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Representações, Desenhos e Imagens do Território

Código: RDIT01     Sigla: RDIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Humanidades
EDUC Humanidades

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Representações, Desenhos e Imagens do Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
RDIT 5 Plano de Estudos 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-04.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

São quatro os objetivos gerais estruturantes:

- identificar e valorizar o campo comum às três áreas de saber envolvidas, numa perspetiva culturalista e mediadas maioritariamente pelo Desenho;

- conhecer a morfologia de diferentes territórios a partir de diferentes representações e pelas práticas do Desenho, valorizando a relação do corpo com a forma e o espaço, com lastro em Alberto Carneiro;

- refletir a posição do corpo no território, quer em registos a produzir, quer em representações lidas, atendendo aos contextos percetivos próprios dessas representações;

- articular frutuosamente a relação entre diferentes tipologias de registos gráficos, como método, mas também como processo de aprendizagem per si.

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

Pelo cumprimento das tarefas estabelecidas para a consecução dos objetivos gerais, deverão os estudantes conseguir alcançar os seguintes conhecimentos e competências específicos:

- conhecer e valorizar diferentes representações do território provenientes de diferentes dimensões da atividade e do conhecimento humanos;

- ler e interpretar diferentes representações de territórios e lugares - sem esquecer que esse ato é ele próprio uma representação - privilegiando o Desenho como mediador;

- reconhecer e descrever lugares e territórios a diferentes escalas e em diferentes tempos, utilizando vários modos do Desenho;

- dominar a dimensão da escala do território, na sua estreita relação com diferentes modos de abordar as suas perceção e representação gráfica, ao longo de intervalos de tempo selecionados;

- construir e operacionalizar estratégias de identificação e controlo dos diferentes tipos de desvios resultantes do confronto entre realidade e representação.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Uma base de conhecimentos e competências adquiridas pelos estudantes de um curso de graduação de 1.º ciclo, ou a posse de um percurso que transpareça como futuro beneficiário do conhecimento promovido pela UC.


 

Programa

- Morfologia dos territórios: O sujeito das representações

- Das utopias às distopias: Representações dos territórios (oradores convidados por área do saber)

- Da perspetiva, pelas vistas panorâmicas, até à fotogrametria e os SIG: A escala, o tempo e a toma das representações

- Perspetivistas, paisagistas, topógrafos e cartógrafos: Representações científicas e representações fantasiosas

- Cartografia histórica urbana: Representações da cidade ao longo do tempo

- Do caderno de campo à depuração racional: os modos do Desenho

- Dos desenhos às fotografias: A interpolação de representações, desenhos e imagens

Bibliografia Obrigatória

Cabezas Lino 340; Dibujo y territorio. ISBN: 978-84-376-3385-5
Obrist Hans Ulrich 340; Mapping it out. ISBN: 978-0-500-23918-6
SLOCUM, Terry A. et. al ; Thematic cartography and geovisualization, Upper Saddle River, 1998. ISBN: ISBN 978-0-13-229834-6
THROWER, Norman J. W. ; Maps and civilization: cartography in culture and society. , University of Chicago Press, 1996. ISBN: ISBN 978-0-22-679974-2

Bibliografia Complementar

DOMINGUES, Álvaro; TRAVASSO, Nuno ; Território: Casa Comum, FAUP, 2015. ISBN: ISBN 978-989-8527-07-3
HARMON, Katharine; The Map as Art: Contemporary Artists Explore Cartography, Princeton Architectural Press, 2010. ISBN: ISBN 978-1-56898-972-3
Harmon Katharine; You are here. ISBN: 978-1-56898-430-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Com a UC pretende-se colaborar na formação de cidadãos responsáveis, ativos, críticos e construtores de soluções, cidadãos que estejam preparados para uma vida ativa de constante aprendizagem. Para tal, o método de projeto será o escolhido, por promover pedagogias ativas e propiciadoras de uma robustez da autonomia investigativa dos estudantes convocados. No percurso seguido pelo projeto de cada estudante – e no do próprio estudante pela construção do conhecimento –, serão inscritas contribuições atinentes, dos docentes, dos oradores convidados, das visitas de estudo e das leituras recomendadas, sempre que oportuno. Acresce o valor dos debates crítico e avaliativo que serão incentivados regularmente, conseguindo-se, assim, momentos centrais de aferição e reorientação.

Sob este desígnio, organizam-se, do modo abaixo proposto, a distribuição da atividade, entre Horas de Contacto e Horas de Trabalho Autónomo.

As Horas de Contato destinar-se-ão a aulas com um caráter teórico-prático, compostas por diferentes momentos e atividades, determinados pelas necessidades do desenvolvimento do projeto de representação de território, em cujo desenvolvimento e crítica se investe a maior fatia deste período. Os momentos referidos poderão ser da seguinte forma listados:

- apresentação de comunicações de oradores convidados, abertas à cidade, para abordarem as representações do território produzidas no âmbito da atividade e/ou grupo profissional, ou outro, do convidado; estas seções serão seguidas por debate aberto;

- saídas de campo – a acontecer durante as aulas de desenvolvimento do projeto de representação ou em tempos extra, se adequado e conveniente para o reforço do projeto;

- tempos de sustentação teórica de enquadramento;

- debate avaliativo – a acontecer periodicamente, mantendo o estudante, o grupo turma e os docentes sempre a par da evolução do processo de ensino-aprendizagem e da satisfação de todos os envolvidos, podendo ser, a todo o tempo, equacionadas todas as necessárias consolidações e/ou reorientações.

