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Vitral

Código: V504     Sigla: V

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 21 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes compreendem a utilização do vidro enquanto material plástico para a realização e concretização de obras de arte contemporâneas no desenvolvimento de trabalhos individuais de cariz criativo e inovador.

As competências adquiridas pelos estudantes visam a compreensão e concretização das diversas técnicas apreendidas aplicando-as aos trabalhos individuais com originalidade e rigor, onde se conciliam conhecimentos tecnológicos. Assim, os estudantes apreendem os conhecimentos técnicos que o material oferece dentro do âmbito das oficinas. Esses conhecimentos são depois englobados nos trabalhos desenvolvidos nos projetos de atelier (Pintura, Escultura e Multimédia)

Os estudantes aprendem também a trabalhar em grupo, num trabalho colaborativo de utilização dos equipamentos disponíveis nas oficinas.

Os estudantes compreendem a utilização e aplicação do vidro nas suas várias componentes, aliadas às artes plásticas, arquitetura, design e arte publica

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As funções do vidro e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea

Panorama do Vitral na História da Pintura

Identificação das diferentes técnicas: o vitral,a fusão, o slumping, o vidro laminado

Conhecimento dos materiais utilizáveis e dos utensílios

técnica do vitral clássico

As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo,aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos

O caso específico do vitral na pintura monumental

O vitral e a sociedade. O seu desempenho

A cor específica do vitral

Tiffany

Serigrafia s/ vidro

O vitral e a arquitectura

Projectar um vitral para um espaço da faculdade

Gravura, lapidação, foscagem sobre vidro

técnica do vidro laminado

Projectos tridimensionais

Relação entre pintura e escultura em vidro

Emprego de corantes em resinas na aplicação do vidro laminado

técnica da fusão e slumping

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros

Fusão completa e parcial

Elaboração de moldes

Realização de seminários/workshops

 

Bibliografia Obrigatória

Duncan Alastair; The technique of leaded glass. ISBN: 0-7134-3032-X
Casciani Paul San; The technique of decorative stained glass. ISBN: 0-7134-7984-1
Beveridge P; Doménech I, Pascual E; El vidrio, Parramón Ediciones SA, 2003
Neiswander J, Swah C; Stained & Art Glass, A Unique History of Glass Design & Making,, The Intelligente Layman, 2005
Klein D; Lloyd W; The history of glass, Crescent Book, 1984
Petrie, K; Glass and Print, Glass handbooks, A & C Black Publishers, 2000
Moris, E; Stained & Decorative Glass, Chancellor Press, 2000
Halem H; Glass Notes, A reference for the glass artist, Library of Congress, 3rd Edition, 1996

Bibliografia Complementar

Clarke, B.; Brian Clarke, Architectural Artist, Arte & Design monographs, Academy Editions, 1994
Charbonneaux AM, Norbet H; Architectures de Lumiére – vitraux d’artistas 1975 – 200, 2000
Moor A; Colours of Architecture: coloured glass in contemporary buildings, Mitchell Beazley, 2006
Bray C; Dictionary of Glass – materials and techniques, A & C Black. Publishers Limited, 2001
Oldknow, T.; Contemporary Glass Sculptures and Panels. Selection from the Corning Museum of Glass, New York: Corning Museum of Glass in association with Hudson Hills Press, 2008
Bédoyère, C.; Louis Confort Tiffany masterworks, Flame tree publishing, 2007

Observações Bibliográficas

Os livros da bibliografia encontram-se disponiveis na sala de aula

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são práticas onde os estudantes começam primeiramente por elaborar exercícios de aprendizagem: corte de vidro, pintura s/vidro (a grisalha e esmalte); fusão parcial e fusão total; realização de moldes de gesso cerâmico e sílica; slumping; Gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro. Em seguida os estudantes devem adquirir conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros.

 

Serão realizados pelo menos 3 trabalhos onde serão aplicadas 3 diferentes técnicas das aprendidas anteriormente nos exercícios realizados. Assim poderão optar por:

- Trabalho de vitral clássico onde devem contar os seguintes itens:

As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo, aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos. Pintura com a luz

O caso específico do vitral na pintura monumental

O vitral e a sociedade, o seu desempenho

A cor específica do vitral

Planificação de um vitral clássico: cartão, corte dos vidros, pintura e montagem com a calha de chumbo e soldagem.

 

- Trabalho de fusão parcial e/ou total

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar

A cor na fusão

 

- Trabalho de slumping

Preparação dos moldes

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar

 

Os estudantes podem integrar mais de que uma técnica no mesmo trabalho, nomeadamente, gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro

 

O estudante  realiza também um trabalho teórico/prático: Elaboração de um projecto teórico/prático em vidro e de uma maqueta para um espaço na Faculdade.

 

Este trabalho deve contar os seguintes itens:

Vidro e a arquitectura

Vidro e o espaço público

Conhecimento do património histórico da arte do vitral e da arte do vidro

 

Serão por vezes ainda realizadas atividades extracurriculares, nomeadamente visitas de estudo, demostração de técnicas realizadas por artistas convidados, seminários e workshops.

 

Para todos os trabalhos acima citados os estudantes devem conseguir:

Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.

Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no vidro.

Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista

Assiduidade e pontualidade.

Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do vidro.

Conhecimento do património histórico do vidro/vitral.

Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.

Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.

O estudante deve no final realizar um relatório que deverá conter;

 

Índice e bibliografia

Sinopse sobre os trabalhos desenvolvidos: motivação e conceito;

Artistas de referência;

Ideias, desenhos dos três trabalhos que seriam realizados com as respetivas técnicas e materiais detalhados (ex: as referências das cores e temperaturas a serem utilizadas);

Fotografias da realização e evolução do trabalho prático, para uma melhor compreensão.

Fichas técnicas com temperaturas e fornos utilizados (podem utilizar a ficha técnica disponibilizada na aula)

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.

Observações

Atendendo à situação em que nos encontramos e as modificações necessárias devido ao COVID-1 é também realizado um trabalho prático teórico prático. Elaboração de um projecto teórico/prático em vidro e de uma maqueta para um espaço na Faculdade. Como se refere em cima nos métodos de ensino.

Este trabalho é realizado em casa tendo em conta a relação vidro e arquitetura.

 

O projeto pode:

 

Ocupar toda a área das janelas, ou apenas uma parte;

Utilizar uma das técnicas aprendidas na sala: vitral clássico, pintura, fusão (parcial ou total), slumping, técnicas de impressão em vidro (serigrafia, gravação, impressão com caulino), colagem;

Podem integrar várias técnicas;

Ser bidimensional ou tridimensional, mas tenham em atenção que é um local de passagem.

 

O estudante deve apresentar:

Desenhos a serem realizados sobre película de poliéster e pintados com aguarela;

Realização de uma maquete tridimensional;

Montagem em formato digital da intervenção inserida no local (ex.: Photoshop);

Sinopse, onde deve constar a vossa ideia conceptual.

 

Dependendo do evoluir da situação do COVID-1 o estudante apresenta 3 trabalhos práticos, mas a realização dos mesmos no espaço da faculdade poderá ficar

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