Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DDM

Metodologias de Investigação

Código: DDM     Sigla: DDM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação
OFICIAL Estudos de Arte
OFICIAL Design

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Design

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DDES 7 Plano de Estudos de Programa Doutoral em Design 1 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC tem como objectivo dotar os estudantes de competências no domínio das metodologias adequadas à investigação em Design: 1) através do design; 2) para o design; 3) sobre o design (Frayling, 1993). Assim, assume-se uma aproximação iniciática visitando abordagens metodológicas fundamentais – numa perspectiva de co-relação entre investigação teórica e aplicada ao projecto na identificação e formulação das questões a investigar.objectivos de aprendizagem. Objectivos:– Conhecer as metodologias de referência, as várias abordagens à investigação em design e os princípios metodológicos que as suportam;– Estabelecer uma relação teórico-prática sobre métodos e técnicas de investigação, com destaque para as metodologias visuais;– Promover um pensamento critico, analítico, hermenêutico – mas simultaneamente sensível –, perspectivando a adequação das escolhas metodológicas ao objecto de investigação, não abdicando da condição de designer enquanto investigador.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao nível de um 3º ciclo, a capacidade de desenvolver um projecto de investigação com autonomia é determinante. Nesse sentido, esta UC pressupõe-se fornecer os princípios metodológicos, incentivar a análise critica, o questionamento e o debate. O desenvolvimento da disciplina sob as dimensões teórica e prática, pretende contribuir para uma reflexão instruída, e consequentemente, para a construção sustentada e criativa da investigação de cada estudante.

O aluno será capaz de produzir conhecimento através da análise de imagens.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Valoriza-se a possibilidade de experiência prévia em investigação, nomeadamente em contextos curriculares antecedentes, bem como a produção de uma proposta de investigação doutoral (já cumprida no acto de candidatura, e concomitantemente em curso).

Programa

1. A investigação em Design
a) através do design
b) para o design
c) sobre o design
 
2. Componentes de um projecto de investigação:
a) questões do estudo
b) proposições
c) unidade(s) de análise
d) relação entre dados e proposições
e) critérios de interpretação
 
3. Principais abordagens metodológicas
a) Características do paradigma Qualitativo
b) Características do paradigma Quantitativo
c) Métodos de análise visual
 
4.Classificação quanto ao método
a) a investigação histórica
b) investigação descritiva
c) estudo etnográfico
d) investigação correlacional
e) investigação experimental
f) investigação causal-comparativa
g) estudo de caso
 
5. Técnicas de suporte
a) recolha de dados
b) entrevistas e questionários
c) análise documental
d) recolha de artefactos
e) gravações de áudio e vídeo
 
6) Princípios éticos na investigação

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia a fornecer -; em aula
Sarah Pink; Doing visual ethnography. ISBN: 978-1-4129-2348-4
J. Gary Knowles; Handbook of the arts in qualitative research. ISBN: 978-1-4129-0531-2
Gillian Rose; Visual methodologies. ISBN: 978-1-4129-2191-6

Observações Bibliográficas

Marcus Banks; Visual methods in social reseaarch
Gillian Rose; visual methodologies
Collier and Collier; Visual Anthropology: Photography as a research Method
Jay Ruby; Using Visual Data in Qualitative Research
Jay Ruby; Visual Methods in Social Research
Jay Ruby; Visual Research Methods: Image, Society, and Representation
Sarah Pink; Doing Visual Ethnography
Sarah Pink; Doing Sensory Ethnography
Sarah Pink; Digital Ethnography
Sarah Pink; Visual Interventions: Applied Visual Anthropology
Sarah Pink; Situating Everyday Life: Practices and Places
Sarah Pink; Working Images: Visual Research and Representation in Ethnography

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A natureza da disciplina implica a aplicação de modelos expositivos com recurso frequente ao debate, suscitado pelos exemplos teóricos e práticos apresentados. Os casos expostos deverão ser questionados e interpretados em função do trabalho a desenvolver por cada discente.A apresentação e discussão das soluções encontradas para cada trabalho serão outro instrumento fundamental de aprendizagem. A resolução destes exercícios será acompanhada e criticada pelo professor, no intuito de que os alunos se sintam cada vez mais capazes de defender teoricamente o seu trabalho.Alguns exercícios centram-se no estudo, análise apresentação e debate de artigos científicos de autores de referência nestas matérias.

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Condições de Frequência: N/A

Fórmula de avaliação: 50+50=100

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 80,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

50+50=100

Provas e trabalhos especiais

Um quadro de imagens etnográfco e repectiva análise visual

Trabalho de estágio/projeto

N/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 01:56:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias