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User Research and UCD

Código: URUCD01     Sigla: URUCD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DTS 10 Plano de Estudos da Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-03-10.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

User Research
Compreensão do potencial de técnicas etnográficas aplicadas à User-Research
Conhecimento dos diferentes métodos de apoio à User-Research
Preparação e aplicabilidade de cada método
Compreensão das vantagens e desvantagens dos diferentes métodos e práticas recomendadas

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos de aprendizagem estão focados na pesquisa do utilizador, com ênfase na aplicação de técnicas etnográficas para melhor entender utilizadores, os diferentes métodos de suporte à Pesquisa do utilizador, a preparação e aplicabilidade de cada método e as práticas.
Os conteúdos programáticos foram desenhados para atender a esses objetivos, fornecendo uma visão geral abrangente dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa do utilizador. Metodologias HCD são abordadas, a fim de fornecer insights sobre os requisitos dos utilizadores e como estes interagem com produtos e serviços em ambientes do mundo real.
Testes de usabilidade e testes de campo são abordados, fornecendo oportunidades para testar e refinar produtos e serviços em cenários do mundo real. Estudos longitudinais e ética são abordados, o que ajuda a entender os impactos de longo prazo de produtos e serviços nos utilizadores.
Por fim, requisitos de design, modelos de utilizador e cenários de uso são abordados.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Metodologias de HCD.
Etnografia e Observação
Entrevistas / Focus groups
Análise Qualitativa
Design Participativo
Probes Culturais e Tecnológicas
Testes de Usabilidade
Teste de campo
Estudos Longitudinais + Ética
Requisitos de design, modelos de utilizadores e cenários de utilização

Bibliografia Obrigatória

BILL GAVER, TONY DUNNE AND ELENA PACENTI; Cultural Probes, Interactions, Volume 6 Issue 1Jan./Feb. 1999 pp 21–29https://doi.org/10.1145/291224.291235
Graham Button; The ethnographic tradition and design, Design Studies
Lesley Axelrod; A Toolkit to Explore Lived Experience of Motivation: When Words are Not Enough

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação presencial: 20%
Trabalho laboratorial: 80%
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBL "Problem Based Learning" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes
apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho laboratorial 21,00
Total: 21,00

Obtenção de frequência

Participação presencial: 20%
Trabalho laboratorial: 80%
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBL "Problem Based Learning" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes
apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial: 20%
Trabalho laboratorial: 80%
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