Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > TPF01

Teorias e Práticas da Performance

Código: TPF01     Sigla: TPF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 13 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 3 - 6 60 162
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Criar projetos artísticos originais performativos, a partir de uma pesquisa teórica e prática.

Experimentar, encontrar e defender soluções práticas.

Conhecer as grandes linhas da história da performance, temas fraturantes e autores pertinentes.

Analisar criticamente questões específicas ligadas à prática artística de índole performativa, à sua apresentação, documentação e relação com os seus públicos.

Comunicar dúvidas, argumentar, debater ideias e projetos seus e dos outros.

Discutir e levantar diferentes pontos de vista, sugerir leituras, experiências e possíveis soluções num ambiente de partilha artística e intelectual.

Resultados de aprendizagem e competências

Conceber, desenvolver, produzir e apresentar um projeto artístico original de índole performativa, individual ou coletivo, com ou sem recurso a tecnologia.

Ser capaz de responder performaticamente a situações e exercícios com condicionantes de espaço, tempo, financeiras, tecnológicas ou outras.

Discutir as implicações teóricas, éticas, práticas e técnicas das suas performances e das dos outros.

Saber comunicar e documentar adequadamente uma obra ou evento performativo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A UC não tem pré ou co-requsitos.

Programa

A UC centra-se na prática performativa enquanto prática artística contemporânea autonomizada. Para tal, o exercício da prática é assente no conhecimento da tradição histórica e nas temáticas fraturantes que têm caracterizado a área da Performance ou da Live Art, ao longo dos tempos.

A dinâmica letiva é eminentemente laboratorial, com exercícios de duração diferente, na perspetiva de aprendizagens diversificadas das diferentes áreas e linhas da performance.

A UC organiza-se à volta dos seguintes temas: o corpo; corpos e comunidades; objetos e materiais; performatividade e as tecnologias da imagem e do som; ausência do corpo; espacialização e lugar da performance; espaços interiores e exteriores; o trabalho site-specific; tempo e duração; público(s), documentação e arquivo. Alguma(s) história(s) da performance e temas-debate.

Bibliografia Obrigatória

Roselee Goldberg; A^Arte da performance. ISBN: 978-989-95565-0-8
Ana Mendieta; Ana Mendieta. ISBN: 84-453-1756-3
Helena Almeida; Helena Almeida. ISBN: 972-739-047-1
Jones Amelia; Body Art: Performing the Subject, University of Minnesota Press, 1998

Bibliografia Complementar

Allan Kaprow; Essays on the blurring of art and life. ISBN: 0-520-20562-6
Roselee Goldberg; Performances. ISBN: 2-87811-168-0
Claire Bishop; Participation. ISBN: 978-0-85488-147-5
Schneider Rebecca; The explicit body in performance, Routledge, 1997
Of the Presence of the Body: Essays on dance and Performance ; Lepecki André (ed.), Wesleyan University Press, 2004
Schechner Richard; Performance Studies: An Introduction, Routledge, 2003
Schimmel Paul ; Out of actions, between performance and the object, 1949-1979, Thames and Hudson, 1998
O’Doherty Brian; Inside the white cube: the ideology of the gallery space, University of California Press, 1986
Bishop Claire; Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship, Verso, 2012
Bishop Claire; Installation Art. A Critical History, Tate Publishing, 2005
Ingold Tim; Being alive: essays on movement, knowledge and description, Routledge, 2011
Phelan Peggy; Unmarked. The politics of performance, Routledge, 1996
Rudolf Frieling; The^art of participation. ISBN: 978-0-500-23858-5
Fischer-Lichte Erika; The Routledge Introduction to Theatre and Performance Studies, Routledge, 2014
Heathfield Adrian ; Live. Art and Performance, Tate Publishing, 2004
Schneider Rebecca; Performing Remains: Art and War in Times of Theatrical Reenactment, Routledge, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrem em unidades de 4 horas e são de cariz teórico-prático.

Os momentos de caráter teórico são expositivos com discussão em grupo.

Os momentos práticos são despoletados por exercícios temáticos com condicionantes específicas, no sentido de se trabalharem diferentes questões e dificuldades da prática performativa. Os exercícios práticos vão alternando de duração, entre exercícios de resposta rápida e de duração intermédia.

Incentivando a prática da discussão crítica ativa e da interajuda, todos os resultados são discutidos e comentados criticamente em grupo.

Em função dos exercícios e dos interesses manifestos dos estudantes, são sugeridas leituras conjuntas, análise de autores e obras, e incentivados debates sobre temáticas.

São organizadas saídas de campo em conjunto para visitar espaços, assistir a performances, conferências, espetáculos, em função da oferta disponível e em estreita articulação com as entidades parceiras e organizadoras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

A UC não tem exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da avaliação final terá em conta a participação/assiduidade (20%) e os exercícios e trabalhos artísticos práticos desenvolvidos pela/o estudante (80%).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-20 às 09:33:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias