Código: | RDIT01 | Sigla: | RDIT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Humanidades |
EDUC | Humanidades |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Representações, Desenhos e Imagens do Território |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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RDIT | 5 | Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
São quatro os objetivos gerais estruturantes:
- identificar e valorizar o campo comum às três áreas de saber envolvidas, numa perspetiva culturalista e mediadas maioritariamente pelo Desenho;
- conhecer a morfologia de diferentes territórios a partir de diferentes representações e pelas práticas do Desenho, valorizando a relação do corpo com a forma e o espaço, com lastro em Alberto Carneiro;
- refletir a posição do corpo no território, quer em registos a produzir, quer em representações lidas, atendendo aos contextos percetivos próprios dessas representações;
- articular frutuosamente a relação entre diferentes tipologias de registos gráficos, como método, mas também como processo de aprendizagem per si.
Pelo cumprimento das tarefas estabelecidas para a consecução dos objetivos gerais, deverão os estudantes conseguir alcançar os seguintes conhecimentos e competências específicos:
- conhecer e valorizar diferentes representações do território provenientes de diferentes dimensões da atividade e do conhecimento humanos;
- ler e interpretar diferentes representações de territórios e lugares - sem esquecer que esse ato é ele próprio uma representação - privilegiando o Desenho como mediador;
- reconhecer e descrever lugares e territórios a diferentes escalas e em diferentes tempos, utilizando vários modos do Desenho;
- dominar a dimensão da escala do território, na sua estreita relação com diferentes modos de abordar as suas perceção e representação gráfica, ao longo de intervalos de tempo selecionados;
- construir e operacionalizar estratégias de identificação e controlo dos diferentes tipos de desvios resultantes do confronto entre realidade e representação.
- Morfologia dos territórios: O sujeito das representações
- Das utopias às distopias: Representações dos territórios (oradores convidados por área do saber)
- Da perspetiva, pelas vistas panorâmicas, até à fotogrametria e os SIG: A escala, o tempo e a toma das representações
- Perspetivistas, paisagistas, topógrafos e cartógrafos: Representações científicas e representações fantasiosas
- Cartografia histórica urbana: Representações da cidade ao longo do tempo
- Do caderno de campo à depuração racional: os modos do Desenho
- Dos desenhos às fotografias: A interpolação de representações, desenhos e imagensCom a UC pretende-se colaborar na formação de cidadãos responsáveis, ativos, críticos e construtores de soluções, cidadãos que estejam preparados para uma vida ativa de constante aprendizagem. Para tal, o método de projeto será o escolhido, por promover pedagogias ativas e propiciadoras de uma robustez da autonomia investigativa dos estudantes convocados. No percurso seguido pelo projeto de cada estudante – e no do próprio estudante pela construção do conhecimento –, serão inscritas contribuições atinentes, dos docentes, dos oradores convidados, das visitas de estudo e das leituras recomendadas, sempre que oportuno. Acresce o valor dos debates crítico e avaliativo que serão incentivados regularmente, conseguindo-se, assim, momentos centrais de aferição e reorientação.
Sob este desígnio, organizam-se, do modo abaixo proposto, a distribuição da atividade, entre Horas de Contacto e Horas de Trabalho Autónomo.
As Horas de Contato destinar-se-ão a aulas com um caráter teórico-prático, compostas por diferentes momentos e atividades, determinados pelas necessidades do desenvolvimento do projeto de representação de território, em cujo desenvolvimento e crítica se investe a maior fatia deste período. Os momentos referidos poderão ser da seguinte forma listados:
- apresentação de comunicações de oradores convidados, abertas à cidade, para abordarem as representações do território produzidas no âmbito da atividade e/ou grupo profissional, ou outro, do convidado; estas seções serão seguidas por debate aberto;
- saídas de campo – a acontecer durante as aulas de desenvolvimento do projeto de representação ou em tempos extra, se adequado e conveniente para o reforço do projeto;
- tempos de sustentação teórica de enquadramento;
- debate avaliativo – a acontecer periodicamente, mantendo o estudante, o grupo turma e os docentes sempre a par da evolução do processo de ensino-aprendizagem e da satisfação de todos os envolvidos, podendo ser, a todo o tempo, equacionadas todas as necessárias consolidações e/ou reorientações.
As Horas de Trabalho Autónomo serão reservadas ao:
- desenvolvimento e consolidação autónoma dos conhecimentos adquiridos, materialização de um projeto de representação do território, promovendo-se trabalho em parceria e o debate, e sempre contando com a disponibilidade dos tempos de apoio ao discente.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 75,00 |
Frequência das aulas | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Os estudantes serão incentivados a definir, à partida, um corpo genérico de princípios de avaliação face aos desafios que a Unidade curricular lhes apresentará. Acresce que, perante os perfis dos estudantes e/ou profissionais, conseguirá a docência melhor alinhar o perfil da avaliação aos estudantes. Importa referir que, no decorrer do tempo, os parâmetros de avaliação irão sendo alvo de discussão e adequação ao perfil dos conteúdos e do trabalho desenvolvido, sob estritos critérios de qualidade do conhecimento a ser produzido.
Os estudantes serão também incentivados a participar na sua própria avaliação, bem como na dos colegas, de acordo com os parâmetros de avaliação construídos e sob orientação docente.
Por fim, prevê-se que no final do semestre letivo haja um tempo para que todos os estudantes possam refletir de modo crítico, individualmente e em grupo-turma, sobre a produção de conhecimento alcançado.
Assim colocado, o estudante deverá participar em 75% das aulas, participar no acompanhamento dos projetos e realizar, apresentar e defender os seus projeto de representação.
A avaliação será distribuída e incidirá (100%) sobre projetos de representação do território, que os estudantes definirão e conduzirão.
Contudo, ficará definido à partida que dessa globalidade, 40% advirão do que se retirar do acompanhamento do trabalho de projeto e da participação nas aulas, por parte de cada estudante. Esse acompanhamento revelará, de modo dinâmico e contínuo, da inscrição que cada estudante fez, e como o fez, dos tributos recolhidos dos momentos de pendor mais expositivo, da bibliografia e das sessões críticas dinamizadas, oportunamente, em grupo-turma. Por outro lado, aqueles momentos de acompanhamento permitirão que o estudante vá tendo conhecimento do progresso da sua aprendizagem e dos rumos a experimentar e/ou consolidar.
Consequentemente, também terá de ficar definido o campo de incidência dos restantes 60%. Assim, estabelece-se que esses considerarão o produto final previsto: o projeto de representação do território. Atentarão na qualidade da execução das tarefas propostas para que, cumprindo os objetivos definidos, permitam alcançar a aquisição dos conhecimentos e competências esperados.Será através do cumprimento de duas tarefas essenciais, definidas pelos objetivos gerais listados, que os estudantes poderão alcançar as competências e conhecimentos a que a UC se propõe facultar. São aquelas:
- desenvolver um projeto de representação e expressão gráfica de um território, projeto esse que consiga abordar de modo integrado e sob uma perspetiva culturalista as áreas científica, artística e tecnológica, revelando o Desenho como a área transversal do saber promotora dessas conexões;
- inscrever, no projeto a desenvolver, contribuições dos oradores convidados a abordar representações do território a partir do seu próprio prisma de atividade.
Na UC Representações, Desenhos e Imagens do Território o estudante pertencerá a um grupo de investigação, por tal, contar-se-á com a sua autonomia, por um lado, e pela sua capacidade de trabalho em grupo, por outro. Assim, o estudante exercerá o seu poder de decisor sobre o seu crescimento no conhecimento.
O método de ensino proposto assentará na investigação individual e coletiva, como que se a UC fosse um laboratório. O sistema de avaliação será de perspetiva integrada, com vistas sobre todo o processo e implicará a participação responsável de todos, quer na definição dos critérios, quer na sua aplicação – sob orientação docente. Com estes dois esteios se suportará um processo de construção do conhecimento ativo, crítico, participado e promotor da autonomia.
Aponta-se o trabalho investigativo como impulsionador de um desenvolvimento harmónico e sincronizado, quer individualmente, quer enquanto grupo. Assim, e atentos a parcerias e redes de conhecimento, poder-se-á atingir os conhecimentos e competências específicas, delineados como um corpo que se procurou coeso e significativo.
Pela outra vertente, a modalidade de avaliação seguida promove uma responsabilização individual e coletiva que reforça um conhecimento transversal e a diferentes tempos – por tal, adequado ao desenvolvimento do corpo de conhecimentos e de competências referido.