Desenho e Técnicas de Representação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Belas-artes |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante;
Desenvolver a ideia do desenho como objeto artístico, numa perspetiva próxima das investigações produzidas na área da Ilustração, trabalhando as suas similitudes e diferenças;
Prosseguir a ideia do caráter “projetual” do Desenho nas suas possíveis e diferentes vertentes;
Trabalhar numa “simulação” da investigação de ateliê, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate de ideias e da elaboração de textos. Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade, autonomia e concretização de um plano/programa individual de trabalho.
Envolvimento com a prática do desenho.
Organização e sistematização do trabalho.
Capacidade critica e reflexiva sobre o trabalho realizado.
Capacidade de contextualização e posicionamento do próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.
Assiduidade e acompanhamento do plano de trabalho. Pontualidade.
Considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O desenho como prática instrumental.
Clarificação da terminologia, meios e modos utilizados nas diferentes fases de conceção.
Estratégias, meios e suportes.
O desvio na dimensão processual: estudo e ações e dinâmicas processuais. (Montagem, enfatismo, exclusão)
O desenho e alterações de escala: Do micro ao macro.Bibliografia Obrigatória
John Berger;
Modos de ver. ISBN: 84-252-2003-3
Lino Cabezas Gelabert;
Dibujo y construcción de la realidad. ISBN: 978-84-376-2752-6
Lino Cabezas Gelabert;
El dibujo como invención. ISBN: 978-84-376-2472-3
Juan José Gómez Molina;
La^representación de la representación. ISBN: 978-84-376-2425-9
Juan José Gómez Molina;
Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Manfredo Massironi;
Ver pelo desenho. ISBN: 20.14
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 162 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
45 Horas de Contacto Semestral (HCS) distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (117h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos tendo presente a componente b-learning na metodologia de trabalho.
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a unidade curricular estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação no mínimo a 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina, assiduidade e participação.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Deverá ser articulada de acordo com o estudante e conforme a disponibilide docente.
Melhoria de classificação
Por frequência do ano seguinte.