Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > SI311

Som e Imagem

Código: SI311     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Multimédia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 24 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 51 121,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-09.

Campos alterados: Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Específicos:

Compreender, de um ponto de vista histórico e filosófico, as interacções entre a imagem e o som em especial no contexto do cinema.

Estudar as correspondências sensoriais entre som e imagem. 

Contextualizar as interacções entre som e imagem no âmbito da produção artística contemporânea.

Apresentar os fundamentos para uma teoria do som e da imagem na perspectiva da cinemática.


 

Gerais:

Estimular a autonomia de investigação e de análise crítica.

Incentivar a utilização de métodos transversais de pesquisa e análise dos casos de estudo escolhidos.

Estimular o cruzamento com trabalho realizado noutras áreas curriculares e com o trabalho de projecto dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

De acordo com as metodologias e objectivos apresentados. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

a. Mitos de Origem, Imagem, Nostalgia. Algumas notas.
Especularismo e ecolalia na mitologia clássica.
As musas. A música, a poesia e as artes.
Nostalgia, imagem e o mito de Butades.
Imagens, lugares e Arte da Memória.

b. O que é a verdade?, parte 1
Inscrição, registo, ficção.
Do Griot às Instastories: breve arqueologia do contar.
Quatro são as histórias: cerco, regresso, busca, sacrifício.
Figuras de estilo: imagens do som e sons da imagem.

c. ‘Don’t you wonder sometimes ‘bout sound and vision’?
Fotografia como revolução filosófica.
Cinema como a mentira 24 vezes por segundo.
A noção de sinestesia e o cruzamento entre as artes.

d. O que é a verdade?, parte 2
Verdade e realidade (mentira, som e imagem)
A génese do espectador moderno e o contrato de ficção.
Cinema e iconografia fixada.

e. O que é o cinema? Uma introdução à audio-visão.
A ilusão audio-visual.
O cinema: do mudo ao sonoro.
Composição: guião, rodagem.
Imagem e plano.
Montagem e significação.
Som: efeitos empáticos e anempáticos.
Outros efeitos: foleys, sobreposições, imposições, antecipações.
Sons diegéticos, não-diegéticos e meta-diegéticos.
O texto e a voz. A música e o ruído.
Funções do silêncio.

f. Desafios.
Paisagem e Soundscapism.
O futuro do audiovisual no cinema e nas artes plásticas
Blow Up vs The Conversation: afinal, o que vemos, o que ouvimos?

Bibliografia Obrigatória

FLUSSER,Vilém; Towards a Philosophy of Photography , Reaktion Books, 2007. ISBN: 978-1861890764
Chion Michel; L. audio-vision. ISBN: 2-09-190704-9 (versão em castelhano também disponível na biblioteca)
Almeida Bernardo Pinto de 1954-; Imagem da fotografia. ISBN: 972-37-0180-4
YATES, Frances Amelia ; The Art of Memory , Pimlico, 2010. ISBN: 978-1847922922
LE GOFF, Jacques; “Memória”. In Enciclopédia Einaudi, Tomo 1. , Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984. ISBN: 9789722700801
Berger, John; Understanding Photography, Penguin, 2013. ISBN: 9780141392028
Didi-Huberman Georges; Falenas. ISBN: 978-989-98924-6-0
PANOFSKY, Erwin ; “Style and Medium in the Motion Pictures” (1936) in Film Theory and Criticism: Introductory Readings, Oxford University Press, 1974. ISBN: 978-0195365627
PAÏNI, Dominique; – “Pour une petite histoire de la projection”. In Projections, les transports de l’image, Hazan/Le Fresnoy/AFAA, 1998. ISBN: 978-2850255700
Grilo, João Mário; As Lições do Cinema:Manual de Filmologia, Edições Colibri/Universidade Niova de Lisboa, 2007. ISBN: 972-772-705-6

Bibliografia Complementar

Adelmo Luiz; Manzano Fernandes; Som-imagem no cinema: A experiência alemã de Fritz Lang, Perspectiva, 2010. ISBN: 978-85-273-0681-2
Adorno Theodor; El cine y la musica
Almeida Ana Paula; O^universo dos sons nas artes plásticas. ISBN: 978-972-772-707-0
Attali Jacques; Noise. ISBN: 978-0-8166-1286-4
Barbosa Álvaro Mendes; Displaced soundscapes
Campany, David (Ed.); The Cinematic, The MIT Press/White Chapel, 2007. ISBN: 978-0-262-53288-4
Campen, Cretien van; The Hidden Sense: Synesthesia in Art and Science, The MIT Press, 2007
Chion Michel; Le son au cinéma, Cahiers du Cinéma, 1985
Chion Michel; Músicas, media e tecnologias. ISBN: 972-8329-96-2
Chion, Michel; Guide des objets sonores, Paris, Éditions Buchet/Chastel, 1983 (Ver pdf com tradução para inglês na página da disciplina)
Chion Michel; Le Son, Nathan, 1998
Chion, Michel; Un Art sonore, le cinéma. Histoire, esthétique, poétique, Cahiers do Cinema, 2003. ISBN: 978-2-8664-2364-3
Costa José Manuel 340; Arte sonoro. ISBN: 978-84-96917-69-9
Costa, Luís; Costa, Rui; Three Years In Nodar: Context-Specific Art Practices in Rural Portugal, Edições Nodar - Binaural, 2011
Foster, Hal, Ed; Vision and Visuality, Dia Art Foundation, 1988
Grieveson Lee 340; The^silent cinema reader. ISBN: 0-415-25284-9
Hall Doug; Fifer Sally Jo; Illuminating Video - An Essential Guide to Video Art,, Aperture Foundation, 1990
Hanhart John, Ed; Video Culture - A Critical Investigation, Visual Studies Workshop Press, 1986
Husslein-Arco Agnes 340; Les^grands spectacles. ISBN: 3-7757-1656-4
Kittler Friedrich A.; Discourse networks 1800-1900. ISBN: 0-0847-2099-1
Labelle , Brandon; Roden, Steve; Site of Sound: of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press,, 1999. ISBN: 978-0965557023
Labelle, Brandon; Martinho, Cláudia; Site of Sound: Of Architecture and the Ear. Vol 2, Errant Bodies Press, 2011. ISBN: 978-0982743904
Lévi-Strauss Claude; Olhar ouvir ler. ISBN: 972-41-1374-4
Lovink Geert 340; Video vortex reader. ISBN: 978-90-78146-05-6
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Packer Randall; Jordan Ken; Multimedia: From Wagner to Virtual Reality, W. W. Norton & Company, 2001
Parfait Françoise; Video. ISBN: 2-84105-133-1 44.40
Parkinson David; History of film. ISBN: 0-500-20277-X
Perniola Mario; Enigmas, o momento egípcio na sociedade e na arte, Bertrand Editora, 1994 (Enigmi, Il mometo egizio nella società e nell'arte, 1990)
Ribas Luísa; Sobre o papel do som no audiovisual
Rees A. L.; A^history of experimental film and video. ISBN: 0-85170-681-9
Sider Larry, Ed.; Soundscape - the school of sound lectures 1998-2001, Wallflower Press, 2003
Sorlin Pierre; Estéticas del audiovisual, La Marca Editora, 2010 ([Esthétiques de l'audiovisuel, 1993])
Sterne Jonathan; The^audible past. ISBN: 0-8223-3013-X
Toop, David (Ed.); Sonic Boom: The Art of Sound, London, Hayward Gallery, 2000. ISBN: 978-1853322082 (inclui dois CDs)
Viveiros Paulo; A^imagem do cinema. ISBN: 972-8296-93-2
Zielinski Siegfried; Audiovisions: Cinema and Televison as Entr’actes in History, Amsterdam University Press, 1999
EISNER, Lotte H.; La Pantalla Demoniaca , Cátedra, 1996
ELKINS, James ; Pictures and Tears, Routledge, 2004
AAVV; Aperture Magazine, #231, Summer 201 — Film & Foto, Aperture. ISBN: 978-1-59711-434-9
Centre George Pompidou; Sonic process. ISBN: 2-84426-098-5 47.90 (ver também VAN ASSCHE, Christine, Ed. (2002), Sonic Process: A New Geography of Sounds, Barcelona, Museu D'Art Contemporani de Barcelona)
Altman Rick; Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 978-0415904575
Brougher Kerry 205; Visual music. ISBN: 0-500-51217-5
PALLASMAA, Juhani ; The Architecture of Image: Existential Space in Cinema, Building Information Limited, 2001. ISBN: 9789516826281
Benjamin, Walter; A Modernidade, Assírio & Alvim, 2006. ISBN: 9789723711646
Crary Jonathan; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Schulz Bernd, Ed; Ressonances: Aspects of Sound art, Stadtgaleie Saarbrücken/Kehrer, 2002
Sichel, Berta, Ed. ; Primera generación: Arte e imagen en movimiento (1963-1986), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2006
Mouëllic, Gilles; La música en el cine, Paidós, 2011 ((La Musique de film, Paris, Cahiers du cinéma, 2003))
Centre George Pompidou; Sons & lumières. ISBN: 2-84426-244-9 55.65
Bosseur, Jean-Yves; Sound and the Visual Arts: Intersections between Music and Plastic Arts Today, Dis Voir, 1993 (Le Sonore et le Visuel: Intersections musique-arts plastiques aujourd'hui, 1992)
Basbaum Sérgio Roclaw; Sinestesia, arte e tecnologia. ISBN: 85-7419-222-8
Burroughs William; A^revolução electrónica. ISBN: 972-699-419-5
Bosseur Jean-Yves; Sound and visual arts. ISBN: 2-906571-26-1
Chion Michel; La^voix au cinema. ISBN: 286642-004-7 (versão em inglês também disponível na biblioteca)
Crary Jonathan; Suspensions of perception. ISBN: 0-262-53199-2
GORBMAN, Claudia; Unheard Melodies: Narrative Film Music, Indiana University Press, 1987
Illes Crissie, Ed.; Into the Light: The Projected Image in American Art 1967-1977, Whitney Museum of American Art, 2001
Jullier Laurent; El sonido en el cine, Paidós, 2007. ISBN: 978-84-493-2027-9 ([Le son au cinéma, Paris, Cahiers du cinéma, 2006])
Kahn Douglas; Noise, water, meat. ISBN: 0-262-61172-4
Kittler Friedrich A.; Gramaphone, film, typewriter. ISBN: 0-8047-3233-7
LaBelle Brandon; Background noise. ISBN: 0-8264-1845-7
Licht Alan; Sound Art: Beyond Music, Between Categories, Rizzoli, 2007
Labelle Brandon; Martinho Cláudia (Eds.); Site of Sound #2: Of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press, 2011 (Inclui CD)
Mulder Arjen; Understanding Media Theory: Language, image, sound, behaviour, V2_Publishing/NAi Publishers, 2004
Levin, Golan; Painterly Interfaces for Audiovisual Performance, MIT, 2000 (http://www.flong.com/texts/publications/thesis/)
Ribas, Luísa; Audiovisual Dynamics: An approach to Sound-Image Relations in Digital Interactive Systems, xCoAx – First Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, 2013 (http://2013.xcoax.org/xcoax2013.pdf)
Ribas, Luísa; Sound and image relations: a history of convergence and divergence, Divergence Press, 2014. ISBN: DOI: 10.5920/divp.2014.22 (http://divergencepress.net/2014/06/02/2016-10-27-sound-and-image-relations-a-history-of-convergence-and-divergence/)

Observações Bibliográficas

Outras refererências, sobretudo de artigos dispersos, são indicadas na página da disciplina. Em função da orientação dada aos trabalhos escritos poderão ser sugeridas outras leituras. Uma indispensável filmografia, será também trabalhada ao longo das aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Proposta para desenvolvimento de três trabalhos indicados pelo docente e respectiva orientação e consultoria. 

. Visualização, análise e comentário de trabalhos artísticos reconhecidos internacionalmente, realçando as suas estratégias de produção e difusão. 

. O processo de trabalho dos discentes decorre durante as horas de trabalho do estudante e nas horas de contacto com os docentes. 

. Prática laboratorial com vista à materialização dos trabalhos propostos. 

. Apresentação e documentação das obras resultantes do trabalho dos discentes.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho laboratorial 30,00
Trabalho escrito 55,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Total: 45,00

Obtenção de frequência

Assiduidade ≥ 75 %

Cumprimento das demais entregas e apresentações, de acordo com as propostas do docente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito e sua apresentação- 55 %
Ensaio Visual e sua apresentação - 30 %
Participação, assiduidade - 15 %

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:40:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias