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Design Multimédia

Código: DM302     Sigla: DM

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 48 Licenciatura em Design de Comunicação 4 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

* Estudar os múltiplos media em que o design de comunicação actua e qual o papel do designer de comunicação em cada um deles.
* Estudar e explorar os cruzamentos de media, os media híbridos e a acção de cada medium sobre os demais, sobre a sociedade e a cultura.
* Desenvolver uma cultura de projecto para os "novos media" ou media digitais.
* Estudar as diferentes tecnologias de comunicação através dos seus media e contextos.
* Perceber as diferentes influências temporais ou espaciais dos media.
* Perceber as estruturas de informação não-lineares.

Programa

A disciplina de Design Multimédia desenvolver-se-á através da realização de projectos teórico-práticos. Serão estudados diversos media — introduzindo-os tecnologicamente quando necessário — tentando explorar a sua expressividade e potencial comunicativo, focando em particular a forma como cada media reconfigura o seu texto, o autor, a escrita e a narrativa.

Bibliografia Obrigatória

Levinson, Paul; Digital McLuhan: A Guide to the Information Millenium, Routledge, 2001. ISBN: 0-415-24991-0
Bolter, Jay David; Grusin, Richard; Remediation: Understanding new media., The MIT Press, 2002. ISBN: 0-262-52279-9
Landow, George P.; Hyper / Text Theory, The Johns Hopkins University Press, 1994. ISBN: 0-8018-4838-5
Landow, George P.; Hypertext 3.0: Critical Theory and New Media in an Era of Globalization, The Johns Hopkins University Press, 2006. ISBN: 0-8018-8257-5
McLuhan, Marshall; Eric McLuhan; Laws Of The Media: The New Science, University of Toronto Press, 1988. ISBN: 0-8020-7715-3
McLuhan, Marshall; Understanding Media: The Extensions of Man, Routledge Classics, 1964. ISBN: 978-0-415-25397-0

Bibliografia Complementar

Tomas, David; Beyond the Image Machine: A History of Visual Technologies, Continuum, 2004. ISBN: 0-8264-6273-1
Bolter, Jay David; Writing Space. Computers, Hypertext and the Remediation of Print., Lawrence Erlbaum Associates, 2001. ISBN: 0-8058-2919-9
Lunenfeld, Peter; The Digital Dialetic: New Essays on New Media, The MIT Press, 1999. ISBN: 0-262-62137-1
Bolter, Jay David; Gromala, Diane; Windows and Mirrors: Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency, The MIT Press, 2003. ISBN: 0-262-02545-0
McLuhan, Marshall; Fiore, Quentin; The Medium is the Massage: An Inventory of Effects, Gingko Press, 2001. ISBN: 1-58423-070-3
Murray, Janet H.; Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace, The MIT Press, 1997. ISBN: 0-262-63187-3
McCloud, Scott; Understanding Comics: The Invisible Art, Paradox Press, 1999. ISBN: 1-56389-557-9
Wright, Alex; Glut: Mastering Information Through The Ages, Joseph Henry Press, 2007. ISBN: 978-0-309-10238-4
Helfand, Jessica; Screen: Essays on Graphic Design, New Media, and Visual Culture, Princeton Architectural Press, 2001. ISBN: 1-56898-310-7
Wright, Alex; Glut: Mastering Information Through The Ages, Joseph Henry Press, 2007. ISBN: 978-0-309-10238-4
Benkler, Yochai; The Wealth of Networks: How Social Production Transforms Markets and Freedon, Yale University Press, 2006. ISBN: 0-300-11056-1
Fuller, Matthew; Media Ecologies: Materialist Energies in Art and Technoculture, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-06247-X
Alexander, Christopher; Notes on The Synthesis of Form, Harvard University Press, 1971. ISBN: 0-674-62751-2
McCloud, Scott; Reinventing Comics, Paradox Press, 2000. ISBN: 1-56389-695-8
Lanham, Richard; The Electronic Word: Democracy, Technology and the Arts, University of Chicago Press, 1994. ISBN: 978-0226468853
Galloway, Alexander R.; Protocol. How Control Exists After Decentralization, The MIT Press, 2004. ISBN: 0-262-07247-5
Fishwick, Paul A.; Aesthetic Computing, The MIT Press, 2006. ISBN: 0-262-06250-X
Norman, Donald A.; The Invisible Computer, The MIT Press, 1998. ISBN: 0-262-64041-4
Norman, Donald A.; The Design Of Future Things, Basic Books, 2007. ISBN: 0-465-00227-7
Postman, Neil; Amusing Ourselves to Death, Public Discourse in the Age of Show Business, Penguin Books, 1985. ISBN: 0-14-30-3653-X
Wark, McKenzie; Gamer Theory, Harvard University Press, 2007. ISBN: 0-674-02519-9
Gelernter, David; Machine Beauty. Elegance and the Heart of Technology, Basic Books, 1998. ISBN: 0-465-04516-2
Wiener, Norbert; The Human Use of Human Beings, Da Capo Press, 1954. ISBN: 978-0-306-80320-8
Flichy, Patrice; Dynamics of Modern Communication: The Shaping and Impact of New Communication Technologies, Sage Publications, 1991. ISBN: 0-8039-7851-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará aulas formativas com aulas dedicadas ao desenvolvimento de projectos. Os projectos serão desenvolvidos por grupos de trabalho de dimensão variável, o que pretende não só desenvolver metodologias de projecto e de trabalho em equipa, como também explorar as multi-valências desenvolvidas pelo leque de disciplinas optativas que a turma poderá selecionar no decurso do semestre. Os conhecimentos previamente adquiridos no curso serão articulados com a aprendizagem desenvolvida ao longo do semestre, sendo também fomentada a capacidade crítica da turma, através da análise e discussão colectiva do trabalho em desenvolvimento.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 102,00
Projecto 1 Trabalho escrito 12,00 2008-10-09
Projecto 2 Trabalho escrito 21,00 2008-11-11
Projecto 3 Trabalho escrito 6,00 2008-11-25
Projecto 4 Trabalho escrito 30,00 2009-01-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nos exercícios desenvolvidos e nos restantes parâmetros avaliativos.

Fórmula de cálculo da classificação final

* Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela aplicação aos projectos a ser desenvolvidos.
* Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual e de adequação dos conhecimentos à eficaz resolução de problemas de design.
* Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos discentes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento das datas-limite associados a estes.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.
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