Fatores Humanos e Cibersegurança
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
● Identificar as principais caraterísticas das contribuições psicológicas para o bem-estar e para o aumento da performance
● Identificar as principais caraterísticas do contexto de trabalho em saúde que condicionam a atividade humana.
● Identificar os diferentes tipos de erro humano assim como as estratégias de prevenção
● Identificar princípios e requisitos de privacidade, cibersegurança e legislação em vigor e como estes afetam o desenvolvimento, design, interação e integração da tecnologia centrada nos utilizadores
● Conhecer e analisar casos de estudo em contexto clínico na Interação Humano-computador
Resultados de aprendizagem e competências
● Identificar as principais caraterísticas das contribuições psicológicas para o bem-estar e para o aumento da performance
● Identificar as principais caraterísticas do contexto de trabalho em saúde que condicionam a atividade humana.
● Identificar os diferentes tipos de erro humano assim como as estratégias de prevenção
● Identificar princípios e requisitos de privacidade, cibersegurança e legislação em vigor e como estes afetam o desenvolvimento, design, interação e integração da tecnologia centrada nos utilizadores
● Conhecer e analisar casos de estudo em contexto clínico na Interação Humano-computador
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução ao processo de ‘Human Centred Design & User Experience’
● Metodología UCD (User-centered Design)
● Fatores Humanos: Sensoriais; Cognitivos; Emocionais
Segurança
● Fator humano em cibersegurança - impacto da interação, engenharia social, persuasão, privacidade, confiança, IoT (exemplos de projetos em saúde)
● Legislação - requisitos, impacto no design e no UCD (exemplos de projetos em saúde)
● Segurança da Informação: Requisitos de privacidade, cibersegurança e legislação (requisitos, impacto no design e no UCD. Exemplos de projetos em saúde)
● Ética e legislação RGPD
● Segurança na interação e usabilidade (identificar problemas e impacto na usabilidade, design e privacidade dos utilizadores)
Bibliografia Obrigatória
Diário da República; Lei n.º 58/2019, de 08 de Agosto - LEI DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.
Diário da República; Lei n.º 58/2019, de 08 de Agosto - LEI DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas. Discussão e debate entre os docentes e os estudantes.
Assiduidade: 30%
Participação na aula: 50%
Trabalho laboratorial: 20%
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBS "Problem Based Solving" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
21,00 |
Total: |
21,00 |
Obtenção de frequência
Aulas expositivas. Discussão e debate entre os docentes e os estudantes.
Assiduidade: 30%
Participação na aula: 50%
Trabalho laboratorial: 20%
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBS "Problem Based Solving" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade: 30%
Participação na aula: 50%
Trabalho laboratorial: 20%