Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > G102

Geometria

Código: G102     Sigla: G

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 73 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 54 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Nesta Unidade Curricular, com o estudo desta ciência, a Geometria, pretende-se:
- incentivar as capacidades lógico-dedutivas do estudante, construindo uma atitude analítica e fortalecendo o caráter sintético relativamente ao mundo dos objetos e dos espaços, a partir da consciência e exploração do corpo no espaço.

Partindo do pressuposto da Geometria como estrutura do desenho, o estudante deverá:
- adquirir o conhecimento que lhe permitam utilizar os sistemas projetivos de representação geométrica rigorosa como base do conhecimento e do entendimento das formas dos objetos e dos espaços e da sua inter-relação.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá dominar, e tornar operativos, os conhecimentos da geometria que lhe permitam:
- entender o seu posicionamento e o seu relacionamento nos e com os espaços;
- entender as estruturas formais dos espaços e dos objetos;
- utilizar os sistemas lineares de projeção que estruturam a evocação da realidade pelo desenho.
Assim, o estudante estará a utilizar a geometria para estruturar os seus desenhos e, portanto, para contribuir para a estruturação do seu pensamento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

O conhecimento das disciplinas de Geometria Descritiva e/ou Desenho do Ensino Secundário é pré-requisito facilitador.


 

Programa

1. Abordagens ao contributo da Geometria para o Desenho.
2. Reflexão sobre a noção de projeção: princípios da geometria projetiva e a relação com a perceção do real.
3. Sistemas de projeção: necessidade, aplicabilidade e intercomunicabilidade.
4. Apresentação em paralelo dos sistemas de projeções da perspetiva linear plana e das axonometrias, refletindo-se nas diferentes origens e aplicabilidades.
5. Aprofundamento, nos sistemas referidos, dos conceitos teóricos: - bases dos sistemas; - representação das primitivas do desenho geométrico; - representação de sólidos e de espaços; - métodos geométricos auxiliares; - teoria dos reflexos em espelhos planos; - teoria das sombras.
6. Prática dos dois sistemas de projeção como instrumentos de conhecimento e entendimento dos espaços e dos objetos nos espaços.
7. Prática dos dois sistemas como operadores de transformações nos objetos e nos espaços.

Bibliografia Obrigatória

Amandi Cláudia 340; Ver, fazer, pensar, editar. ISBN: 978-989-746-035-7
Aubert Jean; Axonométrie. ISBN: 2-903539-38-3
Cabezas Gelabert Lino; Análisis gráfico y representación geométrica. ISBN: 84-8338-294-6
Comar Philippe; La perspective en jeu. ISBN: 2-07-53185-6
Navarro de Zuvillaga Javier; Forma y representación. ISBN: 978-84-460-2018-9
Ricca Guilherme; Geometria descritiva. ISBN: 972-31-0547-0
Thomae Reiner; Perspectiva y axonometría
Xavier João Pedro; Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva. ISBN: 972-9483-25-6

Bibliografia Complementar

Kirsti Andersen; The geometry of an art. ISBN: 0-387-25961-9
Arnheim Rudolf; Arte e percepção visual
Baltrusaitis Jurgis; Anamorphoses au thaumaturgus opticus. ISBN: 2-08-012604-0
Cardoso Armando; Sombras e perspectivas
Francastel Pierre; Pintura e sociedade
Gregory R. L.; A^psicologia da visão
Imms, Matthew; ‘Perspective sketchbook c.1809’, sketchbook, June 2008, in J.M.W. Turner: Sketchbooks, Drawings and Watercolours, David Blayney Brown, 2012 (Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/research-publications/jmw-turner/perspective-sketchbook-r1136548)
Izquierdo Asensi Fernando; Geometria descriptiva. ISBN: 84-604-7480-1
Navarro de Zuvillaga Javier; Imágenes de la perspectiva. ISBN: 84-7844-174-3
Navarro de Zuvillaga Javier; Mirando a través. ISBN: 84-7628-291-5
Panofsky Erwin; A^perspectiva como forma simbólica. ISBN: 972-44-0886-8
Wright Lawrence; Perspective in perspective. ISBN: 0-7100-0791-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta Unidade Curricular são organizadas da seguinte maneira. Horas de Contacto Semestral (HCS), 57%: - apresentação e explanação dos conteúdos programáticos; - concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos; - análise, crítica e avaliação dos resultados obtidos, como processo de progressão, no sentido da conquista de autonomia, conducente à concretização de um trabalho de representação/intervenção num espaço. Restantes horas de Trabalho Semestral (HTS), 43%: - desenvolvimento e aprofundamento autónomo da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para a exploração de conteúdos; - reflexão/discussão sobre os temas construtores do conhecimento específico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 43,00
Trabalho laboratorial 57,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A assiduidade do estudante (75%) é uma condição imprescindível para permitir a avaliação contínua inerente ao caráter teorico-prático desta Unidade Curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da classificação final nesta Unidade Curricular será o resultado da soma ponderada das classificações parcelares relativas à avaliação contínua feita em aula e à avaliação do trabalho complementar, de caráter global, afetadas, a primeira de um de um fator de correção de 0,6 e a segunda de um fator de correção de 0,4. Fica estabelecida a imprescindibilidade da existência de elementos de avaliação das duas componentes, para que o estudante possa obter classificação positiva. Mais se estabelece que estudante terá, obrigtoriamente, de submeter o seu trabalho complementar a pelo menos um dos previstos momentos formais de acompanhamento em aula. À avalição produzida a partir desses momentos corresponderá uma classificação que representará 40% da classificação total relativa ao trabalho complementar.

Trabalho de estágio/projeto

O trabalho de projeto que se espera é uma parte integrante da Avaliação Distribuída será o referido trabalho a desenvolver no tempo de Trabalho Autónomo, com acompanhamento em aula. Trata-se de um grupo de desenhos de conhecimento de um espaço público que repetem e reforçam as situações exploradas, anteriormente, durante o tempo referente às Horas de Contacto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os “estudantes com estatuto ou condição especial” previsto deverão estabelecer com a docência um plano de avaliação distribuída para a componente de estudo e trabalho relativa às Horas de Contacto, de um modo equivalente ao dos restantes estudantes da UC, mas de acordo com as suas conveniências.

Melhoria de classificação

Nesta UC, de acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da Faculdade, a melhoria de
classificação poderá ser conseguida por frequência na seguinte edição da UC no curso.

Observações

A avaliação incidirá sobre o percurso que o estudante realizar relativamente às propostas de trabalho que lhe forem sendo apresentadas. O principal critério de avaliação consiste na apreciação da capacidade do estudante para integrar os conhecimentos adquiridos nas práticas de investigação; trata-se, pois, de explorar a relação entre representação e compreensão: representar para compreender e compreender para representar. Avaliar-se-ão ainda a capacidade de trabalho autónomo do estudante e a capacidade de organização e sistematização do seu trabalho.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 15:07:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias