Código: | PJ101 | Sigla: | PJ1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 72 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 1 | - | 12 | 90 | 324 |
Docente | Responsabilidade |
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Pedro Manuel Reis Amado | Regente |
Teorico-Prática: | 6,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 12,00 |
Pedro Manuel Reis Amado | 6,00 | ||
Rui Paulo Vitorino dos Santos | 6,00 |
A unidade curricular (UC) de Projeto 1 visa a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com comportamentos do Design na sua perspetiva comunicacional, passando pelo escrutínio e desenvolvimento de matérias basilares para a produção de objetos gráficos, tais como o texto ou os pictogramas.
A escrita, a caligrafia, a tipografia bem como as imagens de síntese são pensadas como matérias para o desenvolvimento da comunicação gráfica da mensagem, em suportes diversos, como o cartaz ou o livro.
Serão articulados exercícios em continuidade com o semestre anterior, assumidos aqui numa perspetiva focada tanto nos processos de composição como nos elementos-chave que os compõem. Serão desenvolvidos os princípios básicos da caligrafia e da tipografia para adquirir aptidões conceptuais e técnicas para progredir com solidez artística e científica em subdisciplinas da área do Design, como o Design Tipográfico, Pictografia e Iconografia, ou ainda Design Editorial.
Propõe-se uma reflexão acerca dos princípios de desenvolvimento da tipografia para suportes e propósitos editoriais, as suas características e condicionantes.
Serão desenvolvidos projetos nos campos:
Os projetos visam compreender a linguagem verbal e a imagem enquanto veículos de comunicação pela enfatização de sequência, composição, estrutura e identidade narrativa.
No campo da caligrafia e da escrita, será estimulada a sensibilização para as origens estéticas e formais dos caracteres, assim como compreender e avaliar: as proporções, o ritmo e os espaços entre letras, as palavras e as linhas. Os estudantes serão estimulados a investigar os modelos existentes e a desenvolver propostas próprias em abordagens como a criação de alfabetos.
No campo da Tipografia será estudado a anatomia e classificação tipográfica, a morfologia do texto e a representação do seu conteúdo semântico e narrativo passando pela sua construção formal até à composição textual. Os estudantes serão estimulados a investigar diferentes abordagens de composição e a desenvolver soluções de design de comunicação que combinem a composição de texto e imagem.
No campo da Pictografia, serão produzidas imagens de diferentes níveis de síntese e representação pictográfica, desde o pictograma ao ideograma. A exploração deste campo permite abordar a relação semiótica da imagem e dos signos, aplicando-a em diferentes contextos de Design de Comunicação como o Cartaz.
No campo do Design Editorial, serão introduzidos ao design de publicações — principalmente de livros — e serão encorajados a conceber, desenhar, paginar e produzir um artefacto editorial onde exploram não só a composição textual e a relação texto-imagem, mas também todas as questões relacionadas com a edição (de texto), design editorial (fluxo e cinética), e respetivas normas de editoriais (guias de estilo).
A UC inclui aulas expositivas, espaços de discussão coletiva e o desenvolvimento dos projetos.
Método expositivo de conteúdos e aplicação de exercícios práticos. Análise de reportórios que incluam trabalhos representativos do Design de Comunicação, englobando projetos editoriais com diferentes posicionamentos no mercado nacional e internacional. Desenvolvimento de exercícios, abrangendo cada um dos tópicos apresentados nos conteúdos programáticos, articulando conhecimentos desenvolvidos e apreendidos durante o semestre.
É considerada a assiduidade com fator contributivo para a avaliação, de forma a discutir e considerar fatores tais como: autonomia na investigação, processo de trabalho e maquetização dos projetos finais.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 190,00 |
Frequência das aulas | 90,00 |
Trabalho laboratorial | 44,00 |
Total: | 324,00 |
A fórmula de avaliação consiste na avaliação ponderada em: