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Fatores Humanos e Cibersegurança

Código: FHC01     Sigla: FHC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DTS 10 Plano de Estudos da Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

● Identificar as principais caraterísticas das contribuições psicológicas para o bem-estar e para o aumento da performance
● Identificar as principais caraterísticas do contexto de trabalho em saúde que condicionam a atividade humana.
● Identificar os diferentes tipos de erro humano assim como as estratégias de prevenção
● Identificar princípios e requisitos de privacidade, cibersegurança e legislação em vigor e como estes afetam o desenvolvimento, design, interação e integração da tecnologia centrada nos utilizadores
● Conhecer e analisar casos de estudo em contexto clínico na Interação Humano-computador

Resultados de aprendizagem e competências

● Identificar as principais caraterísticas das contribuições psicológicas para o bem-estar e para o aumento da performance
● Identificar as principais caraterísticas do contexto de trabalho em saúde que condicionam a atividade humana.
● Identificar os diferentes tipos de erro humano assim como as estratégias de prevenção
● Identificar princípios e requisitos de privacidade, cibersegurança e legislação em vigor e como estes afetam o desenvolvimento, design, interação e integração da tecnologia centrada nos utilizadores
● Conhecer e analisar casos de estudo em contexto clínico na Interação Humano-computador

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução ao processo de ‘Human Centred Design & User Experience’
● Metodología UCD (User-centered Design)
● Fatores Humanos: Sensoriais; Cognitivos; Emocionais

Segurança
● Fator humano em cibersegurança - impacto da interação, engenharia social, persuasão, privacidade, confiança, IoT (exemplos de projetos em saúde)
● Legislação - requisitos, impacto no design e no UCD (exemplos de projetos em saúde)
● Segurança da Informação: Requisitos de privacidade, cibersegurança e legislação (requisitos, impacto no design e no UCD. Exemplos de projetos em saúde)
● Ética e legislação RGPD
● Segurança na interação e usabilidade (identificar problemas e impacto na usabilidade, design e privacidade dos utilizadores)

Bibliografia Obrigatória

Diário da República; Lei n.º 58/2019, de 08 de Agosto - LEI DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.
Diário da República; Lei n.º 58/2019, de 08 de Agosto - LEI DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas. Discussão e debate entre os docentes e os estudantes.

Assiduidade: 30%
Participação na aula: 50%
Trabalho laboratorial: 20%

As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBS "Problem Based Solving" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 21,00
Total: 21,00

Obtenção de frequência

Aulas expositivas. Discussão e debate entre os docentes e os estudantes.

Assiduidade: 30%
Participação na aula: 50%
Trabalho laboratorial: 20%

As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBS "Problem Based Solving" com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Neste sentido, o planeamento das UCs reservará espaço para "Flipped Classes", onde os estudantes apresentarão e explicarão à turma o processo de trabalho e os resultados dos exercícios, constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de competências.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade: 30%
Participação na aula: 50%
Trabalho laboratorial: 20%
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