Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > PF501

Práticas de Fotografia

Código: PF501     Sigla: PFG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 25 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Práticas da Fotografia tem como principal objectivo a concepção e produção de um projecto fotográfico individual, original, a par da consolidação de conhecimentos técnicos previamente adquiridos.

Privilegia-se um pensamento autónomo e crítico no desenvolvimento técnico e conceptual do projecto, capaz de reconhecer a especificidade do meio fotográfico e de a experienciar na relação com outros media.

Pretende-se igualmente fomentar o seu conhecimento nas práticas de publicação e exposição fotográficas contemporâneas.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências a desenvolver: 
— Desenvolver conceptualmente o tema proposto explorando a especificidade do meio fotográfico; 
— Escolher e adequar metodologias de projecto e respectiva calendarização das diferentes etapas de produção. 
— Aplicação da gramática visual no desenvolvimento e concepção da projecto. 
— Ensaio de diferentes formatos de apresentação e disposição da imagem fotográfica: exposição, publicação em papel e online. 


Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa de Práticas da Fotografia divide-se em em dois módulos complementares, nomeadamente:

I. PROJECTO
1. Discussão de metodologias de projecto, calendarização e produção de portfólio fotográfico.
2. Investigação, registo e publicação (online) do processo de trabalho e outros exercícios.
O tema de trabalho, e respectiva fundamentação/investigação teórica, é definida individualmente por cada estudante e apresentada em aula no início do semestre.

II. EDIÇÃO/EXPOSIÇÃO
1. Exposição fotográfica: selecção, sequência, impressão, escala, maquetização.
2. Livro de fotografia vs. Livro de artista: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, selecção, sequência, paginação, encadernação, maquetização.

Bibliografia Obrigatória

Mike Brodie ; A period of Juvenile Prosperity, Twin Palm Publishers, 2013
Gérard Castello-Lopes; Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim, 2004
William M. Ivins Jr.; Prints and Visual Communication, 1969
Nathan Lyons; Photographers on Photography, Prentice Hall, 1967
Alessandra Mauro; Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography, Thames& Hudson, 2014
Laszlo Moholy-Nagy; Malerei, Fotografie, Film, Mit Press, 1969
Beaumont Newhall; The History of Photography, MoMA., 1982
Stephen Shore; The Nature of Photography, Phaidon Press., 2007
Georg Steidl; How to make a book with steidl, Steidl, 2007

Bibliografia Complementar

Robert Adams; Beauty in  photography: essays in defence of tradicional values, Aperture, 2004
William Eggleston; William Eggleston’s Guide, MoMA, 2004
Horacio Hernandez; Fotografia pública, 1919-1939, Museo Nacional Del Prado, 1999
Stephen McLaren; Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson., 2014
Beaumont Newhall; Photography: essays and images. , MoMA., 1980
António Sena,; História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora, 1998
Carlos Spottorno; The Pigs, RM Verlag, 2013
Larry Sultan, Mike Mandel; Evidence, Distributed Art Publishers, 1977
William Henry Fox Talbot; The Pencil of Nature, Da Capo Press, 1969

Observações Bibliográficas

A bibliografia complementar listada corresponde exclusivamente a uma selecção das obras disponíveis na biblioteca da FBA.UP. Bibliografia completa e adequada será entregue e discutida no âmbito das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São abordados distintos modelos de desenvolvimento e produção fotográfica que objectivam e enquadram a fotografia numa perspectiva autoral, histórica, teórica e prática.

As aulas expositivas permitem conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de fotógrafos contemporâneos.

Os projectos fotográficos são apresentados no final do semestre num formato expositivo e editorial, para ensaiar e conferir uma dimensão pública à proposta.

Todo o processo de trabalho é registado, organizado e publicado numa plataforma online, preferencialmente tumblr.

É igualmente apresentado um ciclo de cinema em aula sobre “Projecto fotográfico: génese e método”, que permite conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de alguns fotógrafos.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 14,00
Elaboração de projeto 30,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 64,00

Obtenção de frequência

A avaliação é sistemática e contínua, realizada com base na apreciação dos trabalhos de componente prática. Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:

1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.

2.Curiosidade científica e tecnológica.

3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.

4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.

5.Assiduidade.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Durante o semestre é desenvolvida uma proposta de trabalho, avaliada do seguinte modo:

Publicação — 60% [12/ 20 valores]

Portfólio/Exposição — 40% [8/20 valores]

Todo o processo de trabalho é registado, organizado e publicado obrigatoriamentenuma plataforma online, preferencialmente tumblr.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Robert Adams (2004), Beauty in  photography: essays in defence of tradicional values. Aperture

Mike Brodie (2013), A period of Juvenile Prosperity. Twin Palm Publishers.

Gérard Castello-Lopes (2004), Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim.

William Eggleston (1977), William Eggleston’s Guide. (MoMA, 2004)

William M. Ivins Jr. (1969) Prints and Visual Communication,

Horacio Hernandez (1999), Fotografia pública, 1919-1939. Museo Nacional Del Prado.

Nathan Lyons (1967), Photographers on Photography. Prentice Hall.

Alessandra Mauro (2014), Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography. Thames& Hudson.

Stephen McLaren (2014), Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson.

Laszlo Moholy-Nagy (1925), Malerei, Fotografie, Film (Mit Press, 1969)

Beaumont Newhall (1982), The History of Photography, MoMA.

Beaumont Newhall (1980) Photography: essays and images. MoMA.

Victor Palla e Costa Martins (1958/59), Lisboa, cidade triste e alegre, Circulo do Livro.

António Sena (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora.

Stephen Shore (2007), The Nature of Photography, Phaidon Press.

Carlos Spottorno (2013), The Pigs. RM Verlag.

GeorgeSteidl (2007), How to make a book with steidl. Steidl.

Larry Sultan, Mike Mandel (1977), Evidence, Distributed Art Publishers.

William H. F. Talbot (1844), The Pencil of Nature. (Da capo press, 1969)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 21:58:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias