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Projeto 3

Código: PJ301     Sigla: PJ3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 68 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 2 - 12 90 324

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • entender, conceber, coordenar, produzir, gerir e apresentar um projeto editorial autóctone, autoral, autónomo e independente;



  • repensar o conceito do objeto impresso, libertando-o da mera função de transmissor de conteúdos, escritos ou visuais, conferindo-lhe pertinência tanto como objeto artístico como emissor crítico;



  • criar, reciclar e inovar utilizando recursos e tecnologias sustentavelmente limitadas.

Resultados de aprendizagem e competências

A matéria desta unidade curricular incidirá sobre o Design Editorial e a evolução do objeto Livro enquanto publicação e suporte destacado das maiores descobertas da humanidade; enquanto a Escrita permitiu a difusão da comunicação o suporte papel permitiu a sua fixação para memória futura.
Partindo deste tema essencial e incontornável do design e da cultura visual os discentes são confrontados e desafiados a conceber uma publicação original, única e autónoma de forma a testar tanto o conhecimento adquirido ao longo da sua formação académica, como a provocar ou recriar a memória existente deste objeto na sociedade atual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tema: design editirial vs. marca/cultura portuguesa.

Sub-temas: experimental; guia; roteiro; manifesto.

Suporte/género: projeto poderá ser concebido e editado para qualquer dimensão (papel ou écran), tais como: blogue, webzine, instalação interativa, infografismo, desdobrável, mapa cartográfico, folheto, jornal, revista, dicionário, glossário, enciclopédia, livro, múltiplo ou fanzine.

Bibliografia Obrigatória

Bringhurst, Robert; Elementos do estilo tipográfico , Cosac Naify, 2006
Hara, Kenya; Designing Design , Lars Muller Publishers, 2007
Silva Artur Santos 080; Tarefas infinitas. ISBN: 978-972-8848-84-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas assumirão uma abordagem expositiva e refletiva sobre temas fundamentais do Design como área de atividade artística ou profissional intrinsecamente relacionada com o projeto curricular. 
Os discentes deverão trabalhar sobre o tema e subtema(s) propostos para esta unidade curricular, com o objetivo de fundamentar a abordagem do projeto escolhido, traduzindo-o no final num relatório técnico-teórico e num protótipo reveladores de um conceito diferenciador, pragmático e funcional.
Ambas as componentes (teórica e prática) serão apresentadas publicamente.

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Frequência das aulas 90,00
Trabalho de investigação 29,00
Trabalho laboratorial 90,00
Trabalho de campo 25,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

. Como unidade curricular preponderantemente expositiva, a avaliação do discente decorrerá do relatório entregue (30%) e da pertinência do protótipo desenvolvido (50%), assumindo-se a apresentação pública como um elemento obrigatório e essencial para a compreensão e validação da componente teórica e prática;

. Parâmetros específicos (qualidade do relatório e protótipo complementar). Grelha de avaliação a apresentar na aula de apresentação;

. Considera-se que um discente cumpre a assiduidade da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (mais informações: ler o artigo 10.º do novo Regulamento de Avaliação dos Discentes da faculdade);

. A aprovação na unidade curricular está condicionada à assiduidade, participação nas aulas e entrega do projeto curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

. Participação presencial (20%) + Relatório (30%) + Protótipo do projeto (50%);

. Esta unidade curricular, dada a sua forte componente expositiva, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FBAUP.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da uc no ano seguinte.

Observações

Todas as fases do projeto devem ser apresentadas ao docente, sob pena de não serem considerados no processo de classificação final.

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