Código: | SC311 | Sigla: | SC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 102 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 3 | 34 | 81 |
DC | 60 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 3 | - | 3 | 34 | 81 |
Entender a Sociologia da Cultura enquanto ramo capaz de ler a sociedade nas suas dinâmicas de identidade, incorporação de sentido e poder;
Analisar sociologicamente práticas, objectos e discursos do campo cultural;
Situar a experiência estética na realidade social, captando a ressonância do campo artístico no contexto social mais vasto.
Sociologia e perspectivação científica. Ciência, Senso Comum e a falsa transparência do social; Obstáculos epistemológicos. A unidade do social e a pluralidade das ciências sociais. Problema Social e Problema sociológico. Fenómeno Social Total.
A polissemia de conceitos em Sociologia: os usos da palavra 'cultura'.
A fraca operacionalidade das noções de cultura cultivada, cultura de massas e cultura popular. Superação do etnocentrismo.
Contributos da sociologia para a análise das políticas culturais. Espaços sociais de cultura e modos de relação com bens culturais
Pierre Bourdieu: habitus, campo e outros conceitos-chave. Revisão das obras O Amor pela Arte e As Regras da Arte. Críticas.
A influência dos objectos culturais.
Howard Becker e os mundos da arte.
Nathalie Heinich: O estatuto do artista. Reconhecimento e visibilidade.
Produção, recepção, consumo e práticas culturais.
Públicos da cultura e intermediários culturais.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho escrito | 0,00 |
Total: | 0,00 |