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Desenho III

Código: DSIII01     Sigla: DSIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://d2fbaup.wordpress.com/
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 100 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 2 - 6 90 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Introduzir e aprofundar competências técnicas e processuais no âmbito do desenho, que ampliem as capacidades expressivas e comunicativas de cada estudante.

Consolidar a coordenação olhar-gesto nas representações do real.

Iniciar o confronto crítico com o universo histórico e funcional das imagens e processos de desenho.

Situar a relação entre perceção visual e perceção háptica como base operativa do desenho.

Compreender e usar o desenho como processo de hipótese e correcção.

Estimular o uso do desenho como instrumento privilegiado na mediação da realidade visível e conceptual.

Desenvolver competências que potenciem uma aprendizagem contínua e a gestão autónoma do trabalho

Resultados de aprendizagem e competências

Consolidar a coordenação olhar-gesto na expressão da forma, do espaço e do movimento.
Relacionar perceção e imaginação material.
Conhecer as propriedades dos meios, métodos e processos de desenho.
Adaptar o potencial dos meios e processos do desenho a diferentes funções e atividades criativas.
Desenvolver capacidades de experimentação e síntese na relação entre abordagens históricas do desenho e novas possibilidades tecnológicas.
Desenvolver um entendimento crítico sobre o impacto dos meios na construção do sentido das imagens.
Relacionar o saber adquirido, a história, a contemporaneidade do desenho e as expectativas individuais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência da UC Desenho I.
Demonstração de conhecimentos de conteúdo e nível similar ao programa de Desenho I.

Programa

Desenhar é comprometer-nos com ideias que se comunicam visualmente. Quando desenhamos, contudo, nunca estamos ‘só’ a ver. Desenhar é uma negociação constante entre a mente e o olhar, o corpo e os materiais. Esta negociação relaciona diferentes modos de perceção como a visão e o tato; envolve informação recolhida pelos gestos e movimentos do corpo; reflete a consciência que temos das sensações e emoções que o real nos suscita. Ao desenhar comprometemo-nos em simultâneo com estas várias dimensões do conhecimento.

O programa é pensado para consolidar a relação entre perceção/representação e a expressão, aprofundado o domínio das técnicas, das estratégias e dos materiais como linguagem do desenho. Este domínio decorre do conhecimento do repertório das práticas do desenho, mas também dos seus cruzamentos com outras tecnologias da imagem.

O programa está organizado em duas partes:

PARTE 1: INSTRUMENTALIDADE E EXPRESSÃO
- Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica.
- Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios.
- Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada.

PARTE 2: DESENHO COMO COMUNICAÇÃO
- Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho.
- A disposição do corpo no espaço e no tempo.
- Modos cromáticos no Desenho.
- Abordagem caligráfica e abordagem taxonómica


A PRIMEIRA PARTE é composta por dois projetos: «ÓPTICO E HÁPTICO» e «O DESENHO DOS OUTROS». No primeiro projeto os estudantes são encorajados a usar o desenho para encontrar formas de traduzir estímulos decorrentes de outros sentidos e do movimento do corpo, relacionando-os com estudos de observação; a explorar o papel que a luz e a escuridão têm na criação de novas formas e encontrar modos de os representar; a desenvolver estratégias de representação do espaço em movimento. O segundo projeto encoraja novas relações entre os meios tradicionalmente associados ao desenho e processos de reprodução e transferência de imagens, através da exploração criativa de desenhos e métodos de outros artistas, designers, ilustradores, arquitetos ou cartógrafos.

A SEGUNDA PARTE engloba os projetos 3 e 4: «O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO» e «DESENHO DE REPORTAGEM». As aulas presenciais serão realizadas em torno do terceiro projeto: a partir da observação do corpo em tempo real, os estudantes irão relacionar competências de observação e medida, desenhos de memória e formas de capturar e responder ao movimento. O desenho será um modo de interrogar a perceção do corpo hoje e criar novas formas para a sua representação. Nas aulas à distância será desenvolvido o quarto projeto sobre o Desenho de Reportagem. Neste projeto, cada estudante usará o desenho para documentar um acontecimento real e organizar narrativamente todo o processo de pesquisa.

