Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LF500

Laboratório de Fotografia

Código: LF500     Sigla: LF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 25 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 2 - 6 45 162
3
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

— Aprofundar o conhecimento tecnológico relativamente à reprodução de imagens fotográficas;
— Conhecer o funcionamento de técnicas de impressão fotográfica;
— Aprender a revelar negativos no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Realizar a impressão de provas de contacto;
— Explorar processos alternativos de impressão fotográfica;
— Ampliar fotografias no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Aprender técnicas de manipulação fotográfica em contexto de laboratório;
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre análise de fotografias.

Resultados de aprendizagem e competências

O conteúdo científico e prático apresentado no contexto da aula servirá de estímulo à capacidade de investigação, experimentação e reflexão de temáticas relacionadas com a utilização do laboratório fotográfico, respondendo aos exercícios e projetos a apresentar no decorrer do semestre. Na primeira parte do semestre os estudantes desenvolvem pequenos exercícios que introduzem à prática laboratorial. A segunda parte do semestre serão apresentados dois projetos relativos à ampliação e manipulação fotográfica

Modo de trabalho

Presencial

Programa

— Caracterização de filmes de fotografia;
— Revelação de negativos;
— Caracterização de papel fotográfico;
— Realização de provas de contacto;
— Impressão fotográfica;
— Ampliação de fotografias;
— Manipulação de fotografias;
— Análise dos resultados fotográficos.

Bibliografia Obrigatória

Ansel Adams; A câmera. ISBN: 85-7359-124-2
Ansel Adams; A^cópia. ISBN: 85-7359-137-4
Ansel Adams; O negativo. ISBN: 85-7359-144-7
Michael Langford; Fotografia básica
António Sena; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: 972-0-06265-7
Philippe Dubois; O^acto fotográfico. ISBN: 972-699-280-X
Susan Sontag; On photography. ISBN: 0-14-005397-2
David Campany; Art and photography. ISBN: 0-7148-4286-9
Gerry Badger; The^Genius of photography. ISBN: 978-1-84400-363-1
Roland Barthes; A câmara clara. ISBN: 972-44-0076-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A coerência das metodologias de ensino é testada a partir de um acompanhamento rigoroso dos exercícios e projetos realizados pelos estudantes ao longo do semestre. Na fase final de cada trabalho (exercício ou projeto) são analisados os conhecimentos teóricos adquiridos bem como as soluções práticas associadas ao desenvolvimento das propostas. Os exercícios servem para testar as competências adquiridas enquanto que os projetos oferecem outra autonomia criativa, possibilitando ao estudante explorar e desenvolver o conhecimento adquirido.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Elaboração de projeto 50,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho laboratorial 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

— Assiduidade;
— Acompanhamento de projetos;
— Participação;
— Apresentação de trabalho;
— Desenvolvimento de exercícios e projetos;
— Curiosidade científica;
— Domínio tecnológico;
— Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.

Fórmula de cálculo da classificação final

— Realização de pequenos exercícios em grupos de trabalho;
— Desenvolvimento de projetos individuais ao longo do semestre;
— Apresentação dos trabalhos à turma, incentivando a discussão;
— Divulgação da classificação final de cada exercício e projeto (de A a F, do mais para o menos positivo);
— Reflexão sobre a avaliação;
— cálculo da avaliação final é efetuado segundo o somatório dos projetos desenvolvidos;
— Os projetos que não tenham sido devidamente acompanhados não serão motivo de avaliação.
— Os estudantes que não frequentem pelo menos 75% das aulas lecionadas não serão avaliados.

Observações

Para esta UC os estudantes têm que adquirir papel e filmes fotográficos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 21:17:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias