Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CA401

Critica de Arte

Código: CA401     Sigla: CA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 94 Plano de estudos oficial 2011 4 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Entendendo a produção e recepção de obras de arte como um processo dinâmico de criação de significações e valores, a Crítica da Arte, enquanto lugar de uma recepção especializada, será entendida numa dimensão constituinte: o trabalho da crítica não consiste apenas em identificar sentidos ou valores prévios à relação de recepção, mas de os produzir a partir das propostas do autor. Nessa medida, a unidade curricular de Crítica de Arte propõe-se investigar os mecanismos de formação da recepção crítica, numa relação de reenvio crítico permanente para os seus objectos. Define-se como objectivo a intelecção da relação dinâmica entre o produtor, o receptor especializado (o crítico) e o receptor não especializado.

Programa

— Tomaremos como ponto de partida privilegiado os autores e artistas que emergem e configuram o Modernismo (a partir das primeiras décadas do século XX), abrindo para o diacrónico questionamento do Modernismo e a emergência da contemporaneidade e as diversas vias que a definem quer ao nível da produção artística, quer ao nível dos discursos da crítica. Não se pretende efectuar uma leitura exaustiva de movimentos e abordagens críticas, mas de identificar os movimentos de continuidade ou ruptura ao nível das práticas artísticas e os seus correlatos ao nível da formulação de dispositivos de recepção crítica.

Itens do Programa:


1 — A recepção crítica como relação constituinte da obra e da experiência artística.

2 — A crítica de arte como lugar de mediação:
a) Mediação e neutralidade – problematização;
b) Subjectividade e objectividade – problematização;
c) A qualidade da mediação: critérios de qualidade do texto crítico.

3 — Os instrumentos da crítica: dispositivos e procedimentos: os momentos do trabalho de recepção crítica: - Contextualizar; - Descrever; - Interpretar; - Avaliar.

4 — A produção artística como acto de produção de dispositivos críticos implícitos ou explícitos.
a) Marcel Duchamp e a auto-reconfiguração crítica do seu trabalho.
b) Joseph Kosuth e a produção programática do contexto de recepção crítica.

5 — Experiência e interpretação, e avaliação:
a) Como dizer uma imagem (o que dizer de uma imagem)?;
b) Sentido e experiência visual – problematização;
c) Critérios de avaliação;

6 — Do Modernismo ao Pós-modernismo: as aporias da contemporaneidade.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação crítica de textos e imagens, complementada com o trabalho individual sobre os diferentes materiais disponibilizados.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

De acordo com o RREA e as indicações dos orgãos científicos da FBAUP, a obtenção de frequência supõe a presença a um mínimo de 75% das aulas previstas.

Melhoria de classificação

Exame final.



Observações

Horário de atendimento: quarta-feira, das 16 às 18 horas. Sujeito a marcação prévia.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-18 às 00:20:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias