User Research and UCD
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
User Research
Compreensão do potencial de técnicas etnográficas aplicadas à User-Research
Conhecimento dos diferentes métodos de apoio à User-Research
Preparação e aplicabilidade de cada método
Compreensão das vantagens e desvantagens dos diferentes métodos e práticas recomendadas
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos de aprendizagem estão focados na pesquisa do utilizador, com ênfase na aplicação de técnicas etnográficas para melhor entender utilizadores, os diferentes métodos de suporte à Pesquisa do utilizador, a preparação e aplicabilidade de cada método e as práticas.
Os conteúdos programáticos foram desenhados para atender a esses objetivos, fornecendo uma visão geral abrangente dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa do utilizador. Metodologias HCD são abordadas, a fim de fornecer insights sobre os requisitos dos utilizadores e como estes interagem com produtos e serviços em ambientes do mundo real.
Testes de usabilidade e testes de campo são abordados, fornecendo oportunidades para testar e refinar produtos e serviços em cenários do mundo real. Estudos longitudinais e ética são abordados, o que ajuda a entender os impactos de longo prazo de produtos e serviços nos utilizadores.
Por fim, requisitos de design, modelos de utilizador e cenários de uso são abordados.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Metodologias de HCD.
Etnografia e Observação
Entrevistas / Focus groups
Análise Qualitativa
Design Participativo
Probes Culturais e Tecnológicas
Testes de Usabilidade
Teste de campo
Estudos Longitudinais + Ética
Requisitos de design, modelos de utilizadores e cenários de utilização
Bibliografia Obrigatória
BILL GAVER, TONY DUNNE AND ELENA PACENTI; Cultural Probes, Interactions, Volume 6 Issue 1Jan./Feb. 1999 pp 21–29https://doi.org/10.1145/291224.291235
Graham Button; The ethnographic tradition and design, Design Studies
Lesley Axelrod; A Toolkit to Explore Lived Experience of Motivation: When Words are Not Enough
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Participação presencial: 20%
Trabalho laboratorial: 80%
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBL "Problem Based Learning" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes
apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho laboratorial |
21,00 |
Total: |
21,00 |
Obtenção de frequência
Participação presencial: 20%
Trabalho laboratorial: 80%
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBL "Problem Based Learning" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes
apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial: 20%
Trabalho laboratorial: 80%