre o design e a sociedade.
– Apoio teórico e tutorial às unidades de projecto e estágio.
Programa
1º SEMESTRE
Desenvolvimento de exercícios versando duas componentes articuladas:
1. Consolidação de corpo de estudo e investigação situáveis nos diferentes Cursos de Design actualmente ministrados na FBAUP:
- estudo e análise crítica de dissertações de Mestrado como áeras passíveis de contribuição e continuidade pelos alunos da disciplina.
- reconhecimento de universos de problematização do design, e uso dos conhecimentos e reportórios anteriormente adquiridos no sentido de formulação de projectos investigação aplicada.
2. Criação de reportório crítico e analítico referente às dimensões éticas e deontológicas da actividade do design, mediante acesso a referências históricas e realização de exercícios de natureza individual e contextual.
2º SEMESTRE
Desenvolvimento de projectos próprios de investigação e apoio teórico às unidades de projecto e estágio. Análise e mapeamento contínuo destes através de plataforma colaborativa online.
Bibliografia Complementar
VA; The Anti-Aesthetic, New Press, 1998
Arjun Appadurai; Dimensões Culturais da Globalização, Teorema, 1996
Jean Baudrillard; Para uma Crítica da Economia Política do Signo, Edições 70, 1995
Anne D'Alleva; Methods & Theories of Art History, Laurence King, 2005
Terry Eagleton; The Function of Criticism, Verso, 2005
VA; Looking Closer, Allworth Press, 1994
Harold Bloom; The Anxiety of Influence, Oxford University Press, 1997
Jacques Derrida; Gramatologia, Perspectiva, 1999
Benedict Anderson; Comunidades Imaginadas, Edições 70
Vilém Flusser; The Shape of Things, Reaktion Books, 1999
Guy Debord; A Sociedade do Espectáculo, Mobilis in Mobile, 1991
Sigmund Freud; Civilization and Its Discontents, Penguin, 2004
Stephen Bayley; General Knowledge, Booth-Clibborn, 2000
VA; Looking Closer 3, Allworth Press, 1999
Pierre Bourdieu; O Que Falar Quer Dizer, Difel, 1998
Anne-Marie Christin; A History of Writing, Flammarion, 2002
Gilles Deleuze; Conversações 1972-1990, Fim de Século, 2003
Terry Eagleton; A Ideia de Cultura, Temas & Debates, 2000
Alain de Botton; The Architecture of Happiness, Hamish Hamilton, 2006
Michel Foucault; L'Archéologie du Savoir, Gallimard, 2002
Alastair Hannay; On the Public, Routledge, 2005
Hal Foster; Design & Crime, Verso, 2002
E.H. Gombrich; The Uses of Images, Phaidon, 2000
Terry Eagleton; The Ideology of the Aesthetic, Blackwell, 1990
Michel Foucault; O que é um Autor, Vega, 2000
John Gray; Al Qaeda and What It Means To Be Modern, Faber & Faber, 2003
David Crow; Visible Signs, Ava, 2003
David Crow; Left to Right - the cultural shift from words to pictures, Ava, 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição, alternadas com aulas de debate crítico e apresentação de trabalhos.
Acompanhamento de trabalhos de investigação de pequeno e médio curso.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
168,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação dos trabalhos de investigação, ponderada com assiduidade e participação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média aritmética dos trabalhos desenvolvidos.
Assiduidade.