Metodologias de Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
OFICIAL |
Estudos de Arte |
OFICIAL |
Design |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC tem como objectivo dotar os estudantes de competências no domínio das metodologias adequadas à investigação em Design: 1) através do design; 2) para o design; 3) sobre o design (Frayling, 1993). Assim, assume-se uma aproximação iniciática visitando abordagens metodológicas fundamentais – numa perspectiva de co-relação entre investigação teórica e aplicada ao projecto na identificação e formulação das questões a investigar.objectivos de aprendizagem. Objectivos:– Conhecer as metodologias de referência, as várias abordagens à investigação em design e os princípios metodológicos que as suportam;– Estabelecer uma relação teórico-prática sobre métodos e técnicas de investigação, com destaque para as metodologias visuais;– Promover um pensamento critico, analítico, hermenêutico – mas simultaneamente sensível –, perspectivando a adequação das escolhas metodológicas ao objecto de investigação, não abdicando da condição de designer enquanto investigador.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao nível de um 3º ciclo, a capacidade de desenvolver um projecto de investigação com autonomia é determinante. Nesse sentido, esta UC pressupõe-se fornecer os princípios metodológicos, incentivar a análise critica, o questionamento e o debate. O desenvolvimento da disciplina sob as dimensões teórica e prática, pretende contribuir para uma reflexão instruída, e consequentemente, para a construção sustentada e criativa da investigação de cada estudante.
O aluno será capaz de produzir conhecimento através da análise de imagens.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Valoriza-se a possibilidade de experiência prévia em investigação, nomeadamente em contextos curriculares antecedentes, bem como a produção de uma proposta de investigação doutoral (já cumprida no acto de candidatura, e concomitantemente em curso).
Programa
1. A investigação em Design
a) através do design
b) para o design
c) sobre o design
2. Componentes de um projecto de investigação:
a) questões do estudo
b) proposições
c) unidade(s) de análise
d) relação entre dados e proposições
e) critérios de interpretação
3. Principais abordagens metodológicas
a) Características do paradigma Qualitativo
b) Características do paradigma Quantitativo
c) Métodos de análise visual
4.Classificação quanto ao método
a) a investigação histórica
b) investigação descritiva
c) estudo etnográfico
d) investigação correlacional
e) investigação experimental
f) investigação causal-comparativa
g) estudo de caso
5. Técnicas de suporte
a) recolha de dados
b) entrevistas e questionários
c) análise documental
d) recolha de artefactos
e) gravações de áudio e vídeo
6) Princípios éticos na investigação
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia a fornecer -; em aula
Sarah Pink;
Doing visual ethnography. ISBN: 978-1-4129-2348-4
J. Gary Knowles;
Handbook of the arts in qualitative research. ISBN: 978-1-4129-0531-2
Gillian Rose;
Visual methodologies. ISBN: 978-1-4129-2191-6
Observações Bibliográficas
Marcus Banks; Visual methods in social reseaarch
Gillian Rose; visual methodologies
Collier and Collier; Visual Anthropology: Photography as a research Method
Jay Ruby; Using Visual Data in Qualitative Research
Jay Ruby; Visual Methods in Social Research
Jay Ruby; Visual Research Methods: Image, Society, and Representation
Sarah Pink; Doing Visual Ethnography
Sarah Pink; Doing Sensory Ethnography
Sarah Pink; Digital Ethnography
Sarah Pink; Visual Interventions: Applied Visual Anthropology
Sarah Pink; Situating Everyday Life: Practices and Places
Sarah Pink; Working Images: Visual Research and Representation in Ethnography
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A natureza da disciplina implica a aplicação de modelos expositivos com recurso frequente ao debate, suscitado pelos exemplos teóricos e práticos apresentados. Os casos expostos deverão ser questionados e interpretados em função do trabalho a desenvolver por cada discente.A apresentação e discussão das soluções encontradas para cada trabalho serão outro instrumento fundamental de aprendizagem. A resolução destes exercícios será acompanhada e criticada pelo professor, no intuito de que os alunos se sintam cada vez mais capazes de defender teoricamente o seu trabalho.Alguns exercícios centram-se no estudo, análise apresentação e debate de artigos científicos de autores de referência nestas matérias.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final
Condições de Frequência: N/A
Fórmula de avaliação: 50+50=100
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
80,00 |
Estudo autónomo |
52,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
50+50=100
Provas e trabalhos especiais
Um quadro de imagens etnográfco e repectiva análise visual
Trabalho de estágio/projeto
N/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A
Observações
N/A