Estudos Complementares de Cerâmica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
11 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
3 |
4 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Working languages: Portuguese and English
Objetivos
Cerâmica no Espaço, é uma UC optativa que permitirá desenvolver a cerâmica através de projectos propostos pelos estudantes, elegendo uma dada área ou áreas mais especificas deste âmbito de trabalho. No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de: - Elaborar um projecto orientado para uma intervenção específica no espaço e saber optar pelas matérias e processos adequados à sua consumação; - Executar modelos e/ou maquetes à escala do projecto utilizando os meios mais adequados; - Ter capacidade para executar elementos parcelares do projecto à escala natural; - Elaborar uma memória descritiva do projecto e/ou um poster (optar pelo modelo mais apropriado ao trabalho em causa).
Resultados de aprendizagem e competências
A UC pretende consumar os seus objectivos de acordo com os conteúdos programáticos enunciados e através das metodologias descritas em baixo, durante as horas de contato semestral distribuídas por aulas teóricas e aulas teórico-práticas e ainda pelo apoio aos estudantes fora das horas de contacto. As aulas teóricas caracterizam-se pela apresentação e explanação dos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas destinam-se à concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos e dos exercícios e à análise, à crítica e à avaliação conjunta dos resultados obtidos, sendo utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos. Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina, a participação em seminários, workshops, assim como outras actividades que possam convergir para o apoio ao desenvolvimento dos objectivos desta Unidade Curricular.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Experiência prévia nas párticas cerâmicas.
Programa
A UC de Cerâmica no Espaço foca-se na intersecção entre o trabalho projectual e os processos cerâmicos com o fim de exercitar a concepcção e concretização de trabalhos artístisticos bidimensionsias ou tridimensionais endereçados ao espaço: espaço público, espaços interirores ou exteriores. Conteúdos programáticos específicos: - Pastas cerâmicas e processos para o trabalho de espaço; - Elaboração de um projecto cerâmico alogerado e/ou autogerado; - Práticas inovadoras entre escultura e arquitectura nos anos cinquenta do Século XX português, a integração das três artes: arquitectura, pintura e escultura. - Contexto internacional: artistas com obra relevante de ceramica no espaço; - Ensaios de pastas e acabamentos de acordo com cada projecto; - Construção de modelos e maquetes e de fragmentos dos projectos à escala real (dependendo das cirscunstâncias).
Bibliografia Obrigatória
Rendell, J.; Art and Architecture. A place between, Londres/New York: I.B. Yauris & Co Ltd, 2006
AA.VV; Intervenção de Artistas Plásticos na obra do Atelier de Nuno Teotonio Pereir, CMMON-Galeria Municipal/ SNBA, 2004
Observações Bibliográficas
Outra bibliografia:
AA.VV. (2008). A Fábrica de Fainaças das Caldas da Rainha. De Bordalo Pinheiro à actualidade: sua história. Lisboa: Civilizaçãp Editora.
Castro, L. (2003). Murais Cerâmicos em Espaço Público. Porto: apha@Boletim Boletim Interactivo da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte 1: 1-12
Craft, C. (2013). Return to Earth: Ceramic Sculpture of Fontana, Melotti, Miró, Noguchi, and Picasso 1943–1963. Dallas: Nasher Sculpture Center. (ed. Jed Morse, exh. cat.)
Maderuelo, J. (2009). LA IDEIA DE ESPAÇO EN LA ARQUITECTURA Y EL ARTE CONTEMPORÁNEOS. Madrid: AKAL
Peterson, J. & Peterson, S. (2012). The Craft and Art of Clay: A Complete Potter's Handbook. London: Laurence King Publishing.
Resende, J. (1977). A Cerâmica. Porto: ESBAP/Associação de Estudantes.
Vallet, A. (1982). La Ceramique Archictectural. Paris: Dessain et Tolra
Waal, E. (2003). 20th Century Ceramics. London: Thames & Hudson. www.edmunddewaal.com
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC, orienta-se para a realização de projectos criativos e de investigação, individuais e de grupo, ao nível do projecto em pequena escala e com maquete, desenvolvendo e aprofundando a prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos, através de uma metodologia de ensino-aprendizagem centrado no aluno, regendo-se por uma prática de ensino directo, com a presença efectiva, de todos os intervenientes no processo educativo, docente e discentes, no espaço de aula. Como UC Teórico-Prática, as suas aulas teóricas caracterizam-se pela apresentação e explanação dos conteúdos programáticos e as aulas práticas à concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos e dos exercícios bem como à análise, à crítica e à avaliação conjunta dos resultados obtidos. A cada discente, é solicitada: - O desenvolvimento de um projecto de arte para o espaço concretzado em diversas etapas; - A organização de um diário de registo do trabalho desenvolvido durante todo o Semestre, em suporte papel. Avaliação distribuída sem exame final, com classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, cumprindo o Plano de Estudos estabelecido e assiduidade. Cálculo de Avaliação final obtido pela frequência assídua e cumprimento do estabelecido no Programa da UC.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
|
Frequência das aulas |
|
Trabalho de campo |
|
Trabalho de investigação |
|
Trabalho laboratorial |
|
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída sem exame final, com classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, cumprindo o Plano de Estudos estabelecido e assiduidade. Cálculo de Avaliação final obtido pela frequência assídua e cumprimento do estabelecido no Programa da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final, com classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, cumprindo o Plano de Estudos estabelecido e assiduidade. Cálculo de Avaliação final obtido pela frequência assídua e cumprimento do estabelecido no Programa da UC.
Melhoria de classificação
Frequentando a UC no ano académico seguinte.
Observações
A bibliografia será completada com uma lista de títulos em suporte analógico, de acordo com as necessidades individuais de trabalho.
O atendimento aos estudantes é realizado à sexta-feira, entre as 11h e as 13h, com marcação na semana anterior.