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Design II

Código: DSG300     Sigla: DSG 2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2021/2022 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 62 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 18 240 486
Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/02/2021 3 - 18 240 486

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver e compreender o design de sistemas de identidade, corporativos e institucionais, desde a sua origem até à suas manifestações actuais. Desenvolver projectos de identidade a partir de diversos programas, fins e media em que o design de sistemas de identidade se desenvolve actualmente. Compreender conceitos estruturais de design de comunicação, de design de identidade e consolidar a cultura de projecto em design, desenvolvendo uma abordagem crítica à sua prática.

Resultados de aprendizagem e competências

Numa lógica sequencial são desenvolvidas competências de caráter conceptual, técnico, operativo, estético e simbólico relativas aos campos dos sistemas de identidade, do design de identidade e dos seus signos e estratégias.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Design II desenvolve-se a partir da realização de um conjunto de 5 projectos de caráter teórico-prático. Numa lógica sequencial são abordadas e desenvolvidas competências a nível conceptual, técnico, operativo, estético e simbólico relativas ao design de identidade e dos sistemas de identidade, mediante uma hierarquia de complexidade e de profundidade de programa. 

Bibliografia Obrigatória

Frutiger Adrian; Signos, símbolos, marcas, senales. ISBN: 968-887-271-7
Hicks, John; The Icon Handbook, 2011. ISBN: 978-1-907828-04-1
Wally Olins; Wally Olins: The Brand Handbook, Thames & Hudson, 2008. ISBN: 9780500514085
Alina Wheeler; Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team, John Wiley & Sons, 2009. ISBN: 9780470401422
Daniel Raposo; Design de Identidade e Imagem Corporativa—Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa, Edições IPCB, 2008. ISBN: 978-989-8196-07-1
Solas, Javier González; Identidade Visual Corporativa La imagen de nuestro tiempo, Editorial Sintesis, 2002. ISBN: 84-7738-954-3

Bibliografia Complementar

Mollerup Per; Marks of excellence. ISBN: 0-7148-3838-1
Klein, Naomi; No Logo, Fourth Estate, 2010. ISBN: ISBN: 978-0006530404
Heller Steven 340; Design culture. ISBN: 1-880559-71-4
Meggs Philip B.; A history of graphic design. ISBN: 0-442-31895-2
Debbie Millman; Brand Thinking and Other Noble Pursuits, Allworth Press, 2013. ISBN: 978-1621532477
Debbie Millman; Brand Bible: The Complete Guide to Building, Designing, and Sustaining Brands, Rockport Publishers, 2012. ISBN: 978-1592537266
Terry Lee Stone; Managing the Design Process-Implementing Design: An Essential Manual for the Working Designer, Rockport Publishers, 2010. ISBN: 978-1592536191
Marty Neumeier; The brand gap: how to bridge the distance between business strategy and design: a whiteboard overview, New Riders, 2006. ISBN: 9780321348104
David Airey; Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities, New Riders, 2009. ISBN: 9780321660763

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular Design II desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático, alternando momentos de exposição de conteúdos, espaços de discussão colectiva e desenvolvimento de projectos. A sala de aula é organizada segundo uma estrutura laboratorial de produção e investigação em design, a sua ocupação assídua por parte dos discentes é fundamental e obrigatória para a concepção, desenvolvimento, apresentação e discussão dos projectos. Os projectos são desenvolvidos individualmente ou por grupos de trabalho de dimensões variáveis, incentivando metodologias de trabalho em equipa e o fluxo transversal de conhecimentos e competências.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 100,00
Frequência das aulas 240,00
Trabalho de investigação 46,00
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 486,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular Design II pressupõe dois momentos de avaliação correspondentes ao primeiro e segundo semestre. As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos projectos (80%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas (20%). Os trabalhos não acompanhados em aula não serão motivo de avaliação. 
A classificação final será calculada a partir da média ponderada das avaliações dos 5 projetos (P1 10% + P2 10% + P3 10% + P4 20% + P5 30%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação nas aulas e demais atividades letivas solicitadas (20%).
Todas as questões omissas no Regime Geral para Avaliação de Discentes da FBAUP serão tratadas caso a caso e resolvidos junto das instâncias competentes da Faculdade.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da unidade curricular.

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