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Implementação e Avaliação

Código: IA01     Sigla: IA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DTS 9 Plano de Estudos da Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde 1 - 9 63 243

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer e implementar metodologias de prototipagem e de avaliação no desenvolvimento de tecnologias clínicas;
Conhecer as especificidades das ‘User Interfaces’ em diferentes contextos e dispositivos de apoio à saúde e bem-estar humanos;
Conhecer os fatores humanos e sua articulação com a experiência de utilização em artefatos de apoio à saúde e bem-estar humanos;
Identificar e compreender as diferentes metodologias de gestão de projeto e de equipas para meios interativos;
Conhecer ferramentas de design e de prototipagem, implementando métodos para a definição dos requisitos do sistema/produto e design centrado no utilizador;
Conhecer, implementar e avaliar diferentes tipologias e fases de prototipagem, recorrendo a ferramentas de prototipagem rápida e desenvolvimento de aplicações e jogos, incluindo o recurso a linguagens e paradigmas de programação adequados;

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer e implementar metodologias de prototipagem e de avaliação no desenvolvimento de tecnologias clínicas: Sessões hands-on com o professor para conhecerem tecnologias de implementação como o Thunkable, JS, Flutterflow, React, etc. É apresentado métodos de avaliação focado em casos de saúde.

Conhecer as especificidades das ‘User Interfaces’ em diferentes contextos e dispositivos de apoio à saúde e bem-estar humanos.

Identificar e compreender as diferentes metodologias de gestão de projeto e de equipas para meios interativos.

Conhecer ferramentas de design e de prototipagem, implementando métodos para a definição dos requisitos do sistema/produto e design centrado no utilizador.

Conhecer, implementar e avaliar diferentes tipologias e fases de prototipagem, recorrendo a ferramentas de prototipagem rápida e desenvolvimento de aplicações e jogos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

• Programação para web e para jogos
• Prototipagem horizontal, vertical
• Prototipagem para web, apps e para jogos
• Frameworks de prototipagem
• ‘Mixed Methods’ na análise de dados: Vantagens e Desvantagens
• Análise estatística descritiva
• Métodos qualitativos (‘case studies’/ Exemplos de análises temáticas)

• Estudos de caso em saúde digital
• Sistemas de informação em saúde e registos clínicos eletrónicos
• Sistemas de apoio à decisão clínica
• Sinais e imagem médica

• Avaliação heurística
• Avaliação de usabilidade
• Avaliação da UX
• Métodos implícitos e explícitos
• Métodos de avaliação em sistemas de informação de saúde

Bibliografia Obrigatória

Adams, Ernest; Fundamentals of Game Design
Adams, Ernest; Fundamentals of Game Design
Brooke J.; SUS: A quick and dirty usability scale
Brooke J.; SUS: A quick and dirty usability scale
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning
Cooper, Alan, Robert Reimann, David Cronin, and Christopher Noessel; About Face: The Essentials of Interaction Design
Cooper, Alan, Robert Reimann, David Cronin, and Christopher Noessel; About Face: The Essentials of Interaction Design

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrerão em laboratório, sendo este um local essencialmente operativo e de experimentação, onde os discentes desenvolverão projetos teórico-práticos, implementando os conteúdos científicos e consolidando competências de natureza técnica.

A avaliação consiste em 40% da nota a componente Avaliação e 60% a componente Implementação.

As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBL "Problem Based Learning" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes
explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho laboratorial 33,00
Total: 33,00

Obtenção de frequência

• Aulas práticas e expositivas para os alunos conhecerem e aplicarem diferentes frameworks e métodos de prototipagem através de mentorias e acompanhamento de projeto.
• Hands-on com o software Thunkable para os alunos entenderem e aplicarem os princípios-base da programação para web e para jogos.
• Introdução e aulas práticas para os alunos saberem implementar protótipos funcionais.
• Aulas expositivas para entenderem e aplicarem métodos de avaliação formativa e sumativa em diferentes fases de desenvolvimento do design de interação.
• Acompanhamento do planeamento e condução de testes de usabilidade recorrendo a modelos de utilizador
• Monitoramento com os alunos para selecionarem e aplicarem diferentes métodos de avaliação em diferentes fases dos processo de desenvolvimento de um projeto

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consiste em 40% da nota à componente Avaliação e 60% à componente Implementação.
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