Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EI01

Edição e Impressão

Código: EI01     Sigla: EI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://https://gravura.fba.up.pt/home/investigacao/
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ilustração, Edição e Impressão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEI 22 Plano de Estudos do MIEI_Publicação em DR de 07 de setembro de 2022 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Edição e Impressão visa o desenvolvimento de um de projeto de edição autoproposto em contexto oficinal profissional e fazendo uso das técnicas gráficas do âmbito da Gravura e impressão.  Para tal, trabalha-se a definição da proposta adequando-a aos requisitos estabelecidos pela técnica gráfica eleita. Ao longo das várias etapas de resolução, procede-se a escolha de matérias, desenvolvimento de conhecimentos próprios, aprofundamento da potencialidade dos processos de edição de obra original de autor. As etapas e metodologias processuais e tecnológicas introduzidas, permitem apoiar a revisão de aspetos oficinais e expressivos que intervêm no desenvolvimento criativo de um projeto de edição. Deste modo, aborda-se a documentação, as etapas digitais até à sua concretização, o uso profissional de processos analógicos mantendo o carácter experimental e eficiência na produção.  Dependendo do grupo, aprofundam-se diferentes possibilidades gráficas que assegurem a valorização do projeto editado.

Resultados de aprendizagem e competências

-conhecer e desenvolver uma prática em contexto profissional no uso das técnicas gráficas seriadas (serigrafia, offset e fotogravura)  para a elaboração de projetos autónomos de edição de obra original de autor  

- Coordenar e aplicar  o uso de recursos técnicos e sistemas de gestão para abranger a produção  artística vinculada à imagem impressa a partir da abrangência tecnológica do campo da gravura, do pré fotográfico ao digital, atendendo às necessidades materiais e logísticas do projeto;  

- Identificar, contextualizar e mobilizar a produção artística própria à gravura e impressão contemporâneos relativamente a outros discursos artísticos    

-  Executar projetos estruturados  a partir de um contexto oficinal  prevendo a sua formulação  em função de novas orientações de produção artística,  sob o ponto de vista da criação e edição em arte e contextos profissionais existentes (técnicos, materiais e humanos) na relação com outras áreas artísticas ou na relação com a comunidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo I. A Edição de arte em Gravura. O projeto de edição de autor.

 Definição de ideia e tema central de projeto autoproposto

As técnicas gráficas e a edição no contexto de arte contemporâneo: editoria de arte, autoedição e publicação experimental. Observação de oficinas de edição e contacto com profissionais da área.

Análise das etapas essenciais: idealização, documentação, exploração e experimentação gráfica, revisão e maquetização, BAT, impressão e identificação da tiragem.
Módulo 2. Concretização de projeto. O sentido da experimentação prática.
Apresentação de anteprojeto. Definição de recursos, ferramentas, estratégias criativas e trabalho individual e de grupo para a resolução de um projeto de edição.
Experimentação gráfica dirigida: serigrafia,  fotogravura e/ou offset sobre papel
Análise, avaliação e opções de edição

Módulo 3. Da produção gráfica à apresentação de projeto
 Materiais, ferramentas e infraestructuras técnicas para o projeto
Fases do processo de edição gráfica até maquete.

Validação final
A edição : concretização de provas e seleção

 Apresentação. Arte impressa em e fora de espaços expositivos. Difusão e distribuição.

Bibliografia Obrigatória

Christophe Cherix; Print/out. ISBN: 978-0-87070-825-1
Henrik Boegh; Manual de grabado no tóxico. ISBN: 978-87-987757-7-5
ULL; Printmaking today. ISBN: 0960-9253
Johanna Drucker; The^century of artists. books. ISBN: 978-1-887123-69-3
Robert Adam; Screenprinting. ISBN: 978-0-500-28425-4

Bibliografia Complementar

Bamber Gascoigne; How to identify prints. ISBN: 0-500-23454-X
Susan Dackerman; Prints and the pursuit of knowledge in early modern Europe. ISBN: 978-0-300-17107-5
Susan Tallman; The^ contemporary print. ISBN: 0-500-23684-4
John Dawson; The complete guide to prints and printmaking
Deborah Wye; Committed to print. ISBN: 0-87070-299-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa integra diferentes modalidades, de acordo com o contexto oficinal da gravura:

Trabalho oficinal especializado em oficina de serigrafia, offset e fotogravura

Aulas expositivas sobre edição em arte, autoedição e publicação experimental

Seminários/palestras e demonstrações com praticantes de áreas profissionais da edição,

Contacto e apresentação em contexto real vinculada a prática profissional (espaços expositivos, feiras de arte e edição obra gráfica sobre papel)

Feedback e análise /autoanálise do trabalho individualizado e em grupo

Sessões de apresentação individual e coletiva dos projetos

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação é distribuída, baseada no uso das oficinas e apresentação dos trabalhos em duas entregas: anteprojeto escrito e no final, apresentação oral para apresentação do projecto de edição de autor,  livro das oficinas e documentação digital.

Anteprojeto(10%)

Livro das oficinas como arquivo do trabalho oficinal, das observações e pesquisas (20%).

Apresentação do projeto de edição (60%).

Documentação para divulgação digital do projeto (10%)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Trabalho laboratorial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho escrito 5,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final. Cumprimento integral do programa de trabalho proposto de acordo com os objectivos da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

trabalho de projeto 70%
apresentação 10%
documentação oficinal 10%
dessiminação 10%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 17:18:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias