Laboratório Multidisciplinar 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Belas-artes |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta Unidade Curricular pretende abordar o campo disciplinar múltiplo que caracteriza a área de operação do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, instituindo-se como um espaço de investigação com cariz laboratorial em que são testados os pressupostos de investigação projetual individuais. A UC pretende assegurar o desenvolvimento de uma cultura de atelier indispensável à gestão e implementação da prática projetual, ao mesmo tempo que efetua a articulação com a componente de recensão ao conhecimento artístico e espacial e com a componente escrita da investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
Elaboração de conteúdos referentes à investigação em curso; Análise crítica de referências teóricas e práticas (análise de estudos-de-caso); Acompanhamento e discussão do(s) projeto(s) em curso e respetiva articulação com a componente teórica; Planeamento e exequibilidade das diferentes etapas da investigação de acordo com a calendarização prevista e respetiva antecipação de resultados; Elaboração do 2ºDraft da Dissertação (refere-se a um ponto de situação da dissertação à data do final do primeiro semestre e inclui todos os avanços e conteúdos produzidos pelo estudante para a investigação em curso).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa desta UC contém várias fases de trabalho que irão conduzir à preparação do 2ºDraft da Dissertação e Trabalho de Projeto. Com base no programa definido, pretende-se gerar diversas ações de acompanhamento do trabalho de investigação em curso. O acompanhamento individual, sendo continuado, permite ancorar os diferentes passos da investigação laboratorial em regime de atelier por forma a constituir um corpo de trabalho consistente e conducente à planificação e concretização de intervenções em contextos diversos, do espaço público ao museu. O acompanhamento coletivo estimula o trabalho partilhado e a prática de cariz colaborativo importantes em muitos projetos no âmbito artístico, tendo a análise de práticas profissionais variadas e relevantes o objetivo de permitir a aquisição de conhecimentos cruciais para o desenvolvimento da investigação própria.
Bibliografia Obrigatória
Frieling Rudolf 340;
The^art of participation. ISBN: 978-0-500-23858-5
Lefebvre Henri 1901-1991;
The^Production of space. ISBN: 0-631-18177-6
Bourriaud Nicolas;
Relational aesthetics. ISBN: ISBN 28-4066-060-1
Foster Hal;
The^Return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Tufte Edward Rolf;
Envisioning information. ISBN: 0-9613921-1-8
Hall Stuart 1932-2014 340;
Representation. ISBN: 0-7619-5432-5
Kester Grant H.;
Conversation pieces. ISBN: 978-0-520-27594-2
Bibliografia Complementar
Bachelard Gaston 1884-1962;
La^poétique de l.espace
Barker Emma 340;
Contemporary cultures of display. ISBN: 978-0-300-07783-4
Hubbard Phil 340;
Key thinkers on space and place. ISBN: 978-0-7619--4963-3
Warner Michael;
Publics and counterpublics. ISBN: 1-890951-28-5
Cahoone Lawrence 340;
From modernism to postmodernism. ISBN: 0-631-23213-3
Careri Francesco;
Walkscapes. ISBN: 84-252-1841-1
Helguera Pablo;
Education for socially engaged art. ISBN: 978-1-934978-59-7
Coles, Alex; The Transdisciplinary Studio, Sternberg Press , 2012
Doorley, Scott, Scott Witthoft; Make Space: How to Set the Stage for Creative Collaboration, Hasso Plattner Institute of Design at Stanford University , 2012
Finkelpearl, Tom; What We Made: Conversations on Art and Social Cooperation, Duke University Press Books , 2013
Nelson, Robin (ed); Practice as Research in the Arts: Principles, Protocols, Pedagogies, Resistances, Palgrave Macmillan , 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
No sentido de dar sequência aos objectivos definidos para UC as aulas teórico-práticas são preparadas tendo em conta os seguintes pontos: Aulas teóricas de exposição, discussão e análise de conteúdos já desenvolvidos; Aulas com apresentações (com docentes e convidados externos) referentes a outras investigações já realizadas e que sejam, de algum modo, pertinentes para os temas de investigação dos estudantes; acompanhamento e crítica individualizada e coletiva dos projetos em curso; Preparação, apresentação e discussão dos projetos em curso que irão apoiar e ser integrados na elaboração do trabalho final (2ºDraft da Dissertação/Trabalho de Projecto).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Estudo autónomo |
25,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Participação presencial
Comunicação oral (discussôes e apresentações em contexto de aula e 2 apresentações públicas)
Entrega do 2ºDraft da Dissertação/Trabalho de Projecto
Actualização de Portfolio com Trabalho projectual
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é contínua e resulta do cumprimento integral do plano de trabalho com os seguintes parâmetros: Comunicação oral (discussôes e apresentações em contexto de aula e 2 apresentações públicas) - 30% ; 2ºDraft da Dissertação/Trabalho de Projecto - 30%; Trabalho projectual - 30%; Particpação presencial - 10%