As Horas de Trabalho Autónomo serão reservadas ao:

- desenvolvimento e consolidação autónoma dos conhecimentos adquiridos, materialização de um projeto de representação do território, promovendo-se trabalho em parceria e o debate, e sempre contando com a disponibilidade dos tempos de apoio ao discente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 75,00
Frequência das aulas 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes serão incentivados a definir, à partida, um corpo genérico de princípios de avaliação face aos desafios que a Unidade curricular lhes apresentará. Acresce que, perante os perfis dos estudantes e/ou profissionais, conseguirá a docência melhor alinhar o perfil da avaliação aos estudantes. Importa referir que, no decorrer do tempo, os parâmetros de avaliação irão sendo alvo de discussão e adequação ao perfil dos conteúdos e do trabalho desenvolvido, sob estritos critérios de qualidade do conhecimento a ser produzido.

Os estudantes serão também incentivados a participar na sua própria avaliação, bem como na dos colegas, de acordo com os parâmetros de avaliação construídos e sob orientação docente.

Por fim, prevê-se que no final do semestre letivo haja um tempo para que todos os estudantes possam refletir de modo crítico, individualmente e em grupo-turma, sobre a produção de conhecimento alcançado.

Assim colocado, o estudante deverá participar em 75% das aulas, participar no acompanhamento dos projetos e realizar, apresentar e defender os seus projeto de representação.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

A avaliação será distribuída e incidirá (100%) sobre projetos de representação do território, que os estudantes definirão e conduzirão.

Contudo, ficará definido à partida que dessa globalidade, 40% advirão do que se retirar do acompanhamento do trabalho de projeto e da participação nas aulas, por parte de cada estudante. Esse acompanhamento revelará, de modo dinâmico e contínuo, da inscrição que cada estudante fez, e como o fez, dos tributos recolhidos dos momentos de pendor mais expositivo, da bibliografia e das sessões críticas dinamizadas, oportunamente, em grupo-turma. Por outro lado, aqueles momentos de acompanhamento permitirão que o estudante vá tendo conhecimento do progresso da sua aprendizagem e dos rumos a experimentar e/ou consolidar.

Consequentemente, também terá de ficar definido o campo de incidência dos restantes 60%. Assim, estabelece-se que esses considerarão o produto final previsto: o projeto de representação do território. Atentarão na qualidade da execução das tarefas propostas para que, cumprindo os objetivos definidos, permitam alcançar a aquisição dos conhecimentos e competências esperados.

Trabalho de estágio/projeto

Será através do cumprimento de duas tarefas essenciais, definidas pelos objetivos gerais listados, que os estudantes poderão alcançar as competências e conhecimentos a que a UC se propõe facultar. São aquelas:

- desenvolver um projeto de representação e expressão gráfica de um território, projeto esse que consiga abordar de modo integrado e sob uma perspetiva culturalista as áreas científica, artística e tecnológica, revelando o Desenho como a área transversal do saber promotora dessas conexões;

- inscrever, no projeto a desenvolver, contribuições dos oradores convidados a abordar representações do território a partir do seu próprio prisma de atividade.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os “estudantes com estatuto ou condição especial” previsto deverão estabelecer com a docência um plano de acompanhamento do trabalho de projeto, de um modo equivalente ao dos restantes estudantes da UC, mas de acordo com as suas conveniências. Este plano deverá ser firmado até duas semanas após o início das aulas.

Melhoria de classificação

Seguindo o previsto no Regulamento de Avaliação da Faculdade, define-se que a melhoria de 
classificação poderá ser conseguida por frequência na seguinte edição da UC no curso.

Observações

Na UC Representações, Desenhos e Imagens do Território o estudante pertencerá a um grupo de investigação, por tal, contar-se-á com a sua autonomia, por um lado, e pela sua capacidade de trabalho em grupo, por outro. Assim, o estudante exercerá o seu poder de decisor sobre o seu crescimento no conhecimento.

O método de ensino proposto assentará na investigação individual e coletiva, como que se a UC fosse um laboratório. O sistema de avaliação será de perspetiva integrada, com vistas sobre todo o processo e implicará a participação responsável de todos, quer na definição dos critérios, quer na sua aplicação – sob orientação docente. Com estes dois esteios se suportará um processo de construção do conhecimento ativo, crítico, participado e promotor da autonomia.

Aponta-se o trabalho investigativo como impulsionador de um desenvolvimento harmónico e sincronizado, quer individualmente, quer enquanto grupo. Assim, e atentos a parcerias e redes de conhecimento, poder-se-á atingir os conhecimentos e competências específicas, delineados como um corpo que se procurou coeso e significativo.

Pela outra vertente, a modalidade de avaliação seguida promove uma responsabilização individual e coletiva que reforça um conhecimento transversal e a diferentes tempos – por tal, adequado ao desenvolvimento do corpo de conhecimentos e de competências referido.

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