Metodologias de Projeto e de Investigação (II)
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Suitable for English-speaking students
Objetivos
Auxiliar os estudantes a concluir, em qualidade e em tempo, a dissertação/relatório;
Acompanhar criticamente o desenvolvimento do trabalho/estudo, independentemente do acompanhamento dos orientadores;
Auxiliar a resolver os problemas metodológicos inerentes ao processo de cada estudante, nas dimensões de estudo, redação e de prática projetual;
Fornecer informações e conteúdos relacionados com todo o processo de segundo ano: documentos a entregar, prova pública e sua avaliação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes terão desenvolvido um conjunto de competências que lhes permita produzir um documento escrito e respectiva componente prática (quando exista), bem como encarar a prova pública de mestrado com mais confiança, munidos de argumentos metodológicos e teóricos relativos à sua temática quer no domínio geral do curso — o design gráfico e editorial.
Nesse sentido, os estudantes, para além de terem participado nas apresentações orais sobre os conteúdos ministrados e participado nas discussões de esclarecimento, tiveram de redigir um texto/apresentação do estudo/projeto e fizeram um apresentação final (com metade do tempo da prova pública).
Modo de trabalho
À distância
Programa
1. A investigação e o estudo em design e as especificidades de cada modalidade de estudo/projecto: dissertação, projeto e estágio.
2. Metodologia e características das três modalidades do mestrado: o que objectivam e o que se espera de cada uma;
3. O trabalho prático, o estudo teórico e o documento a entregar;
4. Revisão sobre as características do documento: resumo/abstract, palavras-chave, índices, introdução, capítulos, conclusões;
5. A escrita e os estilos de escrita de dissertações e relatórios;
6. Bibiografia, citações e processo normativo;
7. A apresentação visual e verbal da prova pública de mestrado e sua defesa;
8. Critérios sobre a avaliação da dissertação/relatório e prova final.
Bibliografia Obrigatória
Turabian Kate L.; A Manual for writers of research papers, theses, and dissertations. ISBN: 978-0-226-81638-8
Arthur Bakker; Design Research in Education: A Practical Guide for Early Career Researchers , Routledge, 2018. ISBN: 978-1138574472
APA; Publication Manual of the American Psychological Association (6th Revise), Washington: American Psychological Association, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino utilizados ao longo do semestre são: expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo.
Aulas de exposição de conteúdos; discussão sobre a natureza e adequação dos métodos de cada um; apresentação de exemplos, com convidados e através de projetos e estudos bem sucedidos; prática de escrita e de apresentação visual e verbal.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
34,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Trabalho escrito (500 a 1000 palavras) 20%
Apresentação visual e comunicação oral (10 minutos) 50%
Frequência das aulas 30%
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito (500 a 1000 palavras) 20%
Apresentação visual e comunicação oral (10 minutos) 50%
Frequência das aulas 30%
20+50+30=100
Observações
A bibliografia específica será fornecida aos alunos ao longo do unidade curricular.