Critica de Arte
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Arte |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
94 |
Plano de estudos oficial 2011 |
4 |
- |
3 |
34 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Entendendo a produção e recepção de obras de arte como um processo dinâmico de criação de significações e valores, a Crítica da Arte, enquanto lugar de uma recepção especializada, será entendida numa dimensão constituinte: o trabalho da crítica não consiste apenas em identificar sentidos ou valores prévios à relação de recepção, mas de os produzir a partir das propostas do autor. Nessa medida, a unidade curricular de Crítica de Arte propõe-se investigar os mecanismos de formação da recepção crítica, numa relação de reenvio crítico permanente para os seus objectos. Define-se como objectivo a intelecção da relação dinâmica entre o produtor, o receptor especializado (o crítico) e o receptor não especializado.
Programa
— Tomaremos como ponto de partida privilegiado os autores e artistas que emergem e configuram o Modernismo (a partir das primeiras décadas do século XX), abrindo para o diacrónico questionamento do Modernismo e a emergência da contemporaneidade e as diversas vias que a definem quer ao nível da produção artística, quer ao nível dos discursos da crítica. Não se pretende efectuar uma leitura exaustiva de movimentos e abordagens críticas, mas de identificar os movimentos de continuidade ou ruptura ao nível das práticas artísticas e os seus correlatos ao nível da formulação de dispositivos de recepção crítica.
Itens do Programa:
1 — A recepção crítica como relação constituinte da obra e da experiência artística.
2 — A crítica de arte como lugar de mediação:
a) Mediação e neutralidade – problematização;
b) Subjectividade e objectividade – problematização;
c) A qualidade da mediação: critérios de qualidade do texto crítico.
3 — Os instrumentos da crítica: dispositivos e procedimentos: os momentos do trabalho de recepção crítica: - Contextualizar; - Descrever; - Interpretar; - Avaliar.
4 — A produção artística como acto de produção de dispositivos críticos implícitos ou explícitos.
a) Marcel Duchamp e a auto-reconfiguração crítica do seu trabalho.
b) Joseph Kosuth e a produção programática do contexto de recepção crítica.
5 — Experiência e interpretação, e avaliação:
a) Como dizer uma imagem (o que dizer de uma imagem)?;
b) Sentido e experiência visual – problematização;
c) Critérios de avaliação;
6 — Do Modernismo ao Pós-modernismo: as aporias da contemporaneidade.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação crítica de textos e imagens, complementada com o trabalho individual sobre os diferentes materiais disponibilizados.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o RREA e as indicações dos orgãos científicos da FBAUP, a obtenção de frequência supõe a presença a um mínimo de 75% das aulas previstas.
Melhoria de classificação
Exame final.
Observações
Horário de atendimento: quarta-feira, das 16 às 18 horas. Sujeito a marcação prévia.