Código: | PJ301 | Sigla: | PJ3 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DC | 68 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 2 | - | 12 | 90 | 324 |
A matéria desta unidade curricular incidirá sobre o Design Editorial e a evolução do objeto Livro enquanto publicação e suporte destacado das maiores descobertas da humanidade; enquanto a Escrita permitiu a difusão da comunicação o suporte papel permitiu a sua fixação para memória futura.
Partindo deste tema essencial e incontornável do design e da cultura visual os discentes são confrontados e desafiados a conceber uma publicação original, única e autónoma de forma a testar tanto o conhecimento adquirido ao longo da sua formação académica, como a provocar ou recriar a memória existente deste objeto na sociedade atual.
Tema: design editirial vs. marca/cultura portuguesa.
Sub-temas: experimental; guia; roteiro; manifesto.
Suporte/género: projeto poderá ser concebido e editado para qualquer dimensão (papel ou écran), tais como: blogue, webzine, instalação interativa, infografismo, desdobrável, mapa cartográfico, folheto, jornal, revista, dicionário, glossário, enciclopédia, livro, múltiplo ou fanzine.
As aulas assumirão uma abordagem expositiva e refletiva sobre temas fundamentais do Design como área de atividade artística ou profissional intrinsecamente relacionada com o projeto curricular.
Os discentes deverão trabalhar sobre o tema e subtema(s) propostos para esta unidade curricular, com o objetivo de fundamentar a abordagem do projeto escolhido, traduzindo-o no final num relatório técnico-teórico e num protótipo reveladores de um conceito diferenciador, pragmático e funcional.
Ambas as componentes (teórica e prática) serão apresentadas publicamente.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 60,00 |
Frequência das aulas | 90,00 |
Trabalho de investigação | 29,00 |
Trabalho laboratorial | 90,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 30,00 |
Total: | 324,00 |
. Como unidade curricular preponderantemente expositiva, a avaliação do discente decorrerá do relatório entregue (30%) e da pertinência do protótipo desenvolvido (50%), assumindo-se a apresentação pública como um elemento obrigatório e essencial para a compreensão e validação da componente teórica e prática;
. Parâmetros específicos (qualidade do relatório e protótipo complementar). Grelha de avaliação a apresentar na aula de apresentação;
. Considera-se que um discente cumpre a assiduidade da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (mais informações: ler o artigo 10.º do novo Regulamento de Avaliação dos Discentes da faculdade);
. A aprovação na unidade curricular está condicionada à assiduidade, participação nas aulas e entrega do projeto curricular.
. Participação presencial (20%) + Relatório (30%) + Protótipo do projeto (50%);
. Esta unidade curricular, dada a sua forte componente expositiva, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FBAUP.
Apenas pela frequência da uc no ano seguinte.
Todas as fases do projeto devem ser apresentadas ao docente, sob pena de não serem considerados no processo de classificação final.