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Estudos Complementares de Cerâmica

Código: ECC500     Sigla: ECC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 11 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Língua de trabalho

Português
Obs.: Working languages: Portuguese and English

Objetivos

Cerâmica no Espaço, é uma UC optativa que permitirá desenvolver a cerâmica através de projectos propostos pelos estudantes, elegendo uma dada área ou áreas mais especificas deste âmbito de trabalho. No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de: - Elaborar um projecto orientado para uma intervenção específica no espaço e saber optar pelas matérias e processos adequados à sua consumação; - Executar modelos e/ou maquetes à escala do projecto utilizando os meios mais adequados; - Ter capacidade para executar elementos parcelares do projecto à escala natural; - Elaborar uma memória descritiva do projecto e/ou um poster (optar pelo modelo mais apropriado ao trabalho em causa).

Resultados de aprendizagem e competências

A UC pretende consumar os seus objectivos de acordo com os conteúdos programáticos enunciados e através das metodologias descritas em baixo, durante as horas de contato semestral distribuídas por aulas teóricas e aulas teórico-práticas e ainda pelo apoio aos estudantes fora das horas de contacto. As aulas teóricas caracterizam-se pela apresentação e explanação dos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas destinam-se à concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos e dos exercícios e à análise, à crítica e à avaliação conjunta dos resultados obtidos, sendo utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos. Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina, a participação em seminários, workshops, assim como outras actividades que possam convergir para o apoio ao desenvolvimento dos objectivos desta Unidade Curricular.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Experiência prévia nas párticas cerâmicas.

Programa

A UC de Cerâmica no Espaço foca-se na intersecção entre o trabalho projectual e os processos cerâmicos com o fim de exercitar a concepcção e concretização de trabalhos artístisticos bidimensionsias ou tridimensionais endereçados ao espaço: espaço público, espaços interirores ou exteriores. Conteúdos programáticos específicos: - Pastas cerâmicas e processos para o trabalho de espaço; - Elaboração de um projecto cerâmico alogerado e/ou autogerado; - Práticas inovadoras entre escultura e arquitectura nos anos cinquenta do Século XX português, a integração das três artes: arquitectura, pintura e escultura. - Contexto internacional: artistas com obra relevante de ceramica no espaço; - Ensaios de pastas e acabamentos de acordo com cada projecto; - Construção de modelos e maquetes e de fragmentos dos projectos à escala real (dependendo das cirscunstâncias).

Bibliografia Obrigatória

Rendell, J.; Art and Architecture. A place between, Londres/New York: I.B. Yauris & Co Ltd, 2006
AA.VV; Intervenção de Artistas Plásticos na obra do Atelier de Nuno Teotonio Pereir, CMMON-Galeria Municipal/ SNBA, 2004

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia:

AA.VV. (2008). A Fábrica de Fainaças das Caldas da Rainha. De Bordalo Pinheiro à actualidade: sua história. Lisboa: Civilizaçãp Editora.

Castro, L. (2003). Murais Cerâmicos em Espaço Público. Porto: apha@Boletim Boletim Interactivo da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte 1: 1-12

Craft, C. (2013). Return to Earth: Ceramic Sculpture of Fontana, Melotti, Miró, Noguchi, and Picasso 1943–1963. Dallas: Nasher Sculpture Center. (ed. Jed Morse, exh. cat.)

Maderuelo, J. (2009). LA IDEIA DE ESPAÇO EN LA ARQUITECTURA Y EL ARTE CONTEMPORÁNEOS. Madrid: AKAL

Peterson, J. & Peterson, S. (2012). The Craft and Art of Clay: A Complete Potter's Handbook. London: Laurence King Publishing.

Resende, J. (1977). A Cerâmica. Porto: ESBAP/Associação de Estudantes.

Vallet, A. (1982). La Ceramique Archictectural. Paris: Dessain et Tolra

Waal, E. (2003). 20th Century Ceramics. London: Thames & Hudson. www.edmunddewaal.com

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC, orienta-se para a realização de projectos criativos e de investigação, individuais e de grupo, ao nível do projecto em pequena escala e com maquete, desenvolvendo e aprofundando a prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos, através de uma metodologia de ensino-aprendizagem centrado no aluno, regendo-se por uma prática de ensino directo, com a presença efectiva, de todos os intervenientes no processo educativo, docente e discentes, no espaço de aula. Como UC Teórico-Prática, as suas aulas teóricas caracterizam-se pela apresentação e explanação dos conteúdos programáticos e as aulas práticas à concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos e dos exercícios bem como à análise, à crítica e à avaliação conjunta dos resultados obtidos. A cada discente, é solicitada: - O desenvolvimento de um projecto de arte para o espaço concretzado em diversas etapas; - A organização de um diário de registo do trabalho desenvolvido durante todo o Semestre, em suporte papel. Avaliação distribuída sem exame final, com classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, cumprindo o Plano de Estudos estabelecido e assiduidade. Cálculo de Avaliação final obtido pela frequência assídua e cumprimento do estabelecido no Programa da UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto
Frequência das aulas
Trabalho de campo
Trabalho de investigação
Trabalho laboratorial
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final, com classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, cumprindo o Plano de Estudos estabelecido e assiduidade. Cálculo de Avaliação final obtido pela frequência assídua e cumprimento do estabelecido no Programa da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final, com classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, cumprindo o Plano de Estudos estabelecido e assiduidade. Cálculo de Avaliação final obtido pela frequência assídua e cumprimento do estabelecido no Programa da UC.

Melhoria de classificação

Frequentando a UC no ano académico seguinte.

Observações

A bibliografia será completada com uma lista de títulos em suporte analógico, de acordo com as necessidades individuais de trabalho.

O atendimento aos estudantes é realizado à sexta-feira, entre as 11h e as 13h, com marcação na semana anterior.
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