Design de Interação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Perceber a complexidade do campo do design de interação
Perceber a relevância do design de interação no campo alargado do design, na cultura e na
sociedade contemporâneas
Compreender as especificidades da arquitetura de informação para medias interativos
Obter conhecimentos sobre princípios, guidelines, padrões e métodos de design de interação.
Ser capaz de desenvolver a arquitetura de informação de sistemas interativos utilizando
metodologias de projeto como card sorting que permitam perceber quais as hierarquias e
terminologias mais adequadas aos utilizadores de um sistema
Ser capaz de desenvolver cenários de contexto e de percurso-chave que suportem os objetivos
funcionais dos utilizadores
Ser capaz de perceber os modelos mentais dos utilizadores para as várias tarefas e processo.
Resultados de aprendizagem e competências
Baseada numa lógica de PBL "Problem-Based Learning", os conteúdos programáticos acompanham a
prática permitindo assim aos estudantes atingirem os objetivos de aprendizagem propostos.
Os conteúdos sobre princípios, guidelines, padrões e métodos de design de interação, arquitetura de
informação, usabilidade assim como design inclusivo, multimodalidade e tecnologias assistivas
contribuirá não só para o aumento do conhecimento do estudante assim como para o alcance dos
objetivos da unidade curricular.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Princípios do design de interação e navegação (wireflows, storyboards, protótipos)
Padrões de design de interação
Arquitetura de informação
Acessibilidade e tecnologias assistivas
Usabilidade
Design Inclusivo, Multimodalidade e Tecnologias Assistivas
Bibliografia Obrigatória
Krug, Steve; Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability,
Krug, Steve; Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability,
Norman, Donald A.; Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things
Norman, Donald A.; Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A vertente laboratorial, a par com sessões de exposição e análise de material, por seminários, e por
fóruns de discussão e apresentação de projetos, informará a prática para o desenvolvimento de
cenários de contexto e de percurso-chave que suportem os objetivos funcionais dos utilizadores.
Deste modo o estudante será capaz de perceber os modelos mentais dos utilizadores para as várias
tarefas e processo.
A conjugação do domínio teórico e prático, permitirá ao estudante compreender a complexidade do
campo do design de interação e a sua relevância no campo alargado do design, na cultura e na
sociedade contemporâneas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho laboratorial |
21,00 |
Total: |
21,00 |
Obtenção de frequência
As aulas decorrerão em laboratório, sendo este um local essencialmente operativo e de
experimentação, onde os discentes desenvolverão projetos teórico-práticos, implementando os
conteúdos científicos e consolidando competências de natureza técnica.
As aulas serão constituídas por sessões de exposição e análise de material, por seminários, e por
fóruns de discussão e apresentação de projetos.
Participação: 20%
Trabalho laboratorial: 80%
As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBL; Problem-Based Learning; com três componentes complementares: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de
análise); Prática (onde o docente promoverá exercícios para resolução em tempo de aula e extra-aula); Palestra (onde um convidado da área da I&D ou indústria complementará as temáticas de algumas aulas). Os estudantes explicarão à turma o processo de trabalho constituindo-se estas aulas como momentos relevantes de aprendizagem e avaliação de
competências.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação: 20%
Trabalho laboratorial: 80%