Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DSG301

Design III

Código: DSG301     Sigla: DSGIII

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 74 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer uma perspectiva realista das condições de trabalho e quotidiano da prática do Design de Comunicação nas seguintes variáveis: designer, equipa, ateliê, projecto, objecto, suporte, cliente, público, prazos, planificação, sustentabilidade, ética profissional, etc.
Saber equacionar os problemas de linguagem do design gráfico numa perspectiva cultural e social.
Implementar a utilização das ferramentas e materiais adequados, nomeadamente os recursos tecnológicos mais actuais.
Promover a investigação e a crítica sobre todos os temas e projectos do design.

Programa


A partir do desenvolvimento de competências relacionadas com a análise, reflexão e discussão das relações de interdependência entre indivíduo e colectivo, público e privado, produto e envolvente serão realizados exercícios práticos envolvendo trabalho de campo nas áreas da articulação semiótica em objectos de design de comunicação em articulação com a especificidade tecnológica dos novos meios de propagação.
É nosso objectivo ainda motivar o aluno a percorrer um vasto espectro de projectos-satélite em relação ao Design Editorial, de modo a que a sua formação seja ampla, consistente e objectiva, aplicada em exercícios multifacetados, referenciada em visitas técnicas e fundamentada no conhecimento teórico.

Bibliografia Obrigatória

Rick Poynor; Obey the Giant: Life in the Image World, August/Birkhauser, 2001. ISBN: 376436565X
Rick Poynor; No More Rules: Graphic Design and Postmodernism, Laurence King Publishing, 2003. ISBN: 1856692299
William Gibson; Pattern Recognition, Penguin Books, 2004. ISBN: 0140266143
Naomi Klein; No Logo, Flamingo, 2001. ISBN: 0006530400
Bruce Sterling; Shaping Things (Mediawork Pamphlet), The MIT Press, 2005. ISBN: 0262693267

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão, por parte de docentes e discentes, de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.

A colocação em prática em aula da ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, desenvolvendo, de forma individual ou colectiva, projectos de carácter prático e teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.
A avaliação será contínua e reflectirá sobre as qualidades dos alunos no contexto ensino-aprendizagem e sobre as qualidades do trabalho desenvolvido pelos alunos através da avaliação individual de cada projecto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 14:18:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias