Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CN500

Cenografia

Código: CN500     Sigla: CN

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 12 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC, Cenografia, pretende desenvolver a sua ação pedagógica e cientifica tendo como objetivo o crescimento de uma consciência mais ampliada sobre o âmbito da Cenografia.     

Pretende-se que os estudantes façam uma viagem histórica sobre a evolução da Cenografia. É de vital importância que os estudantes fiquem conhecedores da relevância da Área Cénica em diferentes âmbitos da arte, da afinidade desta com outros territórios criativos que se faça uma profunda reflexão e que se consciencialize profundamente a importância destas afinidades para a evolução e para a consequente autonomia conseguida.

É também intento da UC analisar temas de fundamental importância como:  produção, luminotecnia, sonoplastia, figurino, adereços, ... Ao estudante é colocado o objetivo de desenvolver e aprofundar conhecimentos sobre técnicas e processos relacionados com estes territórios de atuação Cénica.

Tem, ainda, como intento analisar a importância do envolvimento dos diferentes intervenientes no processo criativo e no processo de produção e também dissecar e apreender as diferentes metodologias envolvidas no processo de desenvolvimento de trabalho individual com as que se aplicam no desenvolvimento do trabalho em coletivo.


 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante que frequente esta UC adquira competências não só na área criativa, mas também que obtenha capacidades de reflexão e discussão critica num campo mais vasto do entendimento do território de ação cenográfica.

Competências de enquadramento num coletivo de criação, desenvolvendo capacidades de se envolver num contexto de exploração laboratorial objetivado na prática cénica.

O estudante será estimulado a adquirir capacidades de análise critica relativamente ao desenvolvimento dos projetos exploratórios das diversas áreas onde a ação do cenógrafo incrementa a sua atuação.

O estudante irá adquirir competências no momento conceptual, do projeto, no momento de experimentação prática em pequena escala (maquetizar) e também no momento fundamental da sua apresentação.      

Pretende-se ainda que o estudante concilie o seu potencial criativo e plástico, enquadrado nas diversas especificidades apresentadas pelos exercícios propostos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários pré-requisitos para a frequencia da UC.

Programa

O programa da UC, Cenografia, será desenvolvido num campo de ação teórica /prática onde se irão, incrementar momentos expositivos, abordando configurações históricas para um melhor entendimento das particularidades inerentes ao território criativo onde se inscreve a UC, Cenografia.

Abordagens de reflexão critica, explanando as relações entre a Cenografia e Coreografia, identificando os elementos fundamentais de compreensão das duas áreas, espaço e corpo.

Áreas de “espetáculo” em debate onde a Cenografia é o elemento transversal: Teatro, Dança, Performance, Fotografia, Animação, Vídeo, Cinema, ...

O programa desta UC pretende promover a experimentação conceptual, prática, e o desenvolvimento  consolidando assim os conhecimentos específicos sobre as principais áreas da prática da Cenografia e a pertinente reflexão critica dentro do campo das Artes Plásticas. Desenvolvendo-se assim uma proposta de caracter prático experimentalista, dentro de uma das áreas de “espetáculo” abordadas e refletidas. Este exercício terá, no final, um momento expositivo aberto, onde o resultado será refletido, comentado e avaliado criticamente em coletivo de turma, será acompanhado ainda por um relatório que refletirá toda a investigação desenvolvida aquando da execução do mesmo.  

Bibliografia Obrigatória

Robert Wilson; Robert Wilson: The Theater of Images
Manuel Graça Dias; Arquitectura e Cenografia – João Mendes Ribeiro
João Mendes Ribeiro; Stop and Start Again – Cenografias / Scenographies

Bibliografia Complementar

Luc Boucris; Scénographie, 40 ans de création
International Cultural Center; Makom, Dani Karavan, The essence of Place, Ministry of Culture and National Heritage of Republic of Poland, 2015. ISBN: 978-83-63463-28-1

Observações Bibliográficas

o biliografia e indicado em sala de aula e / ou nas propostas, além das sugestões em casos específicos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC, Cenografia, desenvolve-se metodologicamente num campo de ação teórica /prática onde se irão, incrementar momentos expositivos, abordando configurações históricas para um melhor entendimento das particularidades inerentes ao território criativo onde se inscreve a UC, Cenografia.

Momentos expositivos abertos, a uma experimentação de reflexão teórica sobre as diferentes hipóteses de definição, intrínsecos aos diversos campos de ação, onde a Cenografia/Cenógrafo, é “convidado” a pesquisar, a conceptualizar, a experimentar, de um modo inteiro as relações entre o espaço positivo de ação do corpo e a plenitude da sua capacidade criativa.

Momentos laboratoriais de experimentação prática, onde se desenvolvem, em coletivo, exercícios de pequena duração, explorando as capacidades de articulação da atividade criativa individual dentro de um coletivo criativo.

Momentos de partilha, onde são convidados diferentes autores, que partilham com os estudantes reflexões essenciais, porque refletem a ação real do Cenógrafo, dentro de uma atuação efetiva da sua atividade como criador de Espaços Cénicos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 12,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,50
Frequência das aulas 64,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência reconhece, os indicadores dos itens relativos ao cálculo da nota final, sendo estes:

– Capacidade de trabalhar individualmente e em grupo.

– Capacidade criativa.

– Capacidade de exibir e apresentação de ideias.

– A capacidade de Investigação.

– Exequibilidade.

– Reflexão e explicação de Crítica e auto-Crítica.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial 40%

Desenvolvimento das propostas de trabalho e apresentação 40%

Entrega de relatórios 20%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Com a frequência da UC no ano letivo seguinte.

Observações

Além da bibliografis indicada será, ainda, sugerida bibliografia geral  em sala de aula, assim como, sugestões bibliográficas, em projetos com um maior grau de especificidade.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:07:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias