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Livros de Artista

Código: LA501     Sigla: LA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://gravura.fba.up.pt/home/investigacao/
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 15 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 3 - 6 60 162
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de livros de artista através de uma iniciação a conjunto procedimentos históricos de referência ( técnicas da litografia, técnicas fotogravura). Esta abordagem tecnológica permite ao estudante o desenvolvimento de trabalho independente, capacidade de análise e sentido crítico sobre a produção gráfica de autor.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais-  proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.

Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da produção de livros de artista num campo expandido. O exercício prático inicia uma consciência do contexto histórico, social e técnico da produção do livro de artista e contextso de edição assoaidos à obra gráfica de autor.  Conhecer e usar das tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de conhecimentos nas tecnologias gráficas (litografia, processos fotomecânicos) e competências técnicas associadas. Capacidade de desenvolver trabalho independente, analisar e avaliar produção gráfica de autor assim como potenciar o campo da produção gráfica de livros de artista, poster, múltiplos no contexto da arte contemporânea.

Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro da prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. Pesquisas integram ciência e tecnologia no processo criativo, de modo a estender o recurso a várias estratégias de investigação e concretização, e implementarem no presente soluções originais para os seus próprios projetos.

Estudantes são capazes de organizarem os conteúdos tecnológicos, metodológicos abordados integrando-os nos vários programas curriculares (pintura, escultura, multimédia, design de comunicação).

Estudantes consolidam métodos de documentação dos projetos e os seus conhecimentos tecnológicos permitem alargar o espectro de implementação, originalidade e impacto dos objetos usados para apresentar as pesquisas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


1-Conceito, história do livro de artista e contexto atual da auto edição e produção de múltiplos

A trilogia da impressão: matriz, tinta, suporte

As componentes da imagem impressa: impressão, multiplicação, disseminação

Conteúdo através da técnica: problemas de inscrição, tradução, reprodução, materialidade, acessibilidade, colaboração

A impressão como processo em detrimento do resultado.

2-Introduções tecnológicas: pensar através do fazer, explorar, verificar, expandir.

A; Introduções básicas aos princípios tecnológicos estruturantes: as técnicas básicas de manipulação do papel_ dobragem, vinco, colagem, cozedura, corte, rasgo, impressão, decalque, perfuração;

.papel e tridimensionalidade; aprender a construir em volume, pensar em sequência,

. explorar e aplicar técnicas simples de encadernação

B; Pesquisas plásticas em torno da impressão sobre superfícies

-  técnicas planográficas e contexto oficinal especializado e indiferenciado. Litografia in situ .

C; Introdução de métodos de tradução fotomecânica: fotografia e imagem impressa  

- técnicas de gravura fotomecânica (fotogravura e ou fotolitografia) e técnica hibridas. Da electrografia à serigrafia sobre metal.

Produção gráfica de um projeto editorial impresso.

- Maquetização e edição

Bibliografia Obrigatória

Moeglin-Delcroix Anne; Esthétique du livre d.artiste. ISBN: 2-85893-291-3
Drucker Johanna; The^century of artists. books. ISBN: 978-1-887123-69-3
Devon Marjorie; Tamarind techniques for fine art lithography. ISBN: 978-0-8109-7242-1

Bibliografia Complementar

Kathan Brown ; Ink, Paper, Metal, Wood: Painters and Sculptors , Chronicle Books, 1996
Marta Aguilar Moreno; LAMP [04]. ISBN: 978-84-697-7434-2
Mar Redondo i Arolas; HerbArt. ISBN: 978-84-9168-695-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ações tutoriais de orientação e crítica coletiva e individual aos diferentes tipos de exercício produzido

Sessões demonstrativas conduzidas por estrito cumprimento de guiões tecnológicos. Abordagem progressiva às diversas etapas técnicas

Realização de maquetes e exercícios sobre componentes do livro e abordagem ao papel

Sessões de investigação, desenvolvimento e realização de exercicios preliminares a projetos de caracter mais experimental.

Sessões de aprofundamento da prática implicada a partir das hipóteses técnicas apresentadas e já testadas e daquelas que surgem de uma exploracão individual dos enunciados.

Sessão de apresentacão, discussão e concretização de um projeto individual de investigação, documentacão do projeto de auto-edição em livro de oficinas 

Sessões abertas: apresentação de autores, e visitas de estudo e convites a gravadores e/ou impressores, editores para apresentarem a sua experiência profissional

Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica de projetos realizados dedicados a integração de estudantes em contexto real de edição de autor: organização, execução, acabamento
sessões.

Sessões de partilha de experiencias decorridas nas oficinas, consultas dos arquivos, troca de experiências com apresentação de trabalhos pelos seus pares.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Realização de projeto individual submetido através de montagem em espaço e portfolio visual 
Documentação de trabalho laboratorial  (livro de oficinas).
Documentação de trabalho de campo  (livro de oficinas).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:

Projeto com temática individual dedicado à realização de livro impresso editado ou exemplar único, acompanhado por um registo documental apropriado (portfolio visual).

Ensaios experimentais mantidos em paralelo com obrigatoriedade de submissão de maquetes de livros conducentea à realização  de um livro impresso editado ou exemplar único .

Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:

Acompanhamento a demonstrações organizadas com respectivos exercícios de aplicação e experimentação.

Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível.  

Envolvimento com a prática da impressão num sentido experimental e oficinal.

Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de livros originais.

Originalidade e qualidade dos livros produzidos.

Capacidade de contextualização e posicionamento do recurso ao livro de artista  enquanto prática artística contemporânea.

Melhoria de classificação

Frequência de ano seguinte.
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