O TRABALHO COMPLEMENTAR de Desenho II é concretizado no uso constante e pessoal do diário gráfico (mínimo A4). numa relação entre os conteúdos abordados na aula e os interesses e expectativas de cada estudante.

Bibliografia Obrigatória

Nathan Goldstein; The^art of responsive drawing
Manfredo Massironi; The^Psychology of graphic images. ISBN: 0-8058-2933-4
Juan José Gómez Molina; Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Juan José Gómez Molina; La^representación de la representación. ISBN: 978-84-376-2425-9
Alberto Carneiro; Desenho projecto de desenho. ISBN: 972-8560-249
Rosand, David; Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation, Cambridge University Press, 2016. ISBN: 978-1316637524
James Watrous; The^craft of old-master drawings. ISBN: 978-0-299-01425-4
MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack; Drawing Projects – An exploration on the language of drawing, Black Dog Press, 2011. ISBN: 978-1907317255

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino Teórico Prático, composto por:

Sessões teóricas e visuais de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos apresentados pelo docente oportunamente, em trabalho de aula e trabalho de campo, ambos de caracter presencial.
Análise, discussão e avaliação dos resultados obtidos.

Desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos em trabalho complementar, a realizar nas horas de trabalho sem contato com o docente.

Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para os conteúdos da UC, estando ainda aberta à participação em semináriose oficinas específicas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 90,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida mediante o cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho apresentado pelos docentes, ao nível do trabalho de aula e complementar, na demonstração dos objectivos e resultados de aprendizagem. Sendo uma UC de carácter presencial, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação mínima em 75% das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho desenvolvido em aula Presencial: 70%
- Projeto Óptico e Háptico: 15%
- Projeto 'O Desenho dos Outros': 15%
- Projeto 'O Corpo como objeto e sujeito': 20%
- Projeto 'Desenho de Reportagem': 20%

Trabalho complementar em diário gráfico: 30%

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte

Observações

BIBLIOGRAFIA
CARNEIRO, Alberto; TÁVORA, Fernando; MORENO, Joaquim (2002). Desenho Projecto de Desenho (cat. exp.) Porto: Museu Nacional Soares dos Reis, 18 de Maio – 30 de Junho de 2002.
COZENS, Alexander ([1785] 1977). A New Method of Landscape. London: Paddington Press.
GOLDSTEIN, Nathan (1999). The Art of Responsive Drawing. 5º Edição. New Jersey, Prentice-Hall.
MASSIRONI, Manfredo (2002). The Psychology of Graphic Images – Seeing, Drawing, Communicating. Tradução de Nicola Bruno. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. MOLINA, Juan José Gómez (ed.) (1999) Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporâneo. Madrid: Cátedra. MOLINA, Juan José Gómez (ed.) (2007). La Representación de la Representación - Danza, Teatro, Cine, Música. Madrid: Cátedra.
ROSAND, David (2002). Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation. Cambridge: Cambridge University Press. SALE, Tell; BETTI, Claudia (2004). Drawing – A Contemporary Aproach. 5ª Edição. Belmont: Thomson.
TAVARES, Eduardo (1994). Anatomia Artística: construção plástica do corpo humano. Porto: Asa.
TOFANI, A.M. Petrioli; RODINÓ, S.P. Valenti; SCIOLLA, G. Carlo (1991). Drawing - Forms, techniques, meanings. Milano: Silvana Editoriale.
WATROUS, James (2006). The Draft of Old Master Drawings. Madison: University of Wisconsin Press.
MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack (2011). Drawing Projects – An exploration on the language of drawing. London: Black Dog Publishing.
(Nota: outros recursos bibliográficos/icónicos serão fornecidos através das plataformas on-line)
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