Desenho I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Belas-artes |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender o desenho como veículo que opera, se relaciona e se equaciona, entre perceção e representação.
Introduzir e desenvolver as competências do Desenho como instrumento operativo de conhecimento e de reconhecimento.
Conhecer e aplicar terminologias básicas do desenho.
Sensibilizar o estudante para a importância do património e história do Desenho.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolver acuidade percetiva e visual na relação com o que o estudante observa.Desenvolver ferramentas gráficas adequadas a necessidades específicas de representação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Ativar a Visão
As questões da representação: o que vemos, o que desenhamos;
Os Mecanismos da Visão - sensores visuais, perceção, cognição, hemisférios cerebrais, intuição e razão;
Os Instrumentos de Aferição: O plano transparente, o visor, o medidor de ângulos, a quadricula, o lápis.
Perceção espacial e representação.
Tamanho e distância (escala e proporção)
Diagrama e medição;
Cheios e vazios;
Linha;
Enquadramento e escala;
Os meios de respresentação: Sistemas - axonometria, planta e alçados;
Exploração de instrumentos, dimensões e tempo do desenho.
Bibliografia Obrigatória
Ron Bowen;
Drawing masterclass. ISBN: 0-7529-0093-5
Robert L. Solso;
Cognition and the visual arts. ISBN: 0-262-19346-9
Betty Edwards;
Aprender a dibujar con el lado derecho del cerebro. ISBN: 84-7953-074-X
Manfredo Massironi;
Ver pelo desenho
Gottfried Bammes;
L. étude du corps humain. ISBN: 2-249-27829-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 162 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
90 Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos; Aulas teórico-práticas de concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, crítica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (72h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objeto de estudo, visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops,
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
90,00 |
Trabalho laboratorial |
72,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas.
Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.
Melhoria de classificação
Mediante frequência do ano letivo seguinte.