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História e Teoria da Comunicação

Código: HTC201     Sigla: HTC

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 64 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Inserindo-se num curso de design de comunicação esta disciplina adopta como seu objectivo principal o exercício da capacidade de interpretação e de reflexão perante os problemas e as dificuldades que a prática do design de comunicação coloca aos seus praticantes.
Tal exercício exige, obviamente, a aquisição de conhecimentos básicos relativos à história e teoria da comunicação, mas pressupõe também, como mais importante que a sua mera memorização, o desenvolvimento de modos próprios, pessoais, de uso desses conhecimentos. Entendendo-se aqui por uso o recurso a tais conhecimentos quando e como for necessário, o que implica a identificação prévia de um problema ou de uma dificuldade e a necessidade de se procurar ser o mais exacto possível nesse trabalho de identificação.
Sendo decisivo, como se percebe, o trabalho de tal identificação, a disciplina insistirá na sua elaboração, ampliando o mais possível a capacidade de recurso do aluno e assim possibilitando-lhe intervir em profundidade na cultura, sem ter de se remeter a meros retoques na sua superfície... possibilitando-lhe perceber, por exemplo, que um problema de tipografia pode não consistir apenas na escolha de um tipo de letra mas também em questões de naturezas várias que continuam em aberto na cultura letrada, muitas delas já desde as suas origens, e nas quais ele pode intervir através desse problema de tipografia, se for capaz de entender ou de imaginar como.
Chegados a este ponto podemos redefinir o objectivo principal da disciplina como sendo o de preparar os futuros designers para uma intervenção em grande profundidade nas bases culturais dos nossos processos de comunicação.
O que por sua vez exige do aluno a observação cuidadosa da sua própria prática, bem como das práticas alheias, no sentido de se aperceber do modo como são marcadas por essas bases culturais e das imensas tensões que é necessário procurar harmonizar... entre a palavra e o gesto, entre o oral e o escrito, entre o meio e a mensagem, entre o ver e o ler,...

Programa

O Programa, de acordo com os objectivos atrás definidos, é constituído por dois blocos bem diferenciados, o bloco dos "conhecimentos básicos" a que recorrer (I), e o bloco das "bases culturais" dos nossos processos de comunicação, que aqui surgirão sob a forma de um campo tensional entre dois elementos que se disputam a predominância nesse campo (II).

I. 1. As principais disciplinas que estudam as questões e a questão da comunicação, a)quer como tema integrado num campo mais vasto do saber (filosofia, psicologia, sociologia, antropologia,...), b)quer como disciplina autónoma (semiótica, pragmática, mediologia,...), bem como os seus autores mais importantes.
2. Os momentos decisivos na História da comunicação, tais como o surgimento e o desenvolvimento da linguagem, da arte, da escrita, da imprensa, da fotografia, da televisão, da informática,... e as diversas interpretações que procuram compreender-lhes o sentido e o alcance para organizarem uma classificação geral dos regimes de comunicação.
3. As relações entre a comunicação e a cultura, e os campos de estudo privilegiados nessa área: comunicação e cultura de massas; publicidade e propaganda; indústrias culturais; espectáculo e consumo; globalização e comunicação intercultural; sociedade em rede; contra-culturas;...

II. Exploração de um conjunto de campos tensionais básicos na comunicação:
1. Masculino / Feminino.
2. Publicidade / Informação.
3. Meio / Mensagem.
4. Estático / Dinâmico.
5. Identidade cultural / Relações culturais.
6. Luz / Som.
7. Documentário / Ficção.
8. Cor / Preto-e-branco.
9. Suporte / Ecrã.
10. Estética / Funcionalidade.
11. Voz / Gesto.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para haver adequação aos objectivos acima indicados torna-se necessário que haja, para além dos momentos de exposição e explicação por parte do professor de temas e questões propostas, pesquisa e reflexão dos alunos em torno de problemas precisos que lhes possibilite o exercício requerido, acompanhado e seguido de comentários e debate por parte do professor e dos colegas de turma. Os espaços de aula serão assim espaços de encontro onde se manifestarão diversas vias, eventualmente para se confrontarem ou sintonizarem, mas sobretudo para sentirem a sua força própria e apreciarem as das outras, aprendendo a aprender e a progredir no seio da multiplicidade e da diversidade, e a tirar partido da diferença como estímulo e elaboração da própria identidade, num processo de cooperação que, espera-se, se lhes revele como imprescindível para o seu avanço.
Haverá obviamente todo um trabalho de organização dos processos e procedimentos concretos que serão necessários para pôr em prática este método, trabalho que será realizado na e pela própria turma.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Observações

O ATENDIMENTO aos alunos será feito às 3ªfeiras das 16h às 18h e às 5ªfs das 14h às 15h no gabinete de Ciências da Arte (sala 11 do Pav. Sul).
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