Implementação e Avaliação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Conhecer e implementar metodologias de prototipagem e de avaliação no desenvolvimento de tecnologias clínicas;
Conhecer as especificidades das ‘User Interfaces’ em diferentes contextos e dispositivos de apoio à saúde e bem-estar humanos;
Conhecer os fatores humanos e sua articulação com a experiência de utilização em artefatos de apoio à saúde e bem-estar humanos;
Identificar e compreender as diferentes metodologias de gestão de projeto e de equipas para meios interativos;
Conhecer ferramentas de design e de prototipagem, implementando métodos para a definição dos requisitos do sistema/produto e design centrado no utilizador;
Conhecer, implementar e avaliar diferentes tipologias e fases de prototipagem, recorrendo a ferramentas de prototipagem rápida e desenvolvimento de aplicações e jogos, incluindo o recurso a linguagens e paradigmas de programação adequados;
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer e implementar metodologias de prototipagem e de avaliação no desenvolvimento de tecnologias clínicas: Sessões hands-on com o professor para conhecerem tecnologias de implementação como o Thunkable, JS, Flutterflow, React, etc. É apresentado métodos de avaliação focado em casos de saúde.
Conhecer as especificidades das ‘User Interfaces’ em diferentes contextos e dispositivos de apoio à saúde e bem-estar humanos.
Identificar e compreender as diferentes metodologias de gestão de projeto e de equipas para meios interativos.
Conhecer ferramentas de design e de prototipagem, implementando métodos para a definição dos requisitos do sistema/produto e design centrado no utilizador.
Conhecer, implementar e avaliar diferentes tipologias e fases de prototipagem, recorrendo a ferramentas de prototipagem rápida e desenvolvimento de aplicações e jogos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
• Programação para web e para jogos
• Prototipagem horizontal, vertical
• Prototipagem para web, apps e para jogos
• Frameworks de prototipagem
• ‘Mixed Methods’ na análise de dados: Vantagens e Desvantagens
• Análise estatística descritiva
• Métodos qualitativos (‘case studies’/ Exemplos de análises temáticas)
• Estudos de caso em saúde digital
• Sistemas de informação em saúde e registos clínicos eletrónicos
• Sistemas de apoio à decisão clínica
• Sinais e imagem médica
• Avaliação heurística
• Avaliação de usabilidade
• Avaliação da UX
• Métodos implícitos e explícitos
• Métodos de avaliação em sistemas de informação de saúde
Bibliografia Obrigatória
Adams, Ernest; Fundamentals of Game Design
Adams, Ernest; Fundamentals of Game Design
Brooke J.; SUS: A quick and dirty usability scale
Brooke J.; SUS: A quick and dirty usability scale
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning
Cooper, Alan, Robert Reimann, David Cronin, and Christopher Noessel; About Face: The Essentials of Interaction Design
Cooper, Alan, Robert Reimann, David Cronin, and Christopher Noessel; About Face: The Essentials of Interaction Design
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrerão em laboratório, sendo este um local essencialmente operativo e de experimentação, onde os discentes desenvolverão projetos teórico-práticos, implementando os conteúdos científicos e consolidando competências de natureza técnica.
A avaliação consiste em 40% da nota a componente Avaliação e 60% a componente Implementação.
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBL "Problem Based Learning" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes
explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho laboratorial |
33,00 |
Total: |
33,00 |
Obtenção de frequência
• Aulas práticas e expositivas para os alunos conhecerem e aplicarem diferentes frameworks e métodos de prototipagem através de mentorias e acompanhamento de projeto.
• Hands-on com o software Thunkable para os alunos entenderem e aplicarem os princípios-base da programação para web e para jogos.
• Introdução e aulas práticas para os alunos saberem implementar protótipos funcionais.
• Aulas expositivas para entenderem e aplicarem métodos de avaliação formativa e sumativa em diferentes fases de desenvolvimento do design de interação.
• Acompanhamento do planeamento e condução de testes de usabilidade recorrendo a modelos de utilizador
• Monitoramento com os alunos para selecionarem e aplicarem diferentes métodos de avaliação em diferentes fases dos processo de desenvolvimento de um projeto
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação consiste em 40% da nota à componente Avaliação e 60% à componente Implementação.