Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > PJ101

Projeto 1

Código: PJ101     Sigla: PJ1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 73 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 1 - 12 90 324

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular (UC) de Projeto 1 visa a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com comportamentos do Design na sua perspetiva comunicacional, passando pelo escrutínio e desenvolvimento de matérias basilares para a produção de objetos gráficos, tais como o texto ou os pictogramas.

A escrita, a caligrafia, a tipografia bem como as imagens de síntese são pensadas como matérias para o desenvolvimento da comunicação gráfica da mensagem, em suportes diversos, como o cartaz ou o livro.

Serão articulados exercícios em continuidade com o semestre anterior, assumidos aqui numa perspetiva focada tanto nos processos de composição como nos elementos-chave que os compõem. Serão desenvolvidos os princípios básicos da caligrafia e da tipografia para adquirir aptidões conceptuais e técnicas para progredir com solidez artística e científica em subdisciplinas da área do Design, como o Design Tipográfico, Pictografia e Iconografia, ou ainda Design Editorial.

Propõe-se uma reflexão acerca dos princípios de desenvolvimento da tipografia para suportes e propósitos editoriais, as suas características e condicionantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Concluindo a UC de Projeto 1 com sucesso, os estudantes serão capazes de


  • Compreender as diferentes fases que envolvem o desenvolvimento de projeto de comunicação para a comunicação gráfica;

  • Conceber, desenhar, digitalizar ou sintetizar imagens;

  • Compreender os fundamentos, a origem e a técnica subjacente à forma comunicação escrita, nas diferentes naturezas caligráficas e tipográficas;

  • Produzir composições gráficas e tipográficas em diferentes suportes;

  • Utilizar de forma proficiente software DTP para edição e composição editorial.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Precedência obrigatória: Introdução ao Design

Programa

Serão desenvolvidos projetos nos campos:

  • Caligrafia e Escrita
  • Tipografia
  • Pictografia
  • Design Editorial

Os projetos visam compreender a linguagem verbal e a imagem enquanto veículos de comunicação pela enfatização de sequência, composição, estrutura e identidade narrativa.

No campo da caligrafia e da escrita, será estimulada a sensibilização para as origens estéticas e formais dos caracteres, assim como compreender e avaliar: as proporções, o ritmo e os espaços entre letras, as palavras e as linhas. Os estudantes serão estimulados a investigar os modelos existentes e a desenvolver propostas próprias em abordagens como a criação de alfabetos.

No campo da Tipografia será estudado a anatomia e classificação tipográfica, a morfologia do texto e a representação do seu conteúdo semântico e narrativo passando pela sua construção formal até à composição textual. Os estudantes serão estimulados a investigar diferentes abordagens de composição e a desenvolver soluções de design de comunicação que combinem a composição de texto e imagem.

No campo da Pictografia, serão produzidas imagens de diferentes níveis de síntese e representação pictográfica, desde o pictograma ao ideograma. A exploração deste campo permite abordar a relação semiótica da imagem e dos signos, aplicando-a em diferentes contextos de Design de Comunicação como o Cartaz.

No campo do Design Editorial, serão introduzidos ao design de publicações — principalmente de livros —  e serão encorajados a conceber, desenhar, paginar e produzir um artefacto editorial onde exploram não só a composição textual e a relação texto-imagem, mas também todas as questões relacionadas com a edição (de texto), design editorial (fluxo e cinética), e respetivas normas de editoriais (guias de estilo).

Bibliografia Obrigatória

Robinson, A; Writing and script: a very short introduction, Oxford University Press, 2009
Claude Mediavilla; Caligrafía. ISBN: 84-933446-8-0
Lupton, E.; Graphic Design: The New Basics. Princeton Architectural Press, Princeton Architectural Press, 2008
Krysinski, M.; The Art of Type and Typography, Routledge, 2017
Ellen Lupton; Thinking with type. ISBN: 1-56898-448-0
John Kane; A^type primer. ISBN: 1-85669-291-4
Bessa, J.; Representações do masculine e do feminino na sinalética, Universidade de Aveiro (tese de doutoramento)., 2005
Per Mollerup; Marks of excellence. ISBN: 0-7148-3838-1
Haslam, A. ; Book Design, Laurence King, 2006
Horton, W.; The Icon Book. Visual Symbols of Computer Systems and Documentation, John Wiley & Sons., 1994

Bibliografia Complementar

Gray, K.; Let’s Make Letters. Experiment, Practice, and Explore. , Princeton Architectural Press., 2021
Martin Andersch; Symbols, signs, letters. ISBN: 0-8306-5506-9
Hans Eduard Meier; Die^schrift-entwicklung. ISBN: 3-9520646-0-2
Haanes, C.; Calligraphy & Lettering. , Matura Press, 2020
Ewan Clayton; The^Golden thread. ISBN: 978-1-84887-363-6
Willen, B., & Strals, N. ; Lettering & Type: Creating Letters & Designing Typefaces. , Princeton Architectural Press., 2009
Cristóbal Henestrosa; How to create typefaces. ISBN: 978-84-938654-3-6
Noordzij, G.; The Stroke. , Hyphen Press., 2005
Stephen Coles; The^geometry of type. ISBN: 978-0-500-29245-7
Kunz, W.; Typography: Macro- +Microaesthetics., Verlag Niggli AG , 2020
Aicher, O. & Krampen, M. ; Sistemas de signos en la comunicacion visual., GG, 1979
Victor Margolin; Design discourse. ISBN: 0-226-50514-6
Ellen Lupton; Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9
Joep Pohlen; Letter fountain. ISBN: 978-3-8365-2509-1
Alan Pipes; Production for graphic designers. ISBN: 1-85669-458-5
Adrian Frutiger; Symbols and signs. ISBN: 3-9520646-5-3
Carter, R., Meggs, P., Day, B., Maxa, S., & Sanders, M.; Typographic Design: Form and Communication. , John Wiley & Sons, Inc., 2015
Smith, C., & AGI CreativeTeam.; InDesign CC Digital Classroom. , John Wiley & Sons, Inc. , 2013
Duncan, D.; Book Parts. , Oxford University Press, 2019
Ferreira, A. F.; Os limites da Foma do Livro: Contributos para a sua compreensão Semântica., FBAUP [Dissertação de Mestrado], 2019
Lommen, M. ; The Book of Books: 500 Years of Graphic Innovation. , Thames & Hudson, 2012
Olmert, M. ; The Smithsonian book of books. , Smithsonian Books, 1992
Walther, F. ; Codices illustres. The world's most famous illuminated manuscripts 400 to 1600. , Taschen, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC inclui aulas expositivas, espaços de discussão coletiva e o desenvolvimento dos projetos.

Método expositivo de conteúdos e aplicação de exercícios práticos. Análise de reportórios que incluam trabalhos representativos do Design de Comunicação, englobando projetos editoriais com diferentes posicionamentos no mercado nacional e internacional. Desenvolvimento de exercícios, abrangendo cada um dos tópicos apresentados nos conteúdos programáticos, articulando conhecimentos desenvolvidos e apreendidos durante o semestre.

É considerada a assiduidade com fator contributivo para a avaliação, de forma a discutir e considerar fatores tais como: autonomia na investigação, processo de trabalho e maquetização dos projetos finais.

Software

Adobe InDesign

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design gráfico
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação gráfica
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 190,00
Frequência das aulas 90,00
Trabalho laboratorial 44,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nos exercícios e projetos desenvolvidos, e nos restantes parâmetros avaliativos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A fórmula de avaliação consiste na avaliação ponderada em:


  • 80% Projetos práticos (inclui a componente processual, investigação e maquetização final);
  • 10% Assiduidade;
  • 10% Realização dos exercícios da avaliação contínua.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da cadeira.

Observações

Precedência obrigatória: Introdução ao Design
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 03:49:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias