Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DES01

Desenho I

Código: DES01     Sigla: DES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 90 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 1 - 6 90 162
DC 76 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 1 - 6 90 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender o desenho como veículo que opera, se relaciona e se equaciona, entre perceção e representação.
Introduzir e desenvolver as competências do Desenho como instrumento operativo de conhecimento e de reconhecimento.
Conhecer e aplicar terminologias básicas do desenho.
Sensibilizar o estudante para a importância do património e história do Desenho.

Resultados de aprendizagem e competências



Desenvolver acuidade percetiva e visual na relação com o que o estudante observa.Desenvolver ferramentas gráficas adequadas a necessidades específicas de representação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ativar a Visão

As questões da representação: o que vemos, o que desenhamos;
Os Mecanismos da Visão - sensores visuais, perceção, cognição, hemisférios cerebrais, intuição e razão;
Os Instrumentos de Aferição: O plano transparente, o visor, o medidor de ângulos, a quadricula, o lápis.
Perceção espacial e representação.
Tamanho e distância (escala e proporção)
Diagrama e medição;
Cheios e vazios;
Linha;
Enquadramento e escala;
Os meios de respresentação: Sistemas - axonometria, planta e alçados;
Exploração de instrumentos, dimensões e tempo do desenho.

Bibliografia Obrigatória

Ron Bowen; Drawing masterclass. ISBN: 0-7529-0093-5
Robert L. Solso; Cognition and the visual arts. ISBN: 0-262-19346-9
Betty Edwards; Aprender a dibujar con el lado derecho del cerebro. ISBN: 84-7953-074-X
Manfredo Massironi; Ver pelo desenho
Gottfried Bammes; L. étude du corps humain. ISBN: 2-249-27829-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 162 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
90 Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos; Aulas teórico-práticas de concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, crítica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (72h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objeto de estudo, visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops,

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 90,00
Trabalho laboratorial 72,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas.
Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano letivo seguinte.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:00:